COMO O DESENHO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

23

NOV

A infância de uma pessoa é o momento em que ela está em contato com uma série de novidades que ajudarão a formar o cidadão em diversos aspectos, desde as relações humanas, passando pelas habilidades motoras e cognitivas, até chegar às percepções sobre aquilo que a cerca.

Algumas atividades contribuem para a capacitação das crianças e devem ser estimuladas pelos pais e instituições de ensino que elas frequentam. Um exemplo disso são os desenhos, que despertam um interesse nelas desde cedo. Você entenderá agora como é esse processo de desenvolvimento. Confira!

Desenvolvimento cognitivo

A descoberta das sensações, dos estímulos, das informações, dos conceitos e de tudo que cerca a vida de uma pessoa passa pelo desenvolvimento cognitivo, que fica em enorme evidência na fase infantil, quando tudo é novo.

Nesse sentido, as atividades autônomas e criativas enriquecem esse processo de aprendizado, já que possibilitam o exercício prático daquilo que está sendo aprendido pelas crianças.

Os desenhos - feitos à mão, com tintas, lápis, canetas ou qualquer outro material - têm com o propósito de permitir que elas se expressem, que descubram as cores e saibam identificá-las, e que aprimorem a noção de espaço, além de despertarem uma sensação de capacidade em cada uma.

Coordenação motora

Durante a infância, os pequenos aprimoram suas habilidades motoras, bem como a noção de espaço e a coordenação dos gestos. O ato de desenhar faz com que as crianças tenham contato com formas geométricas e com tipos diferentes de traços, e que, aos poucos, desenvolvam a habilidade de detalhamento.

Os pais e a escola não devem limitar a criatividade das crianças, pois isso pode bloquear ou dificultar o desenvolvimento dessas habilidades. O momento de desenhar deve ser usado para deixar as ideias fluírem e as descobertas acontecerem.

Expressão dos sentimentos

As demonstrações artísticas são maneiras de expressar os sentimentos de formas diferentes do uso de palavras. Por conta disso, para analisar uma obra, precisamos ir além do que os nossos olhos são capazes de ver. 

Dessa forma, não podemos deixar de citar a importância que os desenhos têm nesse ato de expressar as emoções. Através deles a criança pode revelar seus medos, anseios, felicidades, preocupações, satisfações e outras emoções.

Cabe aos responsáveis e tutores ficarem atentos ao que as crianças demonstram nos papéis e telas para tentar identificar algum sentimento que possa estar causando aborrecimentos nos pequenos.

A prática de desenhar é também uma maneira das crianças conhecerem aquilo que está passando dentro delas, identificando as sensações e dando significados àquilo que sentem em sua intimidade. Por isso, essa atividade se torna ainda mais importante no desenvolvimento delas.

Melhora a concentração

O contato direto com uma atividade que exige muita concentração e contribui automaticamente para que as crianças consigam compreender o momento em que é exigida uma atenção especial para realizar uma tarefa.

Por meio desse hábito lúdico, que é desenhar, elas absorvem mais e melhor essa concepção de que, em determinadas situações, o nível de concentração deve ser mais alto, e isso se reflete na sala de aula.

Esse entendimento desde a infância ajuda a formar estudantes mais preparados para encarar as situações de avaliações e exames, de modo que eles conseguem se preparar e se dedicar da melhor forma nessas ocasiões.

Noção artística

O ato de desenhar promove na criança uma noção artística que pode ser importante no futuro, para a escolha de uma carreira. Através dos desenhos, elas conseguem desenvolver uma ideia de estética e de combinação de elementos artísticos.

Quando ainda são pequenas e estão progredindo nas habilidades com os lápis, canetas e pincéis, as crianças não devem ser estimuladas a fazer desenhos bonitos, mas sim a se expressarem. Já quando estiverem mais acostumadas com essa prática, elas já conseguirão ter um olhar mais crítico sobre o próprio trabalho para buscar desenhar algo com mais sentido.

Deixar que as crianças se expressem através dos desenhos é muito saudável para elas, que exploram de forma recreativa valores, conceitos e habilidades que estarão presentes em vários momentos de suas vidas no futuro, tanto no ambiente escolar quanto no pessoal. 

Quer saber mais sobre atividades que contribuem para o desenvolvimento das crianças? Então acesse o blog do Yázigi e confira nossos materiais!

Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças?

Yoga para crianças: quais os benefícios?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning