CONHEÇA O MÉTODO "JUST IN TIME" PARA DEIXAR O TRABALHO MAIS PRODUTIVO

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

16

DEZ

Você já ouviu falar na expressão em inglês “just in time”? Além de ser uma expressão que significa algo como “bem na hora”, ou seja, algo que aconteceu no momento certo, ela também é o nome de um método que deixa o seu dia a dia no trabalho bem mais produtivo!

Seguir um método ajuda na organização das suas tarefas e otimiza seu tempo, resultando em uma carreira de sucesso. Essa é uma técnica conhecida entre os profissionais da área de administração, mas também pode ser aplicada em outras áreas do mercado, para aumentar a produtividade.  Quer saber mais sobre o “Just in time''? Acompanhe o texto!

Como surgiu o método “Just in time”?

O método “Just in time” foi iniciado em uma grande empresa automobilística do Japão, na década de 70, com o objetivo de ser um sistema de administração para coordenar a produção de diferentes modelos de veículos com o mínimo de atraso. 

Após o surgimento, o “Just in time” começou a ser aplicado em várias fábricas por ser um método eficaz e incentivar que seja produzido apenas o necessário, evitando desperdícios. 

Como funciona o método “Just in time”?

Vamos entender como funciona esse método! O “Just in time” é uma técnica que cria uma relação direta entre a produção e a demanda. 

Isso quer dizer que, em processos de produção que seguem a lógica dessa técnica de produtividade, a matéria-prima fica disponível em uma quantidade exata e de acordo com o volume de itens que serão produzidos. 

Por isso, o “Just in time” é aplicado para acelerar o processo de produção, além de evitar desperdício de material e, consequentemente, perda de dinheiro.

Quais são os objetivos do “Just in time”?

Os objetivos desse método consistem em entregar os produtos ou serviços na hora certa para o uso. No processo de produção, as empresas buscam a melhoria do desenvolvimento, obtida por meio da redução dos estoques. 

Dessa forma, é possível dar continuidade do processo, mesmo se surgir problemas nas etapas de produção anteriores a finalização. O “Just in time” também promove a otimização do sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes para ser uma empresa responsável e competitiva. 

Para chegar no objetivo final, é preciso atingir metas, como projetar otimização dos processos, interagir bem com o cliente, obter relações de confiabilidade e adotar compromisso de melhoria contínua. 

Em resumo, os principais objetivos do método são:

  • Evitar desperdício;
  • Tornar a produção mais rápida;
  • Melhorar a competitividade da empresa;
  • Produzir em maior volume.

Como aplicar esse método no trabalho?

Geralmente, o “Just in time” é utilizado em grandes fábricas e indústrias. Porém, isso não quer dizer que o método não possa ser aplicado na rotina de trabalhadores de outras áreas. Veja a seguir algumas ideias propostas por essa técnica que podem ajudar a aumentar sua produtividade no trabalho:

  • Manter o ambiente em ordem e limpo;
  • Detectar erros e tomar cuidado para não repeti-los;
  • Usar, somente, as ferramentas estritamente necessárias para cumprir uma tarefa.

Quais são as vantagens do “Just in time”?

Adotar esse método na sua rotina oferece algumas vantagens para você ou para a sua empresa, como:

  • A redução dos custos com equipamentos, materiais e mão-de-obra;
  • Redução dos tempos de preparação e de movimentação;
  • O método evita que os defeitos apareçam ao longo do processo produtivo;
  • Aumento da flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo;
  • Rápida identificação e solução de problemas que poderiam comprometer a cadeia de produção;
  • Baixo nível de stocks e redução dos tempos que permitem que o ciclo de produção seja curto e rápido.

Gostou de saber o que significa “Just in time” em português e entender como esse método pode melhorar os processos da sua rotina de trabalho? Organize-se e continue acompanhando o blog do Yázigi para ler outros conteúdos sobre carreira:

14 perguntas frequentes em entrevistas de emprego em inglês

Como falar dos seus hobbies em uma entrevista de emprego em inglês

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning