6 DICAS PARA TER SUCESSO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO EM INGLÊS

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

14

AGO

Participar de uma entrevista de emprego mexe com a ansiedade e os nervos de qualquer pessoa, não é mesmo? Esse é o momento em que, em poucos minutos, você precisa contar suas experiências profissionais e se mostrar a pessoa ideal para assumir o cargo proposto. Quando a entrevista é feita em inglês, o nível de tensão pode ser ainda maior, já que você deve compreender o que está sendo dito e responder tudo em outra língua. Para te ajudar a se dar bem durante a entrevista em inglês, te daremos dicas para enfrentar esse momento. Confira!

1 - Coloque seu inglês em dia

Para alcançar um nível de inglês ideal, o essencial é que o idioma faça parte do seu dia a dia para que você não se esqueça de algumas informações básicas a respeito da gramática e das regras da língua. Porém, na correria do cotidiano, pode ser que alguns detalhes da língua inglesa se percam. Por isso, antes da entrevista, separe um tempo para relembrar essas informações mais precisas. 

Faça esse exercício com tempo para que você possa tirar as suas dúvidas e consultar seus livros de inglês. Portanto, não deixe para a última hora, pois isso pode prejudicar o seu desempenho na entrevista de emprego.

2 - Treine a sua pronúncia

É natural que o nervosismo atrapalhe um pouco a sua dicção durante a entrevista de emprego feita em português, então, quando ela é feita em inglês, o cuidado com a sua pronúncia deve ser ainda maior, já que você se comunicará em um idioma diferente do que está acostumado. Sendo assim, não hesite em treinar a pronúncia de algumas palavras em inglês para não travar no momento da conversa com os examinadores.

Faça uma lista com os termos e as frases mais comuns em um diálogo em inglês e repita-os até se sentir confiante de que conseguirá pronunciá-los sem errar. Duas maneiras como você pode fazer esse exercício são: treinando em frente ao espelho, para se ver falando e prestar atenção ao movimento da sua boca e língua; e gravando áudios dizendo as palavras para que depois você possa ouvir a sua pronúncia dos termos repetidas vezes.

3 - Conheça mais sobre a sua área em inglês

Você precisa estar preparado para quando for dialogar em inglês sobre assuntos específicos da sua área de atuação. Nesse sentido, é melhor aprender alguns termos e expressões que podem ser usados durante a entrevista, uma vez que muitas profissões usam determinadas palavras em inglês no cotidiano do trabalho.

Uma forma de fazer isso é, no momento em que estiver praticando a sua pronúncia, como citamos no tópico anterior, separar também essas palavras-chave relacionadas à sua profissão para não ser pego desprevenido.

4 - Se não entender, peça para repetirem 

Os recrutadores sabem que, no momento de uma entrevista de emprego, algumas pessoas podem ser prejudicadas pela ansiedade e pelo nervosismo. Então, caso não entenda alguma palavra ou pergunta devido a isso, peça para que repitam para que você não responda algo errado ou pareça não ter conhecimento do idioma. 

Mas atenção! Isso não pode ser uma artimanha para tentar ganhar tempo ou desfocar os recrutadores; afinal, eles têm experiência e sabem quando um candidato está só enrolando. 

5 - Fale o essencial

Não há necessidade de relatar tudo sobre a sua vida para o entrevistador. Afinal, o que mais interessa são seus feitos profissionais. Portanto, filtre o que vai falar para não passar alguma informação desnecessária para a ocasião, e foque no que realmente vai contar pontos a favor da sua aprovação. 

Atente também ao fato de que você não precisa falar todas as informações do seu currículo novamente, pois os recrutadores já tiveram acesso a ele. Procure complementar esses dados e, para ficar preparado, treine o que falar contando para uma pessoa próxima as suas experiências profissionais em inglês para ver se ela compreende, por exemplo.

6 - Conheça algumas perguntas básicas de uma entrevista

É comum que algumas perguntas de entrevistas de emprego sejam iguais e clichês, e isso facilita na hora de se preparar para respondê-las, tanto em português quanto em inglês. Procure pensar na base da sua resposta, mas tome cuidado para não ficar engessado em uma resposta e parecer um robô durante a entrevista. 

Tenha em mente também que, por mais amplas que as perguntas possam ser, o recrutador está interessado em te conhecer de verdade, por isso não invente uma resposta apenas para impressioná-lo.

A seguir, separamos cinco perguntas muito comuns em entrevistas de emprego em inglês para você treinar as suas respostas. Veja:

So, tell me about yourself...

Why did you leave your last company/position?

Why are you interested in this position/job

Why do you think you are the best candidate for this position?

Where do you see yourself in … years?

E aí, está mais preparado para uma entrevista de emprego em inglês? Se você tiver o idioma na ponta da língua, será muito mais fácil ter sucesso quando for passar por esse momento. Por isso, não deixe de estudar todos os dias! Quer mais dicas de inglês sobre o mercado de trabalho? Então visite o blog do Yázigi e confira os nossos materiais.

Como ter uma conversa profissional em inglês?

5 dicas para criar um perfil em inglês no LinkedIn

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning