VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS COM VIDEOGAME? APRENDA COMO

YZG | Jogos
Campanha 70 anos

21

MAR

Você deve conhecer alguém, na faixa dos trinta ou quarenta anos, que sabe falar inglês muito bem. Porém, nunca estudou o idioma. O segredo? Jogos de videogame. 

Isso era muito comum nas últimas décadas, quando a maioria dos jogos que chegavam ao Brasil não eram traduzidos. 

Sem acesso à tradução, os jogadores aprendiam inglês com os jogos em uma mão e o dicionário na outra. 

Hoje em dia, esse cenário mudou muito. Alguns jogos já vêm traduzidos, e você pode encontrar informações em português facilmente na internet. 

Porém, isso não significa que seja impossível utilizar o videogame para aprender inglês. Ele pode ser uma ferramenta interessante para o seu aprendizado. 

Confira abaixo como os jogos de videogame ajudam a aprender inglês. Depois, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo nessa missão! 

Como os jogos de videogame ajudam a aprender inglês? 

Muitos de nós relacionamos os jogos de videogame com distrações. Isso porque eles são viciantes e, depois de começar a jogar, ficamos horas na frente das telas. 

Porém, são exatamente essas características que podem nos ajudar a aprender inglês. Veja como os jogos podem ajudá-lo nos seus estudos: 

  

Leia também: 7 jogos para praticar inglês

  

Imersão rotineira 

Nesse ponto, você já deve saber que a melhor maneira de aprender inglês é se imergir no idioma. Por isso que, normalmente, quem aprende inglês no exterior o faz mais rápido. 

Isso acontece porque, quando você está em imersão, não tem como escapar do inglês. Seu cérebro precisa aprender o idioma rápido para lidar com as situações. 

É o que acontece em jogos de videogame. Muitas vezes, você precisa pensar rápido para tomar uma decisão. Por isso, seu cérebro precisa compreender o contexto rapidamente. 

Se os jogos fazem parte da sua rotina, isso vira um exercício diário. Com o passar do tempo, ele se torna mais simples, porque você está aprendendo inglês. 

Repetição e contexto 

Jogos de videogame vêm em todos os tipos de complexidade. Alguns são muito simples e intuitivos. Para outros, no entanto, é preciso quebrar a cabeça. 

De toda forma, eles têm características semelhantes. Uma delas é que existe certo nível de repetição. Alguns comandos sempre são o mesmo, do começo ao fim do jogo. 

Essa repetição é essencial para o aprendizado. Quanto mais encontramos e utilizamos um vocabulário, maior é a facilidade para lembrar dele. 

Outra característica semelhante é o contexto completo. Jogos de videogame têm som e imagem, além da interatividade. Em alguns casos, é possível interagir com outros jogadores. 

Esse contexto completo é um prato cheio para aprender inglês. A quantidade de informações recebidas torna o videogame uma experiência de aprendizado completa. 

Você não apenas lê, como em um livro, ou assiste, como em um filme, ou escuta, como em uma música. São os três ao mesmo tempo. 

Recompensas para o aprendizado 

Não é à toa que a gamificação – ou seja, transformar atividades em jogos – é uma tendência na educação. 

Jogos são naturalmente divertidos e prazerosos. Isso torna mais fácil incluí-los na nossa rotina. Além disso, é mais provável que você queira estudar se for se divertir. 

Mais do que isso, nosso cérebro fica mais receptivo quando estamos nos divertindo. É por isso que gravamos músicas mais facilmente do que entendemos regras gramaticais. 

Porém, os jogos de videogame têm outra característica que estimula o aprendizado: o desafio. Quando você aprende inglês, jogar fica mais simples, e você é capaz de melhorar como jogador. 

Então, o aprendizado traz uma recompensa direta. Não é uma prova que será feita só em três meses ou um emprego no futuro. É algo que pode ser colhido no momento. 

Com essas características, os jogos de videogame se tornam, excelentes ferramentas para aprender inglês. Mas como aproveitá-los da melhor forma possível? 

Como usar jogos de videogame para aprender inglês? 

Os jogos de videogame podem ser ótimos recursos para aprender inglês. Porém, é preciso saber como utilizá-los. 

Em primeiro lugar, deixe seus jogos em inglês. Muitos deles vêm, como padrão, em português. Mas é possível trocar o idioma nas configurações. 

Depois disso, siga as dicas a seguir: 

Comece com jogos de vocabulário simples 

Começar a aprender inglês com videogame pode ser um desafio dependendo do jogo. Alguns RPGs com histórias muito complexas trazem vocabulários mais rebuscados. 

No entanto, alguns jogos trazem vocabulários simples, do dia a dia. Em alguns casos, o uso se torna bem intuitivo. 

Em The Sims, por exemplo, você clica em uma TV e aparece “Watch TV” (“assistir TV”). Assim, você absorve essas estruturas usadas no dia a dia. 

Outros bons jogos para começar a absorver um vocabulário simples são Minecraft e Overcooked. 

Evolua aos poucos 

Quando seu inglês estiver melhor, é possível passar para jogos mais complexos. Mas tente dar um passo de cada vez. 

Uma boa dica é evoluir para jogos com alguns diálogos, mas que não sejam cheios de história. Resident Evil e League of Legends são boas pedidas. 

Jogos que permitem o uso de legendas, como o Skyrim, também são bons para essa fase. Depois, quando já tiver um bom nível de inglês, vale tentar os jogos mais complexos. 

Procure não se apressar nesse processo. Se você gosta de jogos mais complexos, continue jogando, mas não se frustre por não saber o idioma. 

Acompanhe o lore 

Lore é uma palavra usada para a história por trás do jogo. Muitas vezes, você só conhece o lore lendo informações fora do videogame. 

Em outras, no entanto, basta ler os diálogos e histórias que surgem durante o jogo. Porém, é muito comum pular essas partes para ir direto para a ação. 

Nossa última dica é essa: não pule a história. Leia tudo o que aparecer na tela. Todo texto é uma oportunidade de aprender e praticar inglês. 

Lembre-se que aprender inglês com videogame não acontece do dia para a noite. A maioria das pessoas que aprendeu o idioma assim levou muitos anos para ser fluente. 

Por isso, não fique ansioso e dê um passo de cada vez. O videogame é uma ótima ferramenta, mas você também pode usar outras, como músicas, filmes, séries e livros. 

O Yázigi traz muitas dicas para quem quer aprender inglês e treinar o idioma enquanto se diverte. Venha conhecer nosso blog! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning