COMO FALAR "EU ESTOU BEM" EM INGLÊS?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

25

OUT

Aprendemos como falar “eu estou bem” em inglês logo no início da jornada de aprendizagem. A resposta para how are you?, ou “como você está?”, já aparece nos primeiros dias de aula.

No entanto, como em qualquer idioma, raramente existe apenas uma maneira de comunicar uma ideia em língua inglesa.

Mesmo assim, nem todos os estudantes conhecem vários jeitos de falar “eu estou bem”.

Só dizer I am fine pode não ser o suficiente no dia a dia. Afinal, você não quer ficar com um vocabulário de inglês robotizado, sempre repetindo as mesmas coisas, certo?

Por isso, neste artigo vamos ensinar formas diferentes. Continue a leitura para conferi-las!

Como falar “eu estou bem” de maneira casual?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a pergunta how are you? pode partir de pessoas diferentes, com intenções variadas.

Em muitos casos, ela é descompromissada. Pode vir de um atendente de loja ou de um vizinho no elevador. Em geral, é só uma forma de ser educado e simpático.

Nessas situações, como falar “eu estou bem” em inglês?

Good

Simples e rápido, esse é um dos jeitos de falar “eu estou bem” mais usados de forma casual. Também é possível dizer I am good.

All right

Outra maneira simples e rápida de falar que você está bem. Ela é natural e descontraída, mas sem ser muito informal. Você ainda pode dizer Everything is all right, se preferir uma frase completa.

Not bad

Dependendo da sua entonação, pode significar que está tudo bem ou normal. Por isso, é uma escolha comum nesses casos.

Okay

Assim como good, é uma maneira rápida de responder a essa pergunta. No entanto, se você disser isso de forma mais desanimada, podem perguntar se aconteceu alguma coisa.

Como falar “eu estou bem” de fato?

Todas as respostas acima eram para contextos mais casuais. Situações em que, de fato, a pessoa que faz a pergunta quer apenas ser educada e simpática.

Mas o que responder quando alguém quer realmente saber se estamos bem? Amigos, colegas, professores e familiares são exemplos de figuras que podem fazer essa questão a sério.

Nesses casos, o mais recomendado é dar uma resposta extensa. Se você não tiver nada importante para compartilhar, é possível dizer great, I am great ou até mesmo everything is great.

Caso contrário, pode começar de muitas maneiras diferentes. I am excited, por exemplo, é uma ótima forma de contar boas novidades.

Por sua vez, I have been better é um modo de compartilhar algo não tão bom. Alguns exemplos de frases que respondem how are you? são:

  • I have been better. I have missed my bus this morning. — "Já estive melhor. Eu perdi meu ônibus esta manhã."

  • I am great! I am going to college now. — "Estou bem! Estou indo para a faculdade agora."

  • I am excited! Tonight I am going on a date! — "Estou animado. Hoje à noite eu tenho um encontro!"

  • I am tired. I have studied all night! — "Estou cansado. Eu estudei a noite toda!"

Não pode dizer I am fine?

Depois de todas essas opções, você pode se perguntar: dizer I am fine é errado? Afinal, a maioria dos livros de inglês diz que essa é a resposta padrão para how are you.

E sim, está certo! Não há problema em usá-la. Qualquer falante nativo do idioma vai entender se você responder assim. Muitos deles também a utilizam.

Por isso, não se sinta mal se não conseguir usar nenhuma das outras expressões naturalmente. As opções apresentadas aqui são apenas mais comuns do que I am fine.

Quando aprendemos um idioma, queremos nos comunicar da forma mais natural possível. Neste artigo, você aprendeu como falar “eu estou bem” como os falantes nativos normalmente falam.

Agora, é só continuar a estudar e ampliar seu vocabulário de inglês para alcançar a fluência!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning