QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO VALENTINE’S DAY?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

17

JAN

Quem nunca suspirou de amores por alguém que ama no Dia dos Namorados? Também chamada de Valentines Day, nos Estados Unidos e alguns outros países, essa é uma data especial para declarar ou demonstrar amor e afeto. 

Entretanto, se engana quem pensa que ela é comemorada igual ou no mesmo dia em todos os lugares 

No Brasil, por exemplo, ela costuma ser comemorada em uma data diferente dos outros países. 

Se você gosta bastante dessa data tão apaixonante, continue esta leitura! Nela, contaremos o significado dela, porque ela é comemorada em datas diferentes, entre outras curiosidades. 

Por que o Valentines Day é comemorado dia 14 de fevereiro? 

Bem, a resposta para a pergunta do nosso subtítulo remonta ao século III d.C. com as histórias sobre um bispo de Roma, chamado Valentim que realizou matrimônios clandestinos. 

De acordo com esse relato, durante o período em que Cláudio II (214- 270 d.C.) foi imperador de Roma, estavam proibidos os casamentos. E tudo isso porque o imperador acreditava que homens solteiros eram melhores soldados, por não terem responsabilidades familiares. 

Porém, o bispo Valentim acreditava justamente no contrário! Para ele, o matrimônio fazia parte do plano de Deus, e por isso realizou, secretamente, vários casamentos. 

Ele acabou sendo descoberto e sentenciado à morte por seu ato de desobediência. E enquanto esteve na prisão, era normal ele receber flores e cartas dos casais que ele casou, como forma de agradecimento. 

O dia de sua sentença, dia 14 de fevereiro, ficou marcado como o Valentines Day, ou Dia de São Valentim. E nesta data, tornou-se prática enviar cartões de amor para a pessoa amada 

Passados mais de 200 anos da execução do bispo, Valentim acabou sendo beatificado pelo papa Gelásio, transformando Valentim em um símbolo dos casais apaixonados. 

  

Dicas nada convencionais para realizar no dia dos namorados

  

Por que o Dia dos Namorados é dia 12 de junho no Brasil? 

Porém, ao contrário da maioria dos países, aqui no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho. E a resposta para essa pergunta também tem sua própria história. 

Para começar, ela é comemorada em referência ao Dia de Santo Antônio (dia 13 de junho) que é conhecido como santo casamenteiro brasileiro. 

Mas pera lá, existe outro motivo por trás disso tudo também! A ideia de comemorar no dia 12 partiu do publicitário João Dória. Foi devido a uma campanha publicitária que a agência de publicidade dele, a Standart Propaganda, fez para a loja Exposição Clipper em 1948. 

Era uma campanha de Dia das Mães e o objetivo era aumentar as vendas, que naquele mês estavam em baixa. 

Por ter sido um sucesso, Ele sugeriu que fosse criada uma nova data comemorativa para trocar presentes. E o dia escolhido foi a véspera do dia de Santo Antônio (dia 13 de junho). 

A partir daí ficou definido no Brasil o dia 12 de junho como Dia dos Namorados.  

Por que comemoramos o Dia de São Valentim? 

Os motivos para comemorarmos o Dia de São Valentim são vários. O primeiro deles é comercial, sendo essa uma data importante para o comércio e trocar presentes. 

Em segundo lugar, há claro uma motivação sentimental e amorosa. Está é a oportunidade ideal para demonstrarmos amor pela pessoa que escolhemos para dividir nossa vida. 

As demonstrações de amor são as mais variadas, e vale ser super criativo nessa hora. O importante é não deixar de surpreender e mostrar a importância de quem amamos. 

Um terceiro motivo que podemos citar é o da tradição. É importante manter rituais e datas comemorativas para darmos uma pausa "na loucura diária" e celebrar a vida. 

Tradições como o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) unem ainda mais as pessoas e transformam nossa sociedade em um ambiente mais próspero, amoroso e altruísta. 

Logo, manter vivas tradições como essas é uma forma de nos conectarmos a outras pessoas. Desde o período escolar até a vida adulta, sendo importante para nossa formação moral. 

O que devo fazer no Dia dos Namorados? 

Como dito anteriormente, as possibilidades de presentes e programas no Dia dos Namorados são muitas. Dá para seguir a tradição de mandar cartinhas para quem gostamos, por exemplo. 

Nessas horas o presente mais importante não são os bens materiais, mas sim a presença física. Portanto, é importante se mostrar presente e tirar um momento para ficar juntos. 

Ir a um restaurante para um jantar romântico, ver o pôr do sol juntos na praia ou ir ao cinema. Dá até para fazer um programa mais "caseiro", como ver séries juntos ou um jantar à luz de velas. 

O que vale é saber o que a pessoa que amamos mais gosta de fazer, e claro, deixar a nossa imaginação fluir. Surpreender sempre é uma ótima, sair da rotina, explorar novos programas. 

Vamos entrar no clima do Valentine's Day? 

Não existem gêneros, limites e nem uma língua única para o amor. Em inglês existem várias frases de amor que os americanos, ingleses e falantes da língua inglesa utilizam nesse dia tão importante. 

Você já sabe que frases são essas? Confira em nosso texto e surpreenda quem você mais ama falando algumas delas! Temos certeza que além de tornar o momento ainda mais especial, ajudará no aprendizado da língua inglesa para vocês dois. 

  

Aprenda frases de amor em inglês

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning