COMO CRIAR UM AMBIENTE DE IMERSÃO EM INGLÊS EM CASA

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

03

MAI

Se você quer aprender a nadar, a melhor forma de se fazer isso é entrando na água, concorda? Mas o que isso tem a ver com aprender inglês? Bom, essa é uma ótima estratégia para diversas outras situações, incluindo o aprendizado de um idioma. 

Estamos falando da imersão, pois um dos métodos mais eficazes de se aprender uma língua nova é se cercar completamente dela. Além de te fazer praticar mais e de forma ativa, a imersão também ajuda a reforçar o que você aprendeu de uma maneira muito mais natural. E antes que você perceba, estará entendendo e falando inglês cada vez melhor.

Sabemos que uma das melhores maneiras de se ter uma imersão completa é através do intercâmbio, mas existem, sim, formas de trazer essa imersão para dentro de casa. E é isso que vamos te mostrar hoje. Continue lendo para aprender a criar um ambiente de imersão em inglês dentro da sua própria casa!

Criando um ambiente de imersão

Vamos começar pelos seus dispositivos, seja celular, seja computador ou videogame. Mude o idioma de todos para o inglês. Parece simples, mas dessa forma é possível manter o idioma sempre à sua frente. 

Passamos o dia inteiro usando nossos aparelhos, mas já parou para pensar quantas palavras lemos na hora de usá-los? Por isso, esse simples detalhe já pode fazer uma grande diferença na sua prática diária.

E se você usa uma assistente virtual em casa, como Alexa, Siri ou Google Assistente, pode configurá-la para usar a língua inglesa e praticar speaking e listening com ela, dando comandos em inglês, fazendo perguntas ou mesmo tendo breves “conversas”. 

Agora, não se esqueça de tentar evitar traduzir tudo o tempo todo, e caso não conheça uma palavra, use um dicionário de inglês com as definições em inglês. Dessa forma você conseguirá realmente compreender o significado daquela palavra e como usá-la, e não apenas saber sua tradução. Seu objetivo é usar o inglês o tempo todo, então ficar traduzindo para um idioma diferente não é o ideal.

O próximo passo é tentar usar o inglês o máximo possível. Assista a vídeos e até jogue games com áudio e legenda em inglês, ou até sem legenda, se você estiver em um nível mais avançado. 

Usamos diferentes partes do nosso cérebro para processar o inglês escrito e falado, e ao remover as legendas, você exercita o seu cérebro para isso. Além disso, não existem legendas na vida real, então isso irá te preparar para entender conversas reais.

E não se esqueça dos livros. Ler em inglês é uma ótima maneira de adquirir vocabulário e compreender a gramática enquanto se diverte e relaxa.

Também faça anotações e tente etiquetar tudo o que puder. Marque móveis e eletrodomésticos dos quais você tem dificuldade de lembrar o nome em inglês, ou até cole uma lista de palavras e frases em um local que você veja com frequência, como a porta do armário ou o espelho do banheiro. Ou ainda, tente montar uma lista de palavras relacionadas ao ambiente em cada cômodo.

Por fim, encontre alguém para aprender com você. Seja um amigo, seja um parente, é sempre mais divertido estudar quando se tem alguém para fazer isso junto, não é? E dessa forma vocês também conseguem compartilhar dicas do que aprenderam e praticar o speaking juntos. 

E aí, você vai transformar a sua casa em um ambiente imersivo?

Venha para o Yázigi!

Para aprender inglês de verdade, venha para o Yázigi, marca com mais de 70 anos de experiência e qualidade reconhecida nacionalmente. Aqui você ganha mais voz para conquistar o mundo e realizar seus sonhos! Saiba mais em: https://www.yazigi.com.br/

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning