O QUE SIGNIFICA O TERMO “STARTUP” EM INGLÊS?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

09

NOV

Você sabe o que o termo “startup” significa realmente e qual a sua relação com a língua inglesa? Com certeza, você já deve ter ouvido falar dessa palavra! Startup é um termo que se refere a uma empresa jovem, inovadora e que traz novidades para o mercado em que atua. 

Os modelos de negócios que são desenvolvidos em uma startup têm novos conceitos e estão substituindo outros mais antigos. Quer saber mais sobre uma startup e de onde vem esse termo? Então, acompanhe o texto a seguir!

O que é uma startup?

O termo original em inglês “start-up”, que também aparece na língua como o phrasal verbstart up”, quer dizer “empresa iniciante” ou “começar”. Além disso, no idioma também é usado como “dar partida” ou iniciar alguma atividade.

“Startup” é usado para falar de empresas novas, ou seja, que estão começando, e que oferecem produtos ou serviços considerados inovadores. Geralmente, o negócio é “startado” por um grupo de pessoas que aposta numa ideia central, com grandes chances de expansão e lucro em pouco tempo.

As startups podem estar presentes em diversas áreas de negócio, mas ficaram famosas por apresentarem soluções baseadas nas tecnologias atuais, atendendo às necessidades do mercado, principalmente relacionadas aos serviços de internet, como sites, marketplaces e aplicativos.

Uma startup geralmente tem custos menores de investimento e é mais rápida em lançar novos recursos, que, muitas vezes, são soluções simples para problemas maiores. Isso acaba ocupando mais espaço no mercado das empresas e, claro, vai muito bem (economicamente falando). Se uma falha surge, uma nova ideia aparece rapidamente para dar continuidade ao projeto, diminuindo os prejuízos.

Para uma startup dar certo, é preciso ter uma ideia, mas também um bom planejamento para colocar em prática o que se deseja. É preciso ter um plano de negócio, assim as chances do projeto dar certo e de atrair investidores aumentam. 

Como uma empresa pode ser considerada uma startup?

Não podemos falar que todas as empresas que são novas no mercado são startups, pois elas podem ter modelos tradicionais de negócio, já conhecidos na sociedade. Já uma startup deve apresentar produtos e soluções inovadoras em relação ao mercado, mesmo não sabendo se darão certo. 

Mesmo as pequenas empresas não podem ser generalizadas como startups, pois o que deve ser observado é a velocidade de crescimento e de investimentos. Para que isso aconteça, os negócios adotam metodologias que têm o objetivo de potencializar o crescimento, para que ele seja rápido e sustentável .

Porém, se o tempo passa e o modelo de negócio de uma startup já foi consolidado, não podemos mais chamá-la assim, mesmo que continue sendo uma empresa inovadora. 

Para diferenciarmos uma startup de uma empresa qualquer, veja se o negócio teve um crescimento acelerado e se continua se expandindo, se possui lucros altos, se tem muitos funcionários e se foi comprada por uma empresa maior, mais sólida no mercado. 

Não existe um tempo para que um negócio não seja mais considerado uma startup. O fator para que a mudança de nomeação ocorra são os pontos que falamos acima relacionados ao crescimento da empresa. 

Gostou de conhecer mais sobre uma startup e as suas características? Fique ligado no blog do Yázigi para ler mais sobre carreira e inglês.

Infográfico: como empreender e investir certo na crise?

Negócios em alta no mercado de educação

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning