27
JUL
A infância é uma das melhores fases para as crianças iniciarem o processo de aprendizado de inglês. Nesse período, a assimilação é mais fácil. Além disso, existem atividades divertidas e que ensinam ao mesmo tempo. É importante que as crianças tenham o cérebro estimulado para pensarem em inglês, pois isso também ajuda na hora de praticar o idioma que está sendo aprendido. Porém, você sabe como incentivar as crianças a pensar em inglês? Se quer algumas dicas, acompanhe este artigo que o Yázigi preparou!
Se as crianças se interessam por desenhos animados, esse é um ótimo caminho para uni-los ao inglês e ter sucesso no aprendizado do idioma! Coloque-as para assistir aos seus desenhos animados favoritos com legendas e áudio em inglês. Dessa forma, elas começarão a fazer uma ligação entre as cenas, os diálogos e o que aquilo significa. Não tem problema se eles não entenderem tudo; o importante é começar a ter esse incentivo no cotidiano desde a infância.
Reúna os desenhos com os quais as crianças já têm familiaridade com as falas dos personagens e o enredo, por exemplo. Torne esse momento divertido para que você e seu filho curtam juntos, além de facilitar o foco e a curiosidade pelo idioma. Se for possível, inclua essa atividade na semana do seu filho e, quando ele estiver mais seguro e acostumado com a língua, comece a colocar desenhos com novas histórias para ele assistir.
Ter um diálogo em inglês com as crianças não precisa ser algo muito complexo ou com frases longas, ainda mais se o seu filho está começando a aprender o idioma. Crie o hábito de falar em inglês com ele em momentos de cumprimentos diários, como bom dia, boa noite, obrigado etc. Dessa forma, as palavras e seus significados são assimilados pelas crianças de forma natural.
Ao adotar essa prática, você incentiva o seu filho a pensar sobre as coisas do dia a dia e a falar isso em inglês. Pergunte sobre o clima e sobre os sentimentos ou expressões simples, como comentamos acima. Aqui, a família tem o importante papel de incentivar a criança a se expressar em inglês sem ter medo de errar a pronúncia.
A leitura silenciosa de um livro grosso não é um bom método para que as crianças treinem o pensamento em inglês, pois elas ainda não compreendem o idioma por completo. Por isso, a dica é usar livros com muitas ilustrações e cores e que tenham uma linguagem fácil; assim o desenvolvimento de aspectos cognitivos, como pensamento em inglês, fica divertido.
Esse é o momento ideal para estimular a criatividade e a imaginação e aprimorar o vocabulário do idioma. Selecione livros que são adequados para a idade do seu filho e aproveite o momento juntos! Lembre-se de adequar o tom da sua voz conforme a fala dos personagens e torne a atividade mais lúdica. Se surgirem dúvidas sobre as palavras, busque os significados e explique-os às crianças.
Se seu filho já tem um pouco de conhecimento da língua inglesa, diga para ele pensar em qual é o nome do objeto (no idioma) quando olhar para um. Por exemplo, quando ele olhar para um carro, pensar em “car” e não na palavra em português. Isso pode ser aplicado a qualquer outro item de um ambiente em que seu filho está. Incentive as crianças a contar em inglês como foi o dia, assim ela conseguirá relembrar a sua rotina e ainda treinará o idioma.
Outra dica para incentivar a prática é espalhar adesivos pela casa com palavras referentes aos objetos que estão no ambiente ou com outras do vocabulário da língua. Assim, seu filho olhará para vários ambientes da casa e lembrará de algo em inglês, além de criar associações no idioma. As crianças tendem a se acostumarem com as palavras e as acabam acrescentando com mais facilidade ao vocabulário, o que contribui para que venham a pensar num segundo idioma.
As crianças gostam de ouvir músicas por lazer, e isso pode ser tornar uma ótima maneira de incentivá-las a pensar em inglês, além de ser divertido. Assim como os desenhos, é legal reunir músicas que elas já conheçam e que são adequadas para a idade. Cante e incentive o seu filho a cantar também! Dessa forma, ele treinará a pronúncia de diferentes expressões e palavras que aparecem durante a música. Vocês também podem acompanhar a canção enquanto leem a letra. Que tal conferir a playlist kids do Yázigi no Spotify?
Os benefícios de aprender uma segunda língua ainda na infância são muitos, principalmente pelo desenvolvimento pessoal e profissional que será visto no futuro. A participação dos pais é muito importante nesse processo, já que eles precisam incentivar seus filhos a aprender inglês nesse período.
Curtiu este artigo? Leia outros conteúdos com dicas de inglês para as crianças:
Como ajudar as crianças a falar sobre sentimentos
5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!