COMO O HALLOWEEN É COMEMORADO AO REDOR DO MUNDO?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

26

OUT

Umas das festas mais tradicionais e celebradas ao redor do mundo está chegando! O Halloweennão é uma data importante apenas nos Estados Unidos; ao redor do mundo, muitos países preparam grandes festas e comemorações para lembrar daqueles entes que já faleceram. 

No texto de hoje, você saberá como é comemorado o Halloweenem diferentes países. Ficou curioso? Então continue conosco e aprenda!

OS FERIADOS MAIS LEGAIS PELO MUNDO

Onde surgiu o Halloween?

Existem muitas divergências a respeito da origem do Halloween e os motivos de sua celebração. Sabe-se que o nome é derivado da frase "All Hallow's Eve" algo que pode ser traduzido como "Véspera de Todos os Santos". 

Na tradição católica, o dia 1º de novembro é quando se comemora o Dia de Todos os Santos, portanto a véspera, dia 31 de outubro, era chamada de All Hallow's Eve.

Algumas histórias atestam que, em certos povoados da cultura celta, no último dia de outubro, fazia-se uma festa em homenagem ao Rei dos Mortos, daí a explicação mais fúnebre que veremos mais para frente. 

Fato é que as explicações e tradições foram se misturando com o passar dos anos e se espalharam para diversos lugares, criando variações de comemorações e intenções. 

Estados Unidos

As tradições de Halloween nos Estados Unidos estão entre as mais conhecidas no mundo e são muito aguardadas pelos norte-americanos. Quando chega o final de outubro, diversas famílias enfeitam suas casas com adereços relacionados a bruxas e a temas de terror, como teias de aranhas, esqueletos e morcegos de brinquedo.

Para as crianças, as comemorações são divertidas, pois um dos costumes mais aguardados por elas é se fantasiar para ir às casas dos vizinhos para fazer a famosa pergunta "Trick or treat?" ou, como conhecemos em português, "Doces ou travessuras?". Caso não ganhem doces, as crianças fazem alguma travessura como "punição"; geralmente os pequenos jogam papel higiênico no jardim.

Outra tradição, que não é exclusiva dos norte-americanos, mas que é impossível não lembrar, são as abóboras entalhadas com uma vela dentro. Chamada de jack-o'-lantern, essa é uma figura que não pode faltar em uma decoração.

Irlanda

Na Irlanda o Halloweenpossui alguns símbolos e tradições diferentes da cultura norte-americana. Por lá, as comemorações começam logo no início do mês de outubro, como uma preparação para o dia 31.

Além das fantasias e decorações de dar medo em qualquer um, é comum encontrar algumas fogueiras pelos bairros das pequenas e grandes cidades. Diz a lenda que nela devem ser jogados objetos para espantar qualquer tipo de mau presságio.

Seguindo uma mistura das tradições que envolvem o Halloween, os irlandeses costumam preparar muitas comidas para deixar aos espíritos de parentes e amigos que já faleceram e que vão visitá-los no dia dos mortos.

Um desses alimentos preparados aos montes é um bolo de frutas cristalizadas. Algumas pessoas colocam um anel no meio da massa, e aquele que receber o pedaço que contém o objeto irá se casar em breve. Será que essa previsão dá certo mesmo?

Inglaterra

As tradições de Halloween na Inglaterra são muito semelhantes às da Irlanda. A diferença é que, ao invés de se entalhar uma abóbora, os ingleses usam beterrabas para decorar suas casas e montar os jack-o'-lanterns.

Se um dia você tiver a oportunidade de estar em Londres no dia 31 de outubro, não deixe de andar pela cidade à noite para conferir como ela fica decorada, com efeitos sombrios à beira do Rio Tâmisa, além de um show de cores e luzes na famosa London-Eye, a roda-gigante que é um dos pontos turísticos mais conhecidos de lá.

Alemanha

Para os alemães o Halloweenpossui um significado mais religioso do que festivo, como vimos até agora. Embora seja possível encontrar referências às tradições comuns nos Estados Unidos, na Alemanha o feriado é algo mais introspectivo.

As celebrações iniciam-se dia 31 de outubro e se estendem até o dia 8 de novembro. Nesse período as igrejas ficam lotadas e com um número de missas e cultos maior, para que todos possam rezar pelos entes que já deixaram a vida.

Áustria

Assim como na Alemanha, na Áustria o evento é dedicado à lembrança dos amigos e familiares que já morreram, por isso faz parte da tradição as famílias deixarem pratos cheios de comida e água para alimentar os espíritos que passam pela casa, além de deixarem uma cadeira vazia para que descansem e uma lanterna carregada, para guiar o caminho de volta.

Muito legal ver como uma data pode ser celebrada e entendida de diferentes maneiras, dependendo da sua cultura, do seu país e dos seus costumes, não é mesmo? Conte aqui nos comentários se você e a sua família seguem alguma tradição de Halloween aqui no Brasil.

Se quiser conhecer mais sobre temas culturais, acesse o blog do Yázigi e confira!

Halloween: lugares mal-assombrados ao redor do mundo

As 5 lendas urbanas mais famosas dos Estados Unidos

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning