QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO NETWORKING EM INGLÊS?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

29

JAN

No mercado corporativo, a palavra que vamos te ensinar hoje é usada rotineiramente e causa até certo nervosismo naqueles que estão dando os primeiros passos em uma profissão. Para não se perder nas conversas e se preparar bem para encarar o mercado de trabalho, hoje você conhecerá o significado do termo networking e aprenderá como desenvolver uma boa comunicação com seus colegas de profissão. Acompanhe!

Afinal, o que é networking?

Essa palavra de origem inglesa pode ser traduzida como uma “rede de trabalho” ou “rede de contatos”. Ela consiste na prática de criar uma relação ou um laço de amizade com pessoas que atuam no mesmo mercado de trabalho que você e que podem ser úteis em situações profissionais.

É importante destacar que essa é uma relação de troca, portanto você também precisa cativar as outras pessoas para que elas também possam contar com a sua ajuda quando for necessário.

Com quem você deve fazer networking?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre com quem fazer esse tipo de contato profissional. Primeiramente é preciso compreender que as pessoas com quem você for fazer networking devem ter alguma relação com a sua área de atuação.

Por exemplo, caso você seja um administrador de empresas, não faz sentido, num primeiro momento, demandar esforço e energia para ter em sua rede um profissional da medicina veterinária. Isso é válido caso a empresa onde você trabalha tenha alguma relação com esse ramo.

Dessa forma, desenvolva um vínculo com colegas de trabalho, clientes, diretores e supervisores, para que você consiga deixar o seu nome conhecido entre os profissionais da sua área.

Cuidados durante o networking

Essa prática exige alguns cuidados, já que é o seu nome que estará em jogo durante as relações profissionais. O primeiro deles é atentar à maneira como você interage com as pessoas, pois, muitas vezes, uma abordagem muito incisiva pode afastá-las. Por isso, opte pela cordialidade e sinta qual é a postura do profissional que você quer adicionar à sua rede, para adaptar o seu estilo de diálogo.

A sua segunda preocupação deve ser em relação aos seus pedidos e aos seus favores, já que essa é uma via de mão dupla, portanto você tem que dosar os favores que pede às pessoas e como você retribui. Uma pessoa que só pede e pouco faz pelos outros, provavelmente não será bem vista pelos colegas depois de um tempo.

Como fazer networking?

Em um mundo globalizado como o nosso, as relações humanas também acontecem no mundo digital, por isso é tão importante se fazer presente tanto pessoalmente quanto virtualmente.

Uma plataforma que é ótima para fazer contatos profissionais e descobrir pessoas profissionalmente interessantes é o LinkedIn. Inclusive já te mostramos como criar um perfil nessa rede social, que é destinada para fins de trabalho.

Mas não basta apenas fazermos novas conexões por meio de uma plataforma. Invista também em manter um contato mais próximo com algumas pessoas, combine um bate-papo on-line, compartilhe materiais interessantes e prestigie o trabalho dos seus contatos. Dessa forma, você se faz presente e mostra a eles que se importa com o que fazem.

Conclusão

O termo “networking” é muito empregado no âmbito profissional, por isso não estranhe caso você esbarre com ele por aí nos seus primeiros dias no mundo corporativo. O importante é saber fazê-lo, não forçar nenhum tipo de relação e ser o mais natural possível durante as conversas.

Que tal aprender mais sobre o mercado de trabalho? No blog do Yázigi, temos diversos conteúdos sobre esse tema! Acesse e confira!

Como montar uma apresentação profissional em inglês?

Como um intercâmbio pode ajudar você no mercado de trabalho

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning