COMO ENSINAR AS HORAS EM INGLÊS PARA AS CRIANÇAS?

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

24

AGO

Uma ação comum do nosso cotidiano é conferir que horas são e informá-las para outras pessoas que estão à nossa volta ou a quem nos pergunta. Esse ato de saber falar sobre as horas pode ser desenvolvido ainda na infância, e se o seu filho está aprendendo inglês, esse é um ótimo assunto para ajudá-lo a estudar e se desenvolver no idioma. No texto a seguir, você verá como fazer isso. Preparado? Então, vamos lá!

Modelo a.m. e p.m.

Em países que falam inglês, como Estados Unidos e Inglaterra, é comum que as pessoas usem a separação do dia entre a.m. (do latim ante meridiem, ou antes do meio-dia) e p.m. (post meridiem, ou após o meio-dia). Ou seja, as 12 primeiras horas do dia são escritas ou faladas da seguinte forma: hora + a.m. Já quando a hora que se deseja comunicar é após o meio-dia, a forma é: hora + p.m. Confira os exemplos:

It’s 9:00 a.m. (de manhã)

It’s 9:00 p.m. (à noite)

Essa pode ser uma primeira lição para ensinar ao seu filho, para que ele não fique com dúvidas quando começar a descobrir as horas.

Ensine o vocabulário

Para falar sobre as horas, é necessário, claro, saber as palavras e expressões que podem ser usadas nesse contexto. Abaixo separamos algumas delas. Veja:

Day

Night

Morning

Afternoon

Evening

Today

Tonight

Midday

Midnight

Sunrise

Sunset

Second

Minute

Hour

Além dessas palavras, ensine, pelo menos, também os números de 1 até 60 para que as crianças aprendam a falar de forma completa as horas e os minutos.

Expressões comuns

Se você reparar, no português usamos algumas expressões para falar das horas ao invés de dizê-las de forma completa. Por exemplo, usamos "são dez para as onze (da noite)" no lugar de "são vinte e duas e cinquenta" ou "são vinte e duas horas e cinquenta minutos". 

No inglês, veja como isso funciona:

O'clock

Usamos o’clock para horas cheias:

7:00 > It’s seven o’clock.

11:00 > It’s eleven o’clock.

Past

Usamos past para falar dos minutos que se passaram de um horário.

Five past (:05)

09:05 > It’s five past nine.

Twenty past (:20)

10:20 > It’s twenty past ten.

E para essa situação, também podemos simplesmente dizer a hora seguida dos minutos:

“Hour” ten (:10)

06:10 > It’s six ten. ou It’s ten past six. 

Veja que podemos usar a quarter ou fifteen para falar de 15 minutos:

A quarter past (:15)

03:15 > It’s a quarter past three. ou It’s three fifteen.

half é usado para 30 minutos ou meia hora. Só usamos quando falamos dos minutos após um determinado horário.

Half (:30)
02:30 > It’s half past two.

To

Para falar dos minutos que faltam para um horário, usamos to:

Twenty to (:40)
05:40 > It’s twenty to six.

A quarter to (:45)

7:45 > It’s a quarter to eight.

Também podemos usar a hora seguida dos minutos:

“Hour” fifty (:50)

08:50 > It’s eight fifty. ou It’s ten to nine.

“Hour” thirty-five (:35)

03:35 > It’s three thirty-five. ou It’s twenty-five to four.

Quando for ensinar as crianças, use um relógio para explicar as diferenças entre "past" e "to", e peça para que elas tentem acertar a hora que está marcando.

Ensine frases

As crianças têm a capacidade de compreender melhor os conteúdos e disciplinas quando as explicações são feitas de forma lúdica e em meio a brincadeiras. Por isso, recorra a esse artifício para fazê-las aprender a falar das horas em inglês.

Você pode, por exemplo, inventar uma história ou elaborar um teatro com os pequenos e inserir, de forma natural, mais elementos e frases sobre as horas. Para te ajudar com esse passatempo, vamos te mostrar abaixo algumas maneiras de perguntar o horário para você ensinar aos seus filhos. Veja:

What time is it, please?

Do you have the time, please?

Do you know what time it is?

Do you know the time?

What is the time? 

Have you got the time?

Pergunte várias vezes ao dia

A repetição é uma das técnicas que podem ser usadas para ensinar às crianças diversos conteúdos novos, incluindo falar sobre as horas em inglês. Sendo assim, crie o hábito de perguntar a elas, várias vezes ao dia, se elas sabem o horário, mas peça para que respondam em inglês, pois dessa forma elas se sentirão motivadas a buscar na memória o vocabulário correto.

Caso os erros aconteçam, e é natural que isso ocorra, corrija e tire as dúvidas que aparecerem pelo caminho. 

Esse tema, embora tenha alguns detalhes aos quais é preciso ficar atento, não é difícil de ser explicado às crianças, e não há maneira melhor de fazê-las aprender do que praticando. Por isso, incentive-as a criar o hábito de dizer em voz alta e em inglês que horas são ou qual o horário das atividades do dia a dia delas. Gostou desse conteúdo? Então não perca as novidades do blog do Yázigi. Acesse e confira!

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

6 jogos em inglês para crianças

Venha para o Yázigi!

Procurando uma escola de idiomas que ajude o seu filho a desenvolver competências socioemocionais? Então venha para o Yázigi! Acesse nosso site e conheça mais sobre esse projeto. 

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning