TRADIÇÕES DE PÁSCOA NOS PAÍSES QUE FALAM ESPANHOL

YZG | Cultura

09

ABR

Este ano, a Páscoa é comemorada no dia 12 de abril, o segundo domingo do mês, quando a Quaresma é encerrada. É uma data celebrada com muitas tradições diferentes ao redor do mundo, e neste post reunimos algumas de países que falam espanhol. Quer saber mais? Acompanhe o texto abaixo!

Espanha

A Páscoa é celebrada durante toda a semana anterior, chamada de Semana Santa. Uma das comemorações mais tradicionais ocorre em Verges, próximo a Barcelona, na Catalunha. Os homens usam roupas que representam esqueletos e apresentam La Danza de la Muerte de Verges, A Dança da Morte de Verges, em português. Essa tradição acontece na Quinta-Feira Santa e é vista por muitos cidadãos locais, que levam cinzas e relógios pela cidade medieval. A dança representa o julgamento final, quando o destino de cada alma é definido entre o céu, o purgatório e o inferno.

Argentina 

As tradições nesse país são marcadas por missas nos quatro dias finais da Semana Santa, além de atividades religiosas, como a encenação da Paixão de Cristo e as peregrinações ao Monte Calvário, um lugar onde são representadas a crucificação e a ressurreição de Cristo. As celebrações são bem parecidas com as do Brasil, porém menos comerciais, como em relação aos ovos de chocolate. Na quinta e na Sexta-Feira Santa, os argentinos não comem carne.

México

A traição de Judas a Jesus, quando o entregou aos romanos, é um ato imperdoável no México. Por isso, a Páscoa é celebrada com a queima de figuras em cartolinas que representam o apóstolo, como um símbolo para fazer com que o traidor pague por sua atitude. Também há outra tradição, conhecida como Sábado de Glória, quando as pessoas molham umas às outras usando mangueiras, baldes ou bexigas com água, mas, por causa da escassez, essa tradição está proibida. 

Guatemala

Na Guatemala, a comemoração da Páscoa se origina do modo como os espanhóis celebram, com muitas cores, músicas, incensos e penitências. Os homens usam roupas roxas, chamados de cucuruchos, e carregam andores enormes com estátuas de Cristo muito pesadas! Além disso, as ruas das cidades ficam cobertas por grandes tapetes feitos de flores e de serragem, com cores muito vivas. 

Peru

A Semana Santa no Peru é celebrada com procissões e até festivais gastronômicos. As cidades de Cusco, 

Ayacucho e Junín têm tradições que demonstram a devoção e a fé que misturam as crenças andinas e as católicas. Em Cusco, na Segunda-Feira Santa, acontece a procissão do Señor de los Temblores, o Cristo de cor morena, que é acompanhada por mais de milhares de pessoas na Praça das Armas e nas ruas ao redor. Das varandas e sacadas, são jogadas pétalas de ñucchu, uma planta de cor vermelha. Na Sexta-Feira da Paixão, os fiéis fazem um percurso pelas principais ruas de Cusco.

Curtiu saber como a Páscoa é comemorada nesses países que falam espanhol? Acompanhe o blog do Yázigi e saiba mais curiosidades de outros lugares pelo mundo:

Conheça os principais feriados dos estados unidos

10 ruas pelo mundo que você precisa conhecer

Venha para o Yázigi!

Aprenda espanhol com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning