14
FEV
Conhecer um novo país é uma grande aventura, não é? Além do idioma, é comum se deparar com outras culturas e alguns hábitos curiosos, muitas vezes bem diferentes daqueles que consideramos usuais aqui no Brasil. Por isso, é necessário atenção não apenas para evitar confusões ao se comunicar, mas também para estar ligado nos inúmeros gestos e atitudes que podem ser considerados extremamente grosseiros em outros cantos do mundo. Para você não se enrolar, nós separamos aqui cinco situações que podem causar confusões. Confira!
Aqui no Brasil, é extremamente comum usar o “joinha” para fazer um sinal positivo com as mãos, certo? No entanto, o gesto não é tão bem-visto em outras partes do mundo. No Irã, assim como em outros países do Oriente Médio, por exemplo, mostrar o polegar dessa maneira é considerado um xingamento - o equivalente a mostrar o dedo médio a um brasileiro. Por isso, atenção aos gestos, OK? Uma dica bacana é simplesmente comentar algo positivo em sinal de agradecimento ou mesmo sorrir. :)
Apesar de ser um hábito usual entre alguns brasileiros, atrasar-se para um compromisso é considerado um gesto extremamente grosseiro na Alemanha, por exemplo. Em muitos países, deixar alguém esperando é sinal de que você julga o seu tempo muito mais valioso. Então, atenção ao relógio! Ao marcar um encontro com um alemão, o ideal é chegar até uns minutinhos antes do horário combinado.
Quem nunca “limpou o prato” durante uma refeição deliciosa? Entre os brasileiros, comer bem significa que a refeição estava saborosa. Portanto, deixar um pouco de comida no prato pode dar a ideia de insatisfação. Contudo, esses hábitos não se estendem para o mundo todo. Na Tailândia e na China, “limpar o prato” pode ser considerado má educação! Por lá, comer toda a comida servida por seu anfitrião pode significar que você ainda está com fome e causar a impressão de que ele não preparou a quantidade adequada de comida para recebê-lo.
Além de comum em muitos estabelecimentos brasileiros, o ato de deixar uma gorjeta para quem o atendeu em um restaurante ou bar também é usual nos Estados Unidos. Porém, no Japão e na Coreia do Sul esse dinheirinho a mais pode causar confusão. Muitos garçons dos países asiáticos não aceitam a gorjeta, pois sentem orgulho de seu trabalho e não desejam nenhuma contribuição além de seu salário. E nada de deixar a tip sobre a mesa, certo? Isso pode deixá-los ofendidos e fazê-los correr atrás de você para devolver o valor.
É muito comum ser convidado para um churrasco, levar uma caixa de cervejas e beber um pouquinho das demais bebidas alcoólicas que seus amigos trouxeram, certo? Há ainda aqueles que sempre pedem um golinho para experimentar o drinque de alguém. Apesar de os brasileiros terem essa relação amigável quando se trata de dividir bebidas, o hábito não é bem visto em outros cantos do mundo. Na Noruega, por exemplo, é considerada uma grande falta de educação comparecer a uma festa e beber algo que você não trouxe. Curioso, né?
E aí, você conhece mais algum hábito brasileiro que pode ser considerado grosseiro em outros lugares do mundo? Compartilha com a gente aqui nos comentários! :) E se você é um Cidadão do Mundo e está sempre encarando novas aventuras, não deixe de conferir nossos posts sobre viagens:
As cidades brasileiras que todo mundo deveria conhecer um dia
5 experiências de viagens que todo mundo tem
10 pensamentos que você tem ao viajar de avião pela primeira vez
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!