COMO ESCOLHER O PAÍS IDEAL PARA O SEU INTERCÂMBIO?

YZG | Intercâmbio
Campanha 70 anos

09

FEV

Você tem o sonho de fazer um intercâmbio, mas não faz ideia de como se planejar e escolher o país ideal para essa aventura? Saiba que a dúvida e a indecisão são sentimentos comuns. 

Mas nada de perder a cabeça e desistir de morar fora! Com o texto de hoje, você verá algumas dicas importantes que te ajudarão a fazer a escolha certa do destino que mais se encaixa com o seu perfil. Continue conosco e confira!

Defina o idioma que deseja praticar

A primeira coisa que você deve fazer para escolher o seu próximo destino é definir o idioma que deseja praticar. Se o seu sonho é falar inglês, países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália são os destinos mais buscados pelos brasileiros. 

No caso do espanhol, você pode optar por ir à Espanha ou aos nossos vizinhos aqui da América Latina. O importante é, antes de tudo, definir a língua que deseja aprender e se basear nela para encontrar o lugar ideal.

Saiba o tipo de intercâmbio

Outro ponto que merece atenção é o tipo de intercâmbio que você deseja fazer. Isso porque existem diversos tipos, e, para cada um deles, um lugar específico no mundo pode ser o mais atraente.

Entre as opções de programas disponíveis, existem aqueles mais tradicionais, que são apenas para estudar uma outra língua; os de trabalho, em que a pessoa exercerá uma função profissional temporária; e os de estudo e trabalho, que une as duas categorias já citadas.

Você também pode optar por fazer um intercâmbio de voluntariado e ir a um local para fazer trabalhos sociais e voluntários. É possível também se mudar para um outro país para fazer uma graduação, especialização ou parte do ensino médio. 

Por fim, existe ainda uma categoria muito comum em vários países, que é a de au pair, em que jovens são contratados para cuidar das crianças de uma família. Nesse formato, o intercambista recebe um salário e fica hospedado na casa em que trabalha.

Pesquise sobre o país

Mesmo que você esteja em dúvida entre vários países, é fundamental que se faça uma boa pesquisa sobre cada um deles. Busque informações sobre a qualidade de vida, o custo de moradia e de alimentação, e características de cada cidade.

Encontre relatos na internet de pessoas que já foram para esses lugares e veja o que elas contam sobre suas experiências. Esse tempo para pesquisas é muito importante para que você não seja pego de surpresa por conta da desinformação enquanto estiver no seu intercâmbio.

Destacamos também a relevância de saber como é o clima do local, pois isso pode interferir bastante nas suas atividades cotidianas. Por exemplo, se você não é uma pessoa que gosta de frio, ir a um país que tem estações do ano geladas talvez não seja uma boa opção. Portanto, deixe a preguiça de lado e faça um verdadeiro relatório sobre os lugares desejados por você.

Informe-se sobre a cultura local

Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, conhecer a cultura do país e da cidade escolhida também é uma tarefa importante no momento da escolha.

Vá atrás de aprender mais sobre algumas leis do local, os costumes, as tradições, o que é ou não ofensivo, as características dos nativos, entre tantos outros dados que você deve coletar.

Além de ajudarem na hora de bater o martelo sobre onde ir, essas informações devem ficar guardadas na sua mente para que você não seja surpreendido durante a sua estadia no local; afinal, a ideia não é passar apuros e nem ser desrespeitoso com a cultura local. Portanto, PESQUISE!

Conclusão

Como você pôde perceber, é preciso fazer muita pesquisa para decidir o lugar ideal para se fazer um intercâmbio. Muitas pessoas se baseiam apenas na vontade de conhecer um determinado lugar, não dando importância para informações relevantes, e quando chegam ao local, acabam se decepcionando.

Mas isso não vai acontecer com você, porque te demos dicas relevantes que podem facilmente ser colocadas em prática com o acesso à internet.

Quer saber mais sobre intercâmbios? Então veja o que o Yázigi preparou sobre esse tema!

Como um intercâmbio pode ajudar você no mercado de trabalho

8 erros que você não pode cometer no seu intercâmbio

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning