23
FEV
Os brasileiros que viajam para os Estados Unidos quase sempre compartilham da mesma dificuldade: dar gorjetas. Esse costume americano não é tão comum em terras tupiniquins e, por esse motivo, não é difícil achar por aí histórias de pessoas que encontraram alguns probleminhas na hora de pagar a conta. Mas nós vamos te ajudar com tudo isso para você fazer bonito na próxima viagem. Vamos lá!
Gorjetas no Brasil são coisa rara. Apesar das pessoas aceitarem de bom grado algum dinheiro extra como retribuição por um bom serviço, a prática é quase sempre restrita a restaurantes e bares. Mas nos Estados Unidos as coisas são um pouquinho diferentes: as pessoas que trabalham no setor de serviços têm a gorjeta como uma parte significativa do seu pagamento, e não só como uma renda complementar.
Deixar de pagá-la é visto como um descontentamento completo em relação ao atendimento, por isso você não deve tratar essa prática como algo puramente opcional.
Os serviços de táxi esperam de 15 a 25% de gorjeta para cada corrida, e talvez até mais, caso o taxista tenha sido educado e te ajudado a carregar malas pesadas. Ao pagar com cartão, é provável que o motorista já tenha incluído a gorjeta no valor a ser debitado, mas você também pode sempre pagar com dinheiro vivo.
Os hotéis possuem vários serviços diferentes que costumam receber gorjetas. Cerca de 1 ou 2 dólares de gorjeta é o suficiente para as pessoas que ajudam a carregar suas malas, mas considere dar um pouco mais caso o trajeto seja longo. Ao sair do quarto, coloque de 2 a 5 dólares em algum lugar visível para as camareiras, e de preferência com algum bilhete, talvez um pequeno “Tips!” escrito em um papelzinho.
As gorjetas em restaurantes são definidas de formas diferentes. Em alguns casos você irá receber a conta da comilança com o preço total do que foi pedido e uma pequena lacuna para você anotar quanto você deseja dar de gorjeta. Em outros casos, o restaurante pode incluir os 15% diretamente na conta, oferecendo o valor total para você na hora de pagar. Esteja atento para não pagar dobrado!
Nos bares a história é um pouquinho diferente. Em vez de dar a gorjeta só no final do serviço, como acontece nos restaurantes, você vai precisar dar uma pequena gorjeta a cada bebida pedida. Cerca de 1 ou 2 dólares já será o suficiente.
Apesar de tudo isso ser um pouquinho esquisito para nós, não há nenhum mistério. E lembre-se sempre de manter algumas notas de baixo valor no bolso durante sua viagem aos Estados Unidos. Elas vão ser bastante úteis e podem evitar diversos constrangimentos ao longo dos dias. Não se esqueça!
Compartilhar experiências com milhares de pessoas em um vídeo e ser influencer é o sonho de muita gente. Imagine só passar um dia com as meninas do canal Depois das Onze e ter a oportunidade de absorver todo o conhecimento que só a experiência de alguém com anos de YouTube pode ter! Então não perca essa chance e participe agora mesmo da promoção Quero ser um Ynfluencer clicando aqui!