14 PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTAS DE EMPREGO EM INGLÊS

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

11

SET

Uma entrevista de emprego é um momento de muitos sentimentos e expectativas do que vai acontecer no futuro. Em algumas empresas, e dependendo do processo seletivo de que você está participando, a entrevista pode ter parte em inglês ou pode ser toda na língua. Por ser um outro idioma, o nervosismo pode ser ainda maior, mas preparamos este artigo para te ajudar!

Esse é um ótimo momento para você mostrar o seu conhecimento do idioma! Essas questões geralmente seguem os padrões do que é falado em português mesmo, então você não precisar pensar em respostas muito mirabolantes, ok? Assim, o inglês também fluirá melhor! Existem algumas perguntas que são mais comuns de serem feitas pelos recrutadores durante a entrevista. Confira quais são elas abaixo e como se sair bem nas respostas!

1. Tell me about yourself.

Não é uma pergunta, mas é muito comum pedirem para você se apresentar. A principal dica é ser direto. Evite respostas muito longas ou com informações que já são conhecidas. Você pode treinar essa antes de fazer a entrevista, escrevendo um pequeno resumo sobre você em inglês. 

2. Why are you interested in this job?

Umas das questões iniciais e mais comuns durante uma entrevista, já que o entrevistador está curioso para saber os motivos que o levaram a se candidatar à vaga. Lembre-se das razões que o atraíram para aquele processo seletivo, levando em conta as suas metas e motivações profissionais, não apenas pontos como benefícios ou salário. 

3. What are your career goals? What are you looking for?

Para essa questão, dê uma resposta focada nas expectativas que você tem sobre a sua carreira. Diga aonde você quer chegar como profissional, quais os sonhos que você quer realizar e quais os passos que você dará para aprimorar a sua carreira. Você pode falar que busca certa flexibilidade no trabalho, que pretende morar em outro país por um tempo ou que sonha em ser um líder, por exemplo.

4. What salary range are you looking for?

Essa é uma etapa importante para os candidatos, mas também delicada: falar sobre salário. É natural que essa pergunta apareça, por isso a dica é pesquisar a faixa salarial da vaga no mercado de trabalho. Você pode sinalizar que está disposto a negociar os valores. Não se esqueça de considerar as suas necessidades e os investimentos que fará ao longo dos anos para se tornar um profissional cada vez melhor. 

5. What are your best qualities as a professional?

Essa é uma pergunta que complementa muito bem a questão acima, afinal você irá valorizar as suas qualidades como profissional e como pessoa, e isso influencia no seu desempenho no ambiente de trabalho. 

É legal pensar na resposta para essa pergunta com antecedência para não se perder ou não se esquecer de enfatizar algo sobre você que deve ser dito! Um detalhe importante é sempre falar com um tom humilde e ser sincero, sem se fazer de superior ou inventar o que não sabe, combinado?

6. What is success for you?

Durante a entrevista podem ser feitas perguntas mais abertas, que envolvem não apenas assuntos sobre você, mas também sobre a sua visão geral sobre o mundo e o mercado de trabalho. Isso vai ajudar os recrutadores a entender o seu perfil e as suas visões, valores, opiniões e ideais. Tome um tempinho para pensar sobre o que quer falar e tenha calma para responder em inglês com certa objetividade, assim você não corre o risco de se enrolar com o conteúdo da resposta e nem com o idioma.

Conte sobre a sua formação, o que viveu durante a faculdade, onde trabalhou, entre outras experiências que já teve e que podem acrescentar no âmbito profissional. Sobre as suas características, diga apenas as mais relevantes e que podem ser um diferencial para a vaga. 

7. Are you satisfied with your career to date?

Quando essa questão for feita, aproveite para abordar brevemente sobre as suas experiências e formações acadêmicas, sobre como elas o ajudaram a chegar aonde está e quais os conhecimentos adquiridos até então. Comente também as suas vivências profissionais e como elas foram importantes para você evoluir com o passar do tempo.

8. What are your strengths? What are your greatest weaknesses?

Essas duas perguntas geralmente são feitas em conjunto para os candidatos e são bem comuns, por isso esteja preparado! Na sua resposta, descreva quais são as suas qualidades, no que você é bom profissionalmente e onde as suas fraquezas podem surgir no cotidiano. 

Uma dica é dar um exemplo de cada uma das situações. Destacar a sua organização, por exemplo, e quando ela foi benéfica para o seu perfil profissional, é uma boa opção. Ao abordar as fraquezas, seja sincero e diga como você se esforça para melhorá-las! 

9. Where do you see yourself in __ years?

Essa é uma questão para ser mais pé no chão. Mesmo que daqui a alguns anos você queira realizar inúmeros sonhos pessoais, só mencione aqueles que podem agregar à sua profissão, como um intercâmbio. Os recrutadores estão mais interessados em saber quais as metas profissionais que você quer alcançar em um determinado período. Por exemplo, diga como você se vê dentro da empresa, qual cargo você quer ocupar, entre outras projeções. 

10. Why do you think you are the best candidate for this position?/Why should we hire you?

Ao responder a essa pergunta, você deve ser objetivo, sincero e estratégico. Cite os principais motivos que te fazem acreditar que você é o candidato ideal para estar naquela vaga, fale sobre os seus diferenciais e como você encara desafios. 

Esse também é um bom caso para ilustrar com exemplos, além de ser interessante entender os posicionamentos da empresa no mercado de trabalho, direcionando para como você se encaixa e pode acrescentar ao time. 

11. Why do you want to leave your current job?

Se você está empregado atualmente, os recrutadores podem perguntar os motivos pelos quais você quer mudar de emprego. Seja sincero, mas com cautela, sem muitas reclamações! Você pode falar que quer novos desafios e experiências para agregar à sua carreira, por exemplo.

12 What is your opinion about ____?

Os recrutadores podem perguntar a sua opinião sobre determinados assuntos, como política, economia, mercado de trabalho, questões sociais etc., não apenas sobre a sua área profissional, mas no geral. Por isso, pense bem antes de falar o seu posicionamento sobre algo e seja claro!

13. What do you know about this company?

Na entrevista você também pode ser questionado sobre o quanto você conhece da empresa. Claro que você não precisa saber tudo nos mínimos detalhes, mas é importante saber a área de atuação no mercado de trabalho, um pouco da história, quais são os concorrentes e outras informações que você geralmente encontra no site da empresa. 

14. Do you want to ask any questions?

Essa pergunta pode ser feita ao término da entrevista, mas nada impede que apareça em outro momento. Aproveite para tirar dúvidas sobre o trabalho ou para falar de algo sobre você que não foi abordado antes. Agradeça pelo espaço que está sendo dado para você e faça as suas perguntas em inglês. 

Essas são as principais perguntas em inglês que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego. Aproveite as dicas que demos para estar preparado e conquistar o trabalho dos seus sonhos! Acompanhe o blog do Yázigi para ver mais conteúdos sobre carreira:

5 dicas para criar um perfil em inglês no linkedIn

6 dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego em inglês

Venha para o Yázigi!

Quer aprender um novo idioma? Conheça os cursos de inglês do Yázigi. Nós pensamos como você! Escolha a unidade mais próxima, junte-se a nós e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning