02
MAI
Quem sonha em viajar pelo mundo sabe que isso depende de muito planejamento. Mas também depende de outros fatores, como juntar dinheiro, estudar inglês e ter o passaporte brasileiro.
Fazer o passaporte é o primeiro passo da jornada de quem quer viajar para fora do país. Ele é exigido em quase todos os países fora do Brasil.
Os únicos países que você pode visitar sem o passaporte brasileiro são nossos vizinhos do Mercosul. Por isso, se quiser visitar outros continentes, é preciso ter o documento em mãos!
Mas como fazer esse documento? O processo do passaporte é um pouquinho mais extenso do que o do RG, por exemplo.
Porém, não é nada muito complexo. E boa parte é feita pela internet! Continue sua leitura para saber como tirar o passaporte brasileiro!
Está ansioso para fazer seu passaporte? Não se desespere! Com esse passo a passo simples, você vai saber tudo de que precisa para obter o documento.
Leia com atenção e comece a se preparar!
Para fazer passaporte, é preciso conhecer melhor esse documento. Por que algumas pessoas têm passaportes azuis e outras usam o passaporte marrom?
Na verdade, o passaporte brasileiro vem em seis cores. Cada uma delas têm um significado específico, de acordo com como o passaporte foi emitido. Elas são:
O passaporte comumente utilizado é o azul. Porém, você pode ver algumas pessoas com outros passaportes. Conhecer o significado ajuda a evitar confusões!
Planeja fazer um intercâmbio? Saiba tudo sobre o modelo High School
Assim como qualquer documento, é preciso cumprir alguns requisitos para tirar passaporte. Eles são:
Antes de começar o processo de tirar passaporte brasileiro, reúna os documentos de que vai precisar. Eles são:
Há alguns anos, era obrigatório apresentar os comprovantes das eleições anteriores, bem como a dispensa militar.
Hoje, essas informações podem ser consultadas pela internet. Portanto, não é mais necessário apresentar os documentos.
Depois de conferir os documentos para fazer passaporte, você pode acessar o site da Polícia Federal. Lá, está o formulário eletrônico para solicitar o passaporte brasileiro.
Na primeira parte do formulário, você deve preencher seus dados pessoais. Como nome, data de nascimento, raça, estado civil, etc.
Na próxima tela do formulário, você vai digitar seus documentos. É preciso preencher RG, CPF e a certidão de nascimento.
Caso você seja menor de idade, também é preciso que tenha os documentos do seu responsável.
Caso seu passaporte anterior tenha sido roubado, extraviado ou apreendido, é nessa tela que você coloca as informações dele.
Na terceira parte, você preenche dados complementares de cadastro. Por exemplo, seu e-mail e endereço. Na quarta tela, é só conferir e confirmar seus dados!
Depois de confirmar o formulário eletrônico, você vai ter a opção de gerar o boleto da taxa de emissão.
É o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), referente a R$ 257,25 (valor consultado em fevereiro de 2022). Esse boleto pode ser pago pela internet, em qualquer rede bancária ou em casas lotéricas.
É importante dizer que só é possível agendar sua visita à Polícia Federal depois de fazer o pagamento. Normalmente, o sistema libera o acesso um dia depois da compensação bancária!
O agendamento do atendimento também é feito pelo site da Polícia Federal. Porém, isso só pode ser feito depois do pagamento do boleto.
Fazer esse agendamento é bem simples e rápido. O sistema vai pedir alguns dados e, então, mostrar os postos disponíveis perto da sua cidade.
Escolha um dos postos para ver os dias e horários disponíveis. Então, selecione o melhor momento para você.
Na data e no horário agendados, compareça ao posto da Polícia Federal. Lembre-se de levar todos os documentos de que falamos acima.
No posto, você deve passar por uma triagem inicial e receber uma senha. Depois, passa para a conferência dos dados, pela coleta de impressões digitais e da assinatura e, então, para a foto.
No final, os atendentes vão dar uma data para retirar seu passaporte. Além disso, também vão passar um protocolo com o qual você pode acompanhar o andamento pelo site.
Volte ao posto de atendimento com seu documento de identidade em mãos no dia marcado. Se você for menor de idade, seus pais ou responsáveis devem estar acompanhando.
Não é preciso marcar um horário para retirar o passaporte. Basta passar no posto de atendimento em que ele foi feito, a qualquer hora.
A validade do documento é de dez anos. É possível renová-lo antes da data de vencimento, para que você possa viajar para onde quiser, quando quiser!
Agora, você já está pronto para ter o passaporte brasileiro em mãos. Depois de retirá-lo, ele pode ser usado em todas as suas viagens. É só apresentá-lo nos aeroportos!
Ele também vale como documento de identificação em território nacional, caso você não esteja com os outros.
O Yázigi traz muitas dicas para quem quer fazer viagens internacionais, seja de intercâmbio ou de turismo. Venha saber mais!