COMO A CULTURA INFLUENCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

06

JUL

A formação de uma criança está relacionada a um conjunto amplo de vivências e de experiências em diversas situações. Um aspecto que influencia o desenvolvimento dos pequenos é a cultura, que quando consumida desde a infância, pode gerar bons resultados no crescimento pessoal de cada um. Neste texto vamos te mostrar como ela age no amadurecimento das crianças. Acompanhe!

O que é cultura?

Para entendermos mais sobre essa discussão, é importante pontuar o que significa essa palavra, que, embora seja comum, pode ter diversas definições. Uma delas, aponta que cultura é o arranjo entre costumes, conhecimento, crenças, padrões de comportamento adquiridos por meio das relações sociais e que caracterizam um grupo.

As artes, por exemplo, são profundamente analisadas quando se espera conhecer mais sobre um grupo social. As músicas, as produções audiovisuais, as danças, a literatura e as fotografias são exemplos de produtos artísticos que as pessoas consomem rotineiramente e que contribuem para a formação de todos, principalmente das crianças.

Desenvolvimento cognitivo

O contato com objetos, eventos e atividades culturais é um hábito positivo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Essa prática estimula a memória, diminui a vergonha, auxilia na coragem de se expor e ainda ajuda na descoberta de habilidades e de novas áreas. 

Quando as crianças deixam de ser apenas expectadoras das artes e passam a interagir de forma prática com elas, os ganhos cognitivos são enormes. Com isso, elas podem desenvolver hobbies interessantes e até habilidades profissionais.

Conhecimento

A proximidade com questões culturais e o entendimento delas fazem com que as pessoas desenvolvam os seus conhecimentos sobre as mais diferentes áreas que compõem a vida em sociedade. Nesse sentido, quando as crianças são incentivadas a estar em contato com questões culturais, elas criam, desde a infância, uma rede de conhecimentos que as acompanhará para toda a vida e que pode ser útil em situações pessoais e profissionais.

Conhecer a história de um povo, aprender um novo idioma, descobrir costumes e compreender que existem diferentes culturas - e que todas podem ser benéficas de certa forma - são atividades culturais que fazem as crianças se desenvolverem, principalmente nos aspectos intelectuais e humanos.

Pensamento crítico

Como já citamos neste texto, a cultura também está ligada ao conhecimento de características, costumes, crenças e hábitos de um povo. Buscar saber mais sobre a história de um grupo social e entender as razões pelas quais a sociedade se comporta de determinada maneira faz com que a pessoa desenvolva um pensamento crítico sobre assuntos relevantes. 

Estimular isso desde a infância é interessante, pois as crianças aprendem a se posicionarem, a construírem linhas de raciocínio e a desenvolverem pensamentos que podem moldar suas visões de mundo. Claro que esse tipo de pensamento não é feito de um dia para o outro e deve-se respeitar o tempo de cada um, porém os pais podem, aos poucos e de maneira natural, acrescentar atividades que ajudam nesse desenvolvimento.

Valorização da cultura

Como mencionado no item anterior, analisar a cultura de um povo é uma maneira de conhecer sua história e suas características. Quando são colocadas em contato com a cultura ainda na infância, as crianças tendem a crescer respeitando e valorizando a história de um grupo, suas artes e singularidades.

A cultura está presente em muitas das nossas ações cotidianas e, muitas vezes, não imaginamos que os nossos hábitos fazem parte da cultura de uma cidade, de um estado, de um país ou de uma família. Porém saber reconhecê-los é um importante exercício para podermos valorizar ou nos adaptar aos novos tempos. Quando esse contato com as culturas é feito ainda quando crianças, as pessoas, no futuro, se mostrarão mais abertas e conscientes.

Acesse o blog do Yázigi e não perca nenhum conteúdo.

Como fazer as crianças terem interesse por fotografia?

Teatro na infância: saiba os benefícios dessa prática

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning