8 DICAS PARA INCENTIVAR A CRIANÇA A APRENDER INGLÊS

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

28

MAR

Falar que a criança deve aprender inglês logo no comecinho de sua vida já é algo bem comum e que todos escutamos. Afinal, sabemos o papel fundamental que esse idioma exerce no nosso mundo, especialmente nos dias atuais. Então, aqui temos um fato: os pequenos devem se familiarizar com a língua desde cedo. 

No entanto, a prática pode ser um pouco diferente da teoria, nesse caso. Sabemos da essencialidade do aprendizado do inglês na infância. Mas afinal, como incentivar a criança a entender a importância desse tipo de conhecimento? 

Bem, podemos adiantar que esse deve ser um processo muito natural e intuitivo. Você não pode, por exemplo, começar cobrando regras gramaticais complexas para seu filho. Tudo precisa ser progressivo, gradual e, principalmente, presente no cotidiano dele. 

Portanto, para ajudar você a despertar o interesse das crianças pelo aprendizado do inglês, separamos algumas dicas de ouro. 

Siga a leitura! 

8 dicas para incentivar a criança a aprender inglês 

Lembra quando falamos acima que o aprendizado é um processo? Pois então. Como parte dessa jornada, é essencial que você tome algumas atitudes chave para manter os pequenos interessados pelo inglês. 

Confira abaixo alguns conselhos que certamente te ajudarão! 

1 - Pergunte o que seu filho aprendeu na aula 

Uma das formas mais efetivas de absorver conhecimento é externar aquilo que você aprendeu. Inclusive, muitas pessoas se desenvolvem bastante utilizando esse método. Pensando nisso, incentive seu filho a te dizer quais foram os pontos abordados na aula de inglês da semana. 

Além de fazê-lo externalizar o aprendizado e exercitar o conteúdo, você também estará mostrando para a criança que se importa com os seus avanços. 

2 - Se comunique em inglês 

Uma outra máxima do aprendizado de inglês que deve ser inserida no cotidiano de estudo da criança é: você só aprende um novo idioma praticando, falando e conversando com outras pessoas. 

Portanto, tire alguns minutinhos do dia para conversar em inglês com a criança. Mesmo que você não domine a língua, é válido adotar esse método. Primeiro, pelo fato de que estará incentivando a criança a mostrar o que aprendeu na aula. Segundo, por ajudar a desenvolver o seu próprio domínio do idioma. 

   

Aprenda gírias e expressões do dia a dia com nosso e-book. 

3 - Mantenha uma rotina de estudo 

A rotina de estudos é outro ponto fundamental e indispensável para que seu filho possa aprender inglês. Afinal, de nada vai adiantar se o único contato da criança com a matéria ensinada em sala de aula for somente na escola. 

Pensando nisso, é muito importante que você separe algumas horinhas três vezes na semana para revisar o conteúdo passado em sala de aula com seu filho. Durante esse tempo, realize tarefas de casa, faça revisões, estude e converse em inglês. 

4 - Use jogos 

Vamos combinar: uma coisa que os pequenos simplesmente amam são os jogos, não é mesmo? Bem, que tal usar isso ao seu favor? Certamente adotá-los como ferramentas para a criança aprender inglês é uma das estratégias mais assertivas e divertidas que você pode tomar. 

Pensando nisso, adicione o idioma em seus jogos favoritos. Se seu filho ama jogar no celular, por exemplo, mude o idioma para que a gameplay seja totalmente em inglês. Assim, ele estará aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo. Quer coisa melhor do que isso? 

  

Leia também: Como aprender inglês com videogame. 

5 - Apresente livros no idioma original 

Ah, a magia da leitura! Esse universo tão amplo da literatura também pode ser um grande impulsionador para o gosto da criança pelo inglês. Afinal, o que não faltam por aí são sagas literárias apaixonantes e cativantes que certamente seus filhos irão se encantar (assim como gerações anteriores também se encantaram). 

Percy Jackson, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, enfim, existem muitas séries de livros que inserem a criança dentro de um universo mágico e fantástico. Quando essa imersão acontece em inglês, o aprendizado será ainda mais profundo e imersivo. 

6 - Assistam filmes juntos 

Já que tocamos no assunto “arte” citando a leitura, que tal trazer o aprendizado do inglês para o campo audiovisual? Outro aliado fantástico para o ensino é o cinema, uma das ferramentas mais poderosas para passar conhecimento divertindo. Sendo assim, nossa dica é que você substitua alguns filmes dublados por suas versões em inglês. 

Não precisa exagerar e assistir tudo legendado (ou até mesmo sem legenda), pois seu filho pode acabar enjoando e desanimando. Mas aos pouquinhos vá inserindo um título aqui, outro ali. Quando você perceber, até mesmo a preferência da criança será ver filmes no idioma original. 

7 - Cante bastante! 

Bem, citamos literatura e cinema. Simplesmente não podemos ignorar outra arte importantíssima para seu filho aprender inglês: a música. E cantar, além de ajudá-lo a identificar palavras novas e treinar seu listening, também irá auxiliar em outras questões, como a pronúncia, por exemplo. 

Pensando nisso, a dica é separar algumas músicas que seu filho ama e cantar com ele. Não tenha vergonha, solte sua voz e seja feliz! 

8 - Sem pressões excessivas 

Você gosta de fazer as coisas sob pressão? Como se estivesse sendo obrigado a isso? Muito provavelmente a resposta foi “não”. Pois então, os pequenos menos ainda. Lembre-se: eles são só crianças que pensam em brincadeiras e diversões praticamente durante todo o dia. 

Sendo assim, tente levar o aprendizado do inglês de maneira mais fluida, espontânea e natural possível. Se o seu filho não estiver em um dia bom, dê uma folga. Seja flexível. Pode ter certeza que ele renderá muito mais quando acordar empolgado. 

Conheça o Yázigi! 

O Yázigi é um curso de idiomas que sabe muito bem como é fundamental o aprendizado de inglês na infância. No entanto, o nosso diferencial está em um ponto: sabemos também que o ensino para os pequenos deve ser feito de uma maneira especial, considerando a fase de vida que eles estão passando. 

Dessa forma, toda a nossa metodologia infantil é baseada em um ensino divertido, natural e que traga a criança para a sala de aula. É a boa e velha máxima do “aprender se divertindo”. 

Quer mais dicas como essa? Acesse o nosso blog e seja você também um cidadão do mundo! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning