20
OUT
O mundo globalizado permitiu o surgimento de novas maneiras de se comunicar e se deslocar. Os sistemas de transporte e a internet criaram um intercâmbio muito maior de ideias e pessoas, e como resultado, o inglês passou de diferencial a pré-requisito nas vagas de trabalho em todo o mundo.
Mas existem vários momentos da vida em que percebemos o quanto é importante saber falar esse idioma. Então que tal lembrar de alguns deles para você se animar e começar a estudar?
Você está em um site de vagas procurando um novo emprego e finalmente acha aquela vaga fantástica: um belo salário, vale transporte, vale refeição, vale alimentação, convênio médico e até décimo quarto. Você preenche praticamente todos os pré-requisitos, tem todos os cursos necessários, sabe realizar todas as tarefas exigidas e ainda mora perto da empresa. Mas aí vem a dura verdade: você não é fluente em inglês.
Viajar para outro país é um desafio até para pessoas que são fluentes em inglês: os costumes são diferentes e os sotaques pesam um pouco na compreensão, mas a experiência é enriquecedora. Você entra em contato com novas culturas, novos costumes e novas pessoas. Mas não conseguir se comunicar com nativos anula grande parte disso. Afinal, viajar requer imersão e interação com outras pessoas, e uma barreira linguística tão grande quanto não falar inglês fecha diversas portas.
Algumas piadas dependem de fatores linguísticos e culturais para serem entendidas. Trocadilhos, sonoridades engraçadas e referências à cultura americana estão presentes em praticamente qualquer filme que vemos nos cinemas. Perdê-las por não compreender a língua inglesa é muito ruim, afinal, nem sempre a tradução consegue explicar exatamente o que foi dito, não é mesmo?
Nada pior que esperar ansiosamente o lançamento do próximo livro de uma série e descobrir que ele ainda não foi traduzido para o português. Ou até encontrar spin-offs que parecem muito legais, mas que também não foram traduzidos. Saber que você tem acesso a algo de que tanto gosta, mas que não pode aproveitá-lo, é um grande motivador para aprender inglês.
Pesquisar no Google é uma tarefa praticamente diária para todos nós. Seja para acessar um site, aprender alguma coisa ou procurar material para um trabalho da escola, usar a internet para isso é mais do que comum hoje em dia.
Mas isso não significa que sempre encontramos o que precisamos, não é? Em alguns casos específicos, você não vai conseguir encontrar um resultado útil pesquisando apenas em português. E acredite quando falamos que as possibilidades da ferramenta de busca on-line (que já são gigantes) praticamente triplicam se você souber inglês.
Quem é gamer sabe muito bem que nem todas as desenvolvedoras de jogos se preocupam em criar traduções localizadas para seus lançamentos. E às vezes, esses títulos recebem notas altíssimas em reviews e são tão citados na comunidade gamer que ficamos até tristes por não poder aproveitar a história.
Quem nunca comprou um produto novo, não sabia como usá-lo e descobriu que o manual só tinha instruções em inglês? Então só resta utilizar o Google Translate, colocando frase por frase para talvez entender o suficiente para utilizar as funções básicas do produto. O inglês está presente em praticamente qualquer produto fabricado no mundo, portanto, ser fluente facilita bastante nossa vida nesse aspecto.
E aí, já está na hora de aprender inglês de uma vez por todas, né? Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.