07
ABR
As novas gerações estão crescendo conectadas à internet e aos jogos eletrônicos, e esse hábito ainda gera algumas dúvidas sobre os benefícios e malefícios que essa prática causa ao desenvolvimento das crianças.
Mas embora alguns pais acreditem que os games mais atrapalham do que ajudam, vamos te mostrar como eles podem ser positivos e despertar algumas habilidades do seu filho. Acompanhe!
Se você pensa que jogar um jogo eletrônico é apenas comandar um personagem e seguir algumas instruções, saiba que esse pensamento está profundamente equivocado. Existem diversos estilos de games, como os de estratégia, de RPG, de combate, de esportes etc., e cada um deles exige do jogador um entendimento da dinâmica e das melhores maneiras de alcançar os objetivos.
Essa característica dos jogos acentua o desenvolvimento do raciocínio lógico; afinal, é preciso compreender as várias mensagens visuais e escritas que aparecem durante uma missão ou partida e fazer aquilo que se julga necessário na hora.
Esse pensamento rápido e objetivo se torna parte das habilidades da criança e será empregado em outras situações da vida, principalmente nos estudos, facilitando a compreensão de matérias e exercícios práticos.
Para se dar bem nos jogos, é preciso ter atenção àquilo que se está fazendo, pois, como dissemos no tópico anterior, são vários sinais e mensagens que o gamer precisa compreender para realizar o que é necessário durante uma partida.
Esse foco e essa concentração adquiridos através dos jogos eletrônicos também reverberam nas situações do cotidiano, quando as crianças precisam esquecer o que está em volta para realizar alguma tarefa, como as avaliações escolares ou o estudo para elas. Essa capacidade de desenvolver uma atenção especial em determinadas ações contribuirá também para a melhor absorção dos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Na maioria dos games, os jogadores devem aprender uma série de combinações de teclas para realizar uma determinada ação, e com a prática esses comandos ficam automáticos. Para aumentar ainda mais a capacidade de memorização, cada jogo possui a sua particularidade e sequências próprias.
Além disso, durante as partidas é preciso tomar uma série de decisões sobre os movimentos que o personagem fará, para onde ele deve ir, entre outras ações. Isso tudo contribui para a melhora na coordenação motora das crianças, que estão passando por período de desenvolvimento.
Os jogos eletrônicos conseguem despertar a criatividade nas crianças, uma vez que muitos deles se passam em realidades que não existem ou dão a liberdade para que elas explorem os mapas e as funcionalidades que o game possui.
Esse momento é muito importante para que elas consigam ser capazes de organizar suas ideias e externalizar suas emoções, pensamentos e vontades. Além disso, a história que está por trás de cada jogo, missão ou partida pode incentivá-las a criar suas próprias versões daquilo que está ocorrendo no jogo.
Essa habilidade é uma das que as novas gerações têm sido estimuladas a desenvolver, pois as relações sociais e profissionais estão exigindo esse tipo de característica. Nesse sentido, os jogos eletrônicos também contribuem para essa preparação para o futuro.
É evidente que, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio em nossas ações e, por mais benéfico que sejam os jogos eletrônicos, não é saudável deixar uma criança horas e horas em frente à tela. Por outro lado, como vimos, é possível, sim, que ela aprenda muitas coisas e que se capacite enquanto está jogando.
Quer conferir mais textos sobre desenvolvimento infantil? Então acesse o blog do Yázigi!
Inglês para crianças – como incentivar os pequenos a aprender?
Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças?
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!