13
SET
Você sabia que é possível trabalhar no exterior enquanto vivencia outra cultura e melhora o idioma? Nós já falamos no blog sobre os tipos de intercâmbio que você pode escolher e, entre eles, está o de trabalho.
Mas para se candidatar a uma vaga fora do Brasil, é essencial que seu currículo esteja em inglês. É por meio dele que o recrutador tem o primeiro contato com você e avalia se você tem as características necessárias. No post de hoje, o Yázigi ensina você a criar um currículo no idioma para você conquistar a vaga que deseja.
Na primeira parte do currículo, você deve se apresentar. Dados como name, address, email e cell phone number são essenciais. Confira o exemplo:
Ana Luiza Prado
1001 Main ST, New York, NY
+1 212-999-9999
anaprado@gmail.com
Nessa parte, você pode descrever de forma objetiva qual o cargo ou área em que tem interesse em trabalhar. Confira:
Administrative Assistant
Looking for an administrative assistant position in a technology company in United States.
O recrutador precisa entender qual sua formação acadêmica para avaliar se você está apto para a função. Por isso, é importante listar as instituições de ensino, do mais alto título para o menor.
2011-2013 Bachelor’s degree of Economy,
University of São Paulo - São Paulo, BR
2014-2016 Graduate degree inBusiness Management
University of Campinas – Campinas, BR
Em um currículo comum, você não precisaria colocar seu domínio de português, afinal é seu idioma oficial. Mas para trabalhos internacionais, é importante que o recrutador saiba qual sua língua-mãe, além do seu nível em outros idiomas.
Portuguese – Native speaker
English – Advanced
Spanish – Intermediate
Suas experiências em outros trabalhos são importantes para apresentar quais as funções que você domina. Apresente-as da mais recente para mais antiga, especificando qual job position ocupava.
Dell
Administrative Assistant
2015 – 2016
HP
Internship at the commercial department
2012 – 2013
Nesse tópico, você deve apresentar seus conhecimentos em softwares específicos e qualidades pessoais.
Microsoft Office
Office Management
Address – endereço
Advanced – avançado
Bachelor’s degree – bacharelado
Basic – básico
Cell phone number – número de celular
Date of birth – data de nascimento
Doctor’s degree – doutorado
Exchange program – programa de intercâmbio
Extracurricular activities – atividades extracurriculares
Fluent – fluente
Intermediate – intermediário
Internship – estágio
Job position – cargo
Master’s degree – mestrado
Nationality – nacionalidade
Native – nativo
Postgraduated (BrE), Graduate (AmE) – pós-graduação
Relevant tasks – tarefas relevantes
Responsibilities – responsabilidades
Volunteer work – trabalho voluntário
Agora que você já sabe como montar seu currículo, confira no blog o post sobre como montar uma carta de apresentação em inglês, um documento que acompanha o currículo e é muito comum em outros países.
Dominar o inglês é essencial para aproveitar oportunidades no exterior. Se você sonha em seguir uma carreira fora do Brasil, comece agora a se preparar. Faça os cursos do Yázigi e torne-se um cidadão do mundo.