COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS A PENSAR EM INGLÊS?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

27

JUL

A infância é uma das melhores fases para as crianças iniciarem o processo de aprendizado de inglês. Nesse período, a assimilação é mais fácil. Além disso, existem atividades divertidas e que ensinam ao mesmo tempo. É importante que as crianças tenham o cérebro estimulado para pensarem em inglês, pois isso também ajuda na hora de praticar o idioma que está sendo aprendido. Porém, você sabe como incentivar as crianças a pensar em inglês? Se quer algumas dicas, acompanhe este artigo que o Yázigi preparou!

Assistindo a desenhos animados em inglês 

Se as crianças se interessam por desenhos animados, esse é um ótimo caminho para uni-los ao inglês e ter sucesso no aprendizado do idioma! Coloque-as para assistir aos seus desenhos animados favoritos com legendas e áudio em inglês. Dessa forma, elas começarão a fazer uma ligação entre as cenas, os diálogos e o que aquilo significa. Não tem problema se eles não entenderem tudo; o importante é começar a ter esse incentivo no cotidiano desde a infância. 

Reúna os desenhos com os quais as crianças já têm familiaridade com as falas dos personagens e o enredo, por exemplo. Torne esse momento divertido para que você e seu filho curtam juntos, além de facilitar o foco e a curiosidade pelo idioma. Se for possível, inclua essa atividade na semana do seu filho e, quando ele estiver mais seguro e acostumado com a língua, comece a colocar desenhos com novas histórias para ele assistir. 

Conversando com as crianças em inglês

Ter um diálogo em inglês com as crianças não precisa ser algo muito complexo ou com frases longas, ainda mais se o seu filho está começando a aprender o idioma. Crie o hábito de falar em inglês com ele em momentos de cumprimentos diários, como bom dia, boa noite, obrigado etc. Dessa forma, as palavras e seus significados são assimilados pelas crianças de forma natural. 

Ao adotar essa prática, você incentiva o seu filho a pensar sobre as coisas do dia a dia e a falar isso em inglês. Pergunte sobre o clima e sobre os sentimentos ou expressões simples, como comentamos acima. Aqui, a família tem o importante papel de incentivar a criança a se expressar em inglês sem ter medo de errar a pronúncia. 

Lendo histórias em inglês

A leitura silenciosa de um livro grosso não é um bom método para que as crianças treinem o pensamento em inglês, pois elas ainda não compreendem o idioma por completo. Por isso, a dica é usar livros com muitas ilustrações e cores e que tenham uma linguagem fácil; assim o desenvolvimento de aspectos cognitivos, como pensamento em inglês, fica divertido. 

Esse é o momento ideal para estimular a criatividade e a imaginação e aprimorar o vocabulário do idioma. Selecione livros que são adequados para a idade do seu filho e aproveite o momento juntos! Lembre-se de adequar o tom da sua voz conforme a fala dos personagens e torne a atividade mais lúdica. Se surgirem dúvidas sobre as palavras, busque os significados e explique-os às crianças.

Pensando nas palavras em inglês 

Se seu filho já tem um pouco de conhecimento da língua inglesa, diga para ele pensar em qual é o nome do objeto (no idioma) quando olhar para um. Por exemplo, quando ele olhar para um carro, pensar em “car” e não na palavra em português. Isso pode ser aplicado a qualquer outro item de um ambiente em que seu filho está. Incentive as crianças a contar em inglês como foi o dia, assim ela conseguirá relembrar a sua rotina e ainda treinará o idioma.

Espalhando adesivos com as palavras em inglês 

Outra dica para incentivar a prática é espalhar adesivos pela casa com palavras referentes aos objetos que estão no ambiente ou com outras do vocabulário da língua. Assim, seu filho olhará para vários ambientes da casa e lembrará de algo em inglês, além de criar associações no idioma. As crianças tendem a se acostumarem com as palavras e as acabam acrescentando com mais facilidade ao vocabulário, o que contribui para que venham a pensar num segundo idioma. 

Incentivando com músicas em inglês 

As crianças gostam de ouvir músicas por lazer, e isso pode ser tornar uma ótima maneira de incentivá-las a pensar em inglês, além de ser divertido. Assim como os desenhos, é legal reunir músicas que elas já conheçam e que são adequadas para a idade. Cante e incentive o seu filho a cantar também! Dessa forma, ele treinará a pronúncia de diferentes expressões e palavras que aparecem durante a música. Vocês também podem acompanhar a canção enquanto leem a letra. Que tal conferir a playlist kids do Yázigi no Spotify?

Os benefícios de aprender uma segunda língua ainda na infância são muitos, principalmente pelo desenvolvimento pessoal e profissional que será visto no futuro. A participação dos pais é muito importante nesse processo, já que eles precisam incentivar seus filhos a aprender inglês nesse período.

Curtiu este artigo? Leia outros conteúdos com dicas de inglês para as crianças: 

Como ajudar as crianças a falar sobre sentimentos

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning