O QUE É E COMO FUNCIONA A GLOBAL SCALE OF ENGLISH?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

16

SET

Você sabe o que é Global Scale of English e como essa escala funciona? Se está interessado em saber mais sobre ela, acompanhe este artigo que o Yázigi preparou para você! 

O primeiro passo para saber o que é a GSE é conhecer o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). O CEFR é uma referência de progresso do conhecimento e aprendizado de uma pessoa em uma língua estrangeira. Ela é dividida da seguinte forma:

BASIC USER: A1 e A2;

INDEPENDENT USER: B1 e B2;

PROFICIENT USER: C1 e C2.

Em cada um desses níveis, foi definido e descrito o que se espera de uma pessoa em relação às habilidades comunicativas de um idioma. Avaliando essas habilidades, é possível saber em que nível ela está, desde o A1 ao C2. O CEFR é mais geral em relação aos objetivos de aprendizado que devem ser alcançados em cada nível, principalmente no B1 e no B2, considerados intermediários. 

Por isso, percebendo as necessidades de melhorar essa escala e seguindo o CEFR como referência, a Pearson criou a própria escala de referência da língua inglesa, a Global Scale of English. Foram feitas muitas validações e pesquisas com professores do idioma no mundo todo para garantir que a proficiência em inglês seja medida de forma objetiva. 

A Global Scale of English foi desenvolvida com o intuito de motivar os estudantes a sempre evoluírem no inglês. Dessa forma, a escala mostra o progresso de cada um de maneira precisa e identifica especificamente o que é necessário fazer em cada etapa para melhorar as quatro habilidades da língua inglesa: speaking, listening, reading e writing

Dentro de cada uma dessas skills, existem subcategorias:

  • Spoken production;
  • Spoken interaction;
  • Listening as part of an audience;
  • Listening as interaction;
  • Written production;
  • Written interaction;
  • Reading.

Essa escala de proficiência da Pearson é composta por quatro partes. Saiba mais sobre elas a seguir:

  1. Escala de progressão

A GSE possui uma escala de progressão que vai de 10 a 90, diretamente correlacionada com o CEFR (que possui seis níveis, além do below A1, A2+, B1+ e B2+). Confira a régua abaixo mostrando a equivalência entre a GSE e a CEFR:

  1. Learning objectives

Existem objetivos de aprendizagem específicos para cada habilidade do inglês, e eles são apresentados de forma progressiva e precisa ao longo dos estudos. Os learning objectives são o primeiro passo para criar novos materiais da Pearson, desenvolvidos com o objetivo de oferecer um aprendizado mais eficaz aos alunos e garantir um impacto positivo e notável na vida de cada um deles.

O progresso dos estudantes é personalizado e tanto eles quando a escola, os professores e os responsáveis são informados sobre o que o aluno é capaz de fazer (chamados de “can do statements”) em cada fase do seu desenvolvimento e em cada habilidade (leitura, escrita, fala e escuta). Tendo isso definido, é possível buscar os melhores resultados para os alunos em cada um dos materiais da Pearson.

Os mais de 2 mil objetivos de aprendizagem estão divididos em: 

  • Young Learners (6-14 anos);
  • Adult (Academic English);
  • Adult (General English);
  • Professional English (Business/Vocacional English).

Veja um exemplo de learning objectives de speaking:

  • Can narrate a story - 45 - B1 (43-50): aqui o aluno é capaz de narrar uma história, por isso a sua escala é 45, equivalente ao nível B1 do CEFR.
  • Can ask someone for their name - 10 - <A1 (10-21): o aluno consegue perguntar a uma pessoa qual o nome dela. Esse é o nível inicial, sendo a mínima escala da GSE (10), equivalente ao A1.
  • Can join a conversation already in progress between fluent speakers on complex topics - 81 - C1 (76-84): nesse caso, o aluno consegue participar de uma conversa entre falantes fluentes ou sobre tópicos mais complexos que já estavam acontecendo. É um nível mais elevado, na escala 81, equivalente ao nível de fluência C1 do CEFR.
  1. O material didático 

A Pearson Brasil desenvolve, desde 2015, um material didático tendo como referência a régua e os objetivos de aprendizagem que foram definidos na Global Scale of English.

  1. Assessment: avaliações alinhadas com os objetivos de aprendizagem da Global Scale of English

A escala GSE permite: a criação de grades curriculares com progressão mais apropriada; o desenvolvimento de material didático com mais qualidade e que esteja adequado ao nível proposto; a definição precisa dos resultados de aprendizagem pretendidos; e a medição do progresso do aluno de forma fácil e objetiva. 

Além disso, a Global Scale of English da Pearson ajuda os alunos a terem respostas para as seguintes perguntas:

  • Quão bom é o meu inglês?
  • Estou progredindo?
  • O que preciso fazer para melhorar?/Qual o meu próximo passo?

O Council of Europe (organização internacional que tem propósitos como a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento democrático e a estabilidade político-social na Europa) incluiu 70 GSE Learning 

Objectives no documento de referência. 

Essa é a Global Scale of English, a escala exclusiva e precisa que a Pearson oferece aos seus alunos para medir o nível de proficiência de inglês. Acompanhe o blog do Yázigi e leia outros conteúdos sobre o idioma:

5 dicas para começar a ler livros em inglês

Como usar as embedded questions em inglês?

Venha para o Yázigi!

Quer aprender um novo idioma? Conheça os cursos de inglês do Yázigi. Nós pensamos como você! Escolha a unidade mais próxima, junte-se a nós e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning