INTERCÂMBIO: AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

YZG | Intercâmbio

06

ABR

O cidadão do mundo adora viajar, conhecer novas culturas e praticar um segundo idioma. Mas não é só de aventura que se faz uma viagem, e quando se pensa em fazer um intercâmbio é comum esbarrar em um monte de dúvidas sobre tudo o que envolve: quando ir, por que ir, como ir, onde ficar...a experiência é extremamente enriquecedora e vai render muita diversão, mas são muitos fatores a serem considerados e muitas decisões a serem tomadas antes de partir.

O período de preparação para a viagem com certeza é o que exige mais dedicação, mas com tempo para planejar e a ajudinha do Yázigi, você organiza o seu intercâmbio muito bem informado e com a certeza de que está indo viver a experiência da sua vida. Confira as nossas respostas para as dúvidas mais frequentes sobre intercâmbio:

De quanto tempo eu preciso para planejar um intercâmbio?

Idealmente, o planejamento de um intercâmbio deve começar seis meses antes do período que você pretende viajar. Esse é o tempo suficiente para você encontrar um programa interessante para você, começar a organizar os documentos e verificar quais etapas fazem parte do processo de obtenção do visto. Durante os meses seguintes, você pode pesquisar sobre a cultura local, organizar a sua hospedagem e decidir o que vai levar na mala com tranquilidade.

Quais documentos eu preciso providenciar para fazer um intercâmbio?

Quais documentos deverão ser apresentados e como providenciá-los são específicos de cada programa e período que você vai passar viajando. Atente-se, principalmente, para particularidades sobre visto e validade do passaporte para entrar no país, para evitar problemas durante o intercâmbio que podem prejudicar a sua programação.

Qual a idade ideal para fazer intercâmbio?

Não há uma idade específica para viver a experiência de um intercâmbio. Atualmente, existe uma enorme variedade de programas, que podem ser interessantes para as diferentes faixas etárias e fases da vida. Você pode estudar, trabalhar, estudar e trabalhar, estudar e viajar, trabalhar e viajar, enfim, as possibilidades são muitas e com certeza existe alguma que se encaixa no seu planejamento.  Analise quais são os seus objetivos com o intercâmbio e busque agências que ofereçam programas que combinem com você.

Eu preciso ser fluente para fazer intercâmbio?

Não necessariamente. Existem diversos programas de intercâmbio voltados para quem ainda não tem total fluência no idioma local e quer usar a experiência internacional para estudá-lo. É importante que você confira o nível de conhecimento exigido para os programas nos quais tem interesse; se estudar inglês for o seu objetivo, você pode testar o seu nível no nosso site.

Qual a duração que um intercâmbio pode ter?

Já sabemos que são várias as opções de programa de intercâmbio, mas essa variedade vale também para o período de tempo que você quer passar viajando. Seja por uma semana ou um ano, você pode encontrar programas que não só contemplem os seus interesses mas que também caibam no seu calendário.

Qual destino escolher para o meu intercâmbio?

Para entender qual destino seria ideal para você, reserve um tempo para pesquisar sobre as opções de países existentes e a cultura de cada um deles. Analise fatores como hábitos do povo local, clima do país, proximidade de lugares que você gostaria de conhecer, a instituição de ensino que irá recebê-lo (se for o caso), dentre outros que vão impactar diretamente a sua vivência por lá.

Quais são os tipos de acomodação existentes?

Diferentes programas de intercâmbio oferecem diferentes opções de acomodação. As mais comuns são casas de famílias locais (host families) e alojamentos estudantis, mas é necessário conferir qual tipo será oferecido pelo programa que você escolheu. Caso tenha que procurar uma moradia por conta própria, atente-se às regras de aluguel de imóveis para o tipo de visto que você tiver.

É possível trabalhar durante um intercâmbio?

Existem programas de intercâmbio que envolvem trabalho no país de destino, e alguns países permitem que pessoas com visto de estudante trabalhem durante o período em que estão estudando. É necessário verificar as regras específicas de cada país antes de planejar um intercâmbio com trabalho.

E aí, pronto para começar a planejar o seu intercâmbio? Aceite o Desafio Yázigi e deixe o idioma levar você para onde quiser! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

CRIANÇAS

03 a 10 anos


CONHEÇA >

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

PRÉ-ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

JOVENS E ADULTOS

A partir dos 13 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning