5 DICAS ESPERTAS PARA SAIR DO INGLÊS BÁSICO

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

10

SET

Para muitas pessoas, passar do inglês básico para o intermediário ainda é um enorme desafio. O que talvez elas não saibam é que podem continuar a evoluir com algumas dicas simples.

Ficou curioso para saber quais dicas de inglês são? Então, continue a leitura deste artigo!

Na primeira parte dele, explicaremos a diferença entre o inglês básico e o intermediário. Na segunda, compartilharemos os truques para sair do primeiro e ir para o segundo.

>> Leia também: Inglês para negócios: você já conhece essa modalidade?

Afinal, qual é o seu nível de inglês?

Basicamente, o seu grau de conhecimento será definido pelo seu vocabulário de inglês. O domínio da língua inglesa — ou seja, a desenvoltura para falar e compreender — mudará conforme o aprendizado.

Nível básico

Aqui, um aluno deve estar apto a:

  • apresentar-se para terceiros;

  • introduzir outras pessoas para terceiros;

  • responder superficialmente questões de âmbito pessoal (como nome, idade, origem etc);

  • falar onde vive e quais são os objetos que lhe pertencem.

Outra característica do inglês básico é a hesitação natural para se comunicar. Isso acontece em função da falta de domínio, pois nesse nível o falante se preocupa demais em encontrar as palavras e acertar na gramática.

Além disso, erros de construção de frases e ideias são bem comuns para um iniciante. Por causa dessa e das outras limitações que mencionamos, as chances de interações bem-sucedidas com nativos da língua inglesa são limitadas.

Nível intermediário

Já para um aluno com esse grau de conhecimento as coisas são bem diferentes. Aqui, um estudante já tem muito mais possibilidades de interação com pessoas que têm o inglês como idioma materno.

Os tópicos desenvolvidos por essa pessoa também são variados. O domínio da língua inglesa é percebido pelo tamanho do vocabulário e pela complexidade da gramática.

Nesse nível, ela já é capaz de discorrer sobre assuntos mais profundos. Por exemplo, seu trabalho ou temas abstratos, como conquistas, desejos e planos.

Como continuar a aprender para sair do inglês básico?

Agora que você já sabe a diferença entre os níveis, vamos para a próxima etapa. Chegou o momento de darmos algumas dicas para evoluir no domínio da língua inglesa.

1. Defina um objetivo

Essa primeira dica serve para qualquer desafio que você se propuser a encarar na vida. Inclusive, para sair do básico e ir para o inglês intermediário.

Pense bem: qual é o seu objetivo ao aprender inglês? Evoluir profissionalmente? Viajar para conhecer outras culturas? Fazer um intercâmbio? Morar fora do país? Ou apenas dominar um idioma novo?

Estabelecer uma meta dará força e foco para os estudos. Lembrar-se sempre dela mostrará que a jornada rumo à fluência faz todo o sentido.

No entanto, não é obrigatório se prender a um único objetivo, pois você pode ter mais de um. O importante é fazer deles verdadeiros propósitos para sua vida.

2. Procure um curso compatível com essa meta

Algumas pessoas são autodidatas e aprendem sozinhas. Entretanto, a maioria precisa de um "empurrãozinho" extra para os estudos.

Por isso, escolher o curso de inglês certo é muito importante. Ainda mais para alguém que está no nível básico.

Nesse sentido, escolha uma escola de idiomas que seja referência no ensino de língua inglesa, como o Yázigi, para ter:

  • professores altamente capacitados;

  • metodologias inovadoras;

  • materiais didáticos atualizados;

  • ensino individualizado, que atenda às suas necessidades;

  • contato com a cultura ligada ao inglês;

  • estudo com base em situações reais do dia a dia;

  • foco em conversação.

Em geral, quanto maior for a interação do aluno com a língua inglesa, mais rápido ele vai aprender inglês e alcançar seus objetivos.

3. Defina horários de estudos

Não será fácil aprender inglês, que não é seu idioma nativo, sem ter foco. Apenas assim é possível evoluir do nível básico para o intermediário.

Portanto, estabeleça um programa de estudos em casa, de alguns minutos ou horas por dia. Claro, isso vai depender da sua disponibilidade. Mas procure ter contato diário formal com a língua inglesa.

Com algum tempo e bastante dedicação, você verá que será capaz de:

  • expandir seu vocabulário de inglês;

  • melhorar na gramática;

  • aumentar a compreensão;

  • ter mais segurança nas interações;

  • lidar com um número maior de situações.

4. Coloque o inglês no seu dia a dia

Como vimos, por não ser nosso idioma materno, estudar diariamente o inglês é super importante. No entanto, é possível ir além.

Colocar a língua inglesa no dia a dia é um caminho rápido para se familiarizar com ela. E a melhor parte é que você pode fazer isso de diferentes formas:

  • ouvindo suas músicas e seus podcasts internacionais favoritos;

  • assistindo a filmes ou séries com o áudio e/ou as legendas em inglês;

  • lendo livros e notícias na língua inglesa;

  • interagindo com estrangeiros em jogos online ou redes sociais.

Mas veja bem, não é apenas assistir, ler ou ouvir conteúdos.

Anote as palavras desconhecidas para ir atrás dos significados delas depois. Ouça, repita e treine várias vezes a pronúncia de cada uma.

Coloque-se em situações em que você tenha que escrever ou falar na língua inglesa para compartilhar informações ou construir argumentos.

Assim, aumentará seu vocabulário de inglês, treinará seu ouvido, melhorará a pronúncia e, o mais importante, perderá o medo de se comunicar.

5. Faça leituras adaptadas

Como vimos no tópico acima, ler livros e notícias ajudará você a sair do inglês básico.

Nesse sentido, começar por obras desenvolvidas para estudantes da língua e/ou voltadas para o público infantil é um ótimo caminho.

Essas coleções são chamadas de graded. Elas são adaptadas para alunos iniciantes e contam com uma linguagem mais simples. Assim, podem ser absorvidas com facilidade.

Ler esses livros aumentará sua familiaridade com a estrutura do idioma. Também ajudará a expandir o vocabulário e potencializar a ortografia.

>> Saiba mais sobre estudar inglês no Yázigi

Viu como é possível sair do inglês básico? Seguindo nossas dicas espertas, com certeza você chegará ao nível intermediário com mais rapidez e eficiência.

Além desses truques, temos outros que podem ajudar na sua jornada rumo à fluência. Baixe nosso e-book gratuito agora mesmo e aprenda a treinar leitura, escrita, compreensão e fala na língua inglesa!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning