INGLÊS INSTRUMENTAL: VOCÊ SABE O QUE ISSO SIGNIFICA?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

16

AGO

Vamos falar sobre inglês instrumental? Algumas pessoas não têm um motivo em particular para aprender a língua inglesa e só querem estar preparadas para aproveitar todas as oportunidades. Outras precisam dominar o idioma para determinadas finalidades.

Alguns exemplos desse último caso são: ser capaz de se comunicar durante viagens para o exterior; atender clientes e parceiros internacionais no trabalho; ou obter a aprovação em uma prova de admissão para uma instituição.

Quando existe um objetivo específico para o aprendizado, uma boa alternativa é buscar cursos de inglês instrumental. Neste artigo, você vai descobrir o que é essa modalidade e quais são as vantagens que ela oferece.

O que é o inglês instrumental? 

Trata-se de uma alternativa em que as metodologias e os materiais são adaptados para preparar o aluno para usar o idioma em uma determinada situação. 

Justamente por isso, também é chamada de English for Specific Purposes (ESP) ou Inglês para Fins Específicos

Apesar de ainda não ser tão conhecida por aqui, essa modalidade não é tão nova assim.  

Existem menções, mesmo que sem esse nome, em documentos muito antigos. Por exemplo, um livro publicado em 1480 tratava de aspectos próprios do inglês para comerciantes viajantes.  

Essa alternativa ganhou mais força pelo mundo a partir da década de 1960, com o surgimento de muitos cursos e a publicação de materiais de ensino. 

Já no Brasil, ela se consolidou no final dos anos 70, principalmente com foco no uso do inglês em atividades acadêmicas, isto é, dentro das universidades.  

Isso foi fundamental para o desenvolvimento do Ensino Superior no país, uma vez que professores e estudantes precisam acompanhar as publicações científicas internacionais de suas respectivas áreas.

Para que serve? 

O inglês instrumental possibilita que um aluno concentre seu tempo e seus esforços no aprendizado dos conhecimentos e das competências que serão necessários para usar o idioma na situação concreta que ele vai enfrentar. 

Como o próprio nome da modalidade já entrega, seu foco é na língua inglesa como um instrumento para alguma atividade.  

Um dos exemplos mais comuns de pessoas que buscam o inglês instrumental são aquelas que precisam realizar um exame de admissão em um programa de pós-graduação.

Em mestrados e doutorados, em geral, a aprovação envolve uma prova de leitura e escrita no idioma, com o objetivo de verificar se os candidatos são capazes de entender e produzir publicações científicas relevantes para suas áreas.

Em outras palavras, para eles, a língua inglesa é uma ferramenta para desenvolver a atividade de pesquisa e, claro, conquistar uma vaga na pós-graduação. 

Naturalmente, então, um curso de inglês instrumental voltado a essas provas tem como foco as competências de leitura e escrita. Não se prende à fala e à compreensão aural, já que não são tão importantes para essa finalidade específica. 

Essas aulas também abordam conhecimentos de vocabulário e gramática mais usados em textos científicos. O tempo não vai ser usado para estudar termos utilizados em um restaurante, porque isso não é relevante para o objetivo em questão, por exemplo.

Além do inglês instrumental para exames de mestrado e doutorado, existem cursos focados em viagens, negócios, atendimento ao público, vestibulares, certificações internacionais (como IELTS e TOEIC) e muitos outros. 

Portanto, é fundamental escolher aquele de acordo com as suas prioridades.

Quais são os benefícios? 

O inglês instrumental traz algumas vantagens interessantes, que fazem dele uma boa alternativa em certos casos.  

Em primeiro lugar, ele tem um escopo reduzido de aprendizado. Afinal, o objetivo não é dominar o idioma de forma ampla. 

Basicamente, é delimitado um conjunto mais restrito de conhecimentos e competências relevantes. Como consequência, tende a ser menos intimidante para quem começa.

Assim, essa metodologia de inglês permite que os participantes do processo de aprendizagem, em especial os alunos, concentrem seus esforços e seu tempo no que importa para eles.

Além disso, as metodologias e os materiais adotados não são idênticos aos de um curso regular. Eles são adaptados conforme os objetivos do estudante. Por isso, é possível atingir resultados de maneira rápida.

Essa também é uma vantagem para a satisfação do aluno com a experiência, já que ele percebe o progresso em aspectos da língua inglesa que realmente vai usar. Dessa forma, é provável que continue motivado para aprender ao longo do tempo. 

O que é melhor: inglês instrumental ou geral?

Como vimos no tópico anterior, essa modalidade oferece diversos benefícios. Entretanto, é importante lembrar que ela não substitui um curso completo.

No inglês instrumental, você aprende a usar o idioma para uma finalidade específica. Enquanto isso, no geral, desenvolve um domínio amplo de todos os conhecimentos e competências relacionados a ele.

Portanto, com a segunda opção, estará preparado para utilizar a língua inglesa em qualquer situação e aproveitar as várias oportunidades que se abrem para quem alcança o bilinguismo

Vamos usar novamente o exemplo do inglês instrumental para a prova de admissão em um programa de pós-graduação.  

Esse curso pode ajudar o aluno a garantir uma vaga no mestrado ou no doutorado, mas provavelmente não será tão útil se essa pessoa tiver a oportunidade de viajar para os Estados Unidos, pois uma viagem exige um domínio diferente.

Por isso, se você tem um motivo específico para aprender, vale a pena investir no inglês instrumental para atingir suas metas. No entanto, o ideal é também fazer aulas completas assim que possível.

É claro que, para ter sucesso, independentemente da sua preferência, é importante escolher a melhor escola de idiomas. O Yázigi oferece diversas opções de cursos, focadas nos objetivos e interesses dos estudantes.

Você pode optar por aquela que é mais alinhada com a sua finalidade de aprendizado, como atendimento a turistas, business, vestibular e preparatórios para certificações internacionais. 

Conheça os cursos de inglês do Yázigi!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning