COMO FUNCIONA UM ENSINO BILÍNGUE?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

02

OUT

Hoje em dia, quando se fala em ensino bilíngue, muitas pessoas ainda demonstram dúvidas a respeito do que se trata e de como funciona o aprendizado de um segundo idioma por meio dessa abordagem. É comum que ela seja confundida com os métodos utilizados nas instituições tradicionais, como das escolas de idiomas e das escolas internacionais, por exemplo. 

Para tirar essas dúvidas, o Yázigi trouxe este conteúdo para você, com o objetivo de te explicar como é a prática do ensino bilíngue. Acompanhe!

O que é ensino bilíngue?

Antes de iniciar as explicações sobre como é o funcionamento e o cotidiano, é preciso entender o que é, propriamente, esse tipo de abordagem.

Trata-se do ensino de uma outra língua, além da língua materna. O estudante de uma escola bilíngue terá contato maior com o outro idioma, diferente do que acontece na educação tradicional, na qual existe uma aula específica para esta língua, geralmente o inglês, e os jovens se limitam a aprendê-la apenas naquele horário de aula.

No Brasil, a maioria das instituições que oferecem o bilinguismo em sua grade curricular escolhem ensinar o português e o inglês, por esse ser considerado o idioma mais falado no mundo e, portanto, muito útil para o futuro dos estudantes.

Como funciona o ensino bilíngue?

Um dos conceitos que guiam esse tipo de abordagem é a interdisciplinaridade; isso quer dizer uma mistura ou um contato entre as diferentes disciplinas, que acontece de forma orgânica, seja por meio de um conteúdo em comum ou, nesse caso, através do idioma inglês.

Nas escolas bilíngues, as aulas de inglês ultrapassam os limites do idioma em si e se unem a outras matérias. Por exemplo, as aulas de geografia, matemática, ciências e outras, são ministradas no idioma inglês. Desse modo, os estudantes ampliam o grau de conhecimento da segunda língua.

O fato da criança ou adolescente frequentar uma escola em que algumas aulas são dadas em inglês não significa que não vai aprender coisas referentes ao país de origem, no caso, o Brasil. Os alunos aprendem sobre a história do Brasil, a língua portuguesa e outros temas relacionados à nossa nação.

Para que os estudantes estejam em contato constante com a língua estrangeira, é natural que o espaço das salas de aulas, corredores e áreas comuns das escolas tenham informações, recados, placas e outros dizeres em inglês. Essa é uma estratégia para fazer com que eles entendam que o idioma também está presente fora do ambiente de sala de aula, portanto devem se comunicar usando o inglês.

Qual o objetivo do ensino bilíngue?

Você já percebeu, com as explicações acima, que no ensino bilíngue a relação dos alunos com o inglês é maior, não é mesmo? E o objetivo é justamente esse, fazer com que eles aprendam a se comunicarem em um outro idioma através da imersão.

Com o aprendizado de outras disciplinas em inglês, eles são capazes de desenvolver mais o vocabulário e expandir seus conhecimentos em relação à gramática, uma vez que estarão praticando durante muito mais horas.

Quais os benefícios para os alunos?

A educação bilíngue traz para o estudante uma série de benefícios ligados ao campo do conhecimento e das habilidades cognitivas. Entre eles, podemos destacar o aumento da possibilidade de alcançar a fluência no inglês, o que abre portas importantes no mercado profissional.

Além disso, esse contato intenso com o idioma estimula a memória e o raciocínio lógico, pois a alternância entre português e inglês força o estudante a buscar as informações que ficaram guardadas, trazendo com frequência os conceitos das línguas para o cotidiano.

Existem diversas maneiras de aprender inglês na infância. É necessário encontrar o modelo e a abordagem que mais se encaixam com o perfil do aluno e que incentivam a dedicação aos estudos. Quanto antes as crianças iniciam seu desenvolvimento em um segundo idioma, mais chances elas têm de assimilar o conteúdo e de alcançar a fluência.

Gostou deste conteúdo e quer conferir mais materiais do blog do Yázigi? Então acesse!

O que é aprendizagem criativa?

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning