INTERCÂMBIO PROFISSIONAL: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NESSA MODALIDADE?

YZG | Cidadão do mundo
Campanha 70 anos

28

JAN

Ano após ano o mercado de trabalho torna-se mais competitivo. Considerando esse fato, todo diferencial que um trabalhador tiver a seu favor pode ser determinante para conquistar uma vaga de emprego.  

E claro que, em um mundo cada vez mais globalizado, a fluência em um segundo idioma é uma das habilidades que as empresas mais priorizam. Nesse cenário, um intercâmbio profissional mostra-se como a experiência ideal para somar em seu currículo. Você conhece essa modalidade? 

Nesse artigo, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre o intercâmbio profissional. Siga a leitura! 

O que é intercâmbio profissional e quem pode participar? 

O intercâmbio profissional foi pensado com o foco principal em trabalhadores que buscam impulsionar suas habilidades em outro idioma. Logo, o programa não é apenas um curso de línguas comum: ele foi desenvolvido para abordar o vocabulário específico da área de atuação do candidato. 

Além do fator linguístico, essa modalidade também trará ao profissional experiências corriqueiras do cotidiano empresarial. Reuniões, apresentações de trabalho, negociações, conversação... todos os elementos presentes no dia a dia de uma corporação serão exercitados no intercâmbio profissional. Tudo isso em um ambiente com pessoas de todo o mundo. 

E claro, o programa visa somar essa vivência profissional com a potencialização de um segundo idioma. Sendo assim, ao mesmo tempo que você estará evoluindo sua prática na área de atuação, suas habilidades em outra língua também estarão sendo desenvolvidas. 

Por fim, o intercâmbio é destinado a profissionais com mais de 18 anos que desejam uma experiência internacional enriquecedora. O nível mínimo do idioma em questão que o candidato deve dominar é intermediário. 

Quais os principais destinos do intercâmbio profissional? 

Existe uma infinidade de possibilidades de destinos quando o assunto é intercâmbio profissional. O país ideal para você vai depender de suas expectativas e objetivos com o programa. Veja abaixo os destinos mais comuns: 

  • Estados Unidos; 
  • Reino Unido; 
  • Canadá; 
  • Espanha; 
  • Irlanda;
  • França; 
  • Itália; 
  • Malta.  

Qual a duração do intercâmbio profissional? 

A maioria dos cursos do intercâmbio profissional conta com as datas de início das atividades pré-estabelecidas. Logo, você já embarca sabendo exatamente o tempo ficará fora. 

No entanto, esse cenário muda especificamente nos casos dos cursos de business ou inglês para executivos. Nesses casos, a data de início (que pode ocorrer durante todo o ano) e a duração total são flexíveis. 

Quais os tipos de acomodação em um intercâmbio profissional? 

Existem quatro formas de hospedagem que você pode optar ao embarcar no seu intercâmbio profissional. A escolha vai depender dos gostos específicos do estudante e da sua condição financeira no momento. São elas: 

Casas de família 

Essa é uma opção certa para quem quer imergir no idioma e na cultura do país de destino. Nesse tipo de acomodação, o estudante se hospedará na casa de uma família local. Dessa forma, a experiência será enriquecedora, fazendo o candidato vivenciar os costumes, hábitos e o cotidiano de um nativo.  

Normalmente, as casas de família oferecem meia pensão (café da manhã e jantar) ou pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) durante o intercâmbio profissional. Todas as casas são muito bem localizadas na cidade, estando próximas do transporte público. 

Residência estudantil 

Se você tem preferência por um local mais descontraído e cheio de jovens, a residência estudantil pode ser a escolha certa! Nesse tipo de hospedagem, estudantes do mundo todo dividem uma casa. Na residência, você pode encontrar facilidades como lavanderia, salão de jogos, sala de tv, etc.  

Geralmente esses espaços para intercâmbio profissional não contam com pensão. Entretanto, as casas geralmente têm uma cozinha em que os estudantes podem fazer suas próprias refeições. Por fim, um dos principais lados positivos da residência estudantil é a troca de culturas e experiências de todo o mundo. 

Apartamento 

Para períodos maiores que três meses de curso, a opção ideal é alugar um apartamento. Nesse tipo de hospedagem, você pode dividir as despesas da acomodação com um colega.  

Apesar de gastar dinheiro com alimentação e limpeza, o lado positivo do apartamento está na liberdade. Logo, essa pode ser uma ótima escolha se você é uma daquelas pessoas que priorizam a privacidade acima de tudo. 

Hotel 

Os hotéis são as alternativas perfeitas para quem deseja usufruir do máximo de conforto e facilidades. No entanto, é de longe a possibilidade mais cara dentre as quatro. Afinal, os hotéis são muito procurados por profissionais que vão estudar cursos específicos em suas respectivas áreas e turistas em geral. 

Quais os benefícios do intercâmbio profissional? 

O intercâmbio profissional traz uma série de benefícios que serão extremamente importantes para a carreira do estudante. Confira abaixo os principais prós que essa modalidade pode trazer para a sua vida: 

  • Imersão total na cultura do país que o candidato irá viajar; 
  • Maior fluência no idioma do país de destino;
  • Oportunidade do aluno conhecer pontos turísticos e enriquecer o repertório cultural; 
  • Contato direto com pessoas das mais diversas nacionalidades. Esse fator contribuirá para o aumento do network internacional do candidato, consequentemente expandindo seu leque de oportunidades. 
  • Potencialização da experiência profissional por meio das atividades do curso, como a realização de reuniões, conversações, negociações, etc. 
  • Aumento do vocabulário técnico específico da atividade exercida.  

Mas afinal, qual a importância do intercâmbio profissional? 

Como percebemos no decorrer do texto, o programa é uma excelente maneira de ampliar as oportunidades profissionais e melhorar a fluência em um segundo idioma. 

No contexto educacional, o intercâmbio profissional vai te inserir dentro do cotidiano de um outro país. Convivendo diariamente com pessoas que falam aquele idioma, você consequentemente vai cair de cabeça na língua nativa. Logo, suas habilidades linguísticas só aumentarão. 

Além das questões referentes ao aprendizado de um idioma, o fator profissional também será muito influenciado pelo programa. Lembre-se que o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo. Portanto, a experiência de um intercâmbio profissional no seu currículo pode ser o fator diferencial que te fará ter uma vantagem sobre outro concorrente. 

Vivenciar um intercâmbio profissional será uma experiência para toda vida. Ao embarcar no programa, você estará dando início a dias inesquecíveis não apenas para sua carreira, como também para sua bagagem cultural. 

Se interessou? Quer saber mais sobre o programa? Entre neste link para mais informações! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning