13 MANEIRAS DE FALAR "EU NÃO SEI" EM INGLÊS

YZG | Inglês
Campanha 70 anos

18

NOV

Você já deve ter visto em filmes, séries, livros e conversas em inglês que não existe apenas uma maneira para expressar a ideia de que você não sabe alguma coisa. Dependendo da situação em que você está, é possível usar frases mais ou menos formais.

No texto de hoje, você conhecerá algumas dessas possibilidades para poder aumentar o seu vocabulário e expandir o seu conhecimento de inglês. Are you ready? Let's go!

1 - I don't know

A maneira mais conhecida para se dizer que não sabe algo é a frase "I don't know”. Ela pode aparecer tanto em contextos formais quanto informais. Mas caso você esteja em uma situação extremamente formal, sugerimos que use outras formas, que vamos te mostrar mais à frente neste texto.

É comum ler em mensagens de texto entre amigos e familiares a abreviação IDK. Ela significa "I don't know". Portanto, você pode usá-la com pessoas com quem tenha mais intimidade.

2 - I have no idea

Uma frase que se encaixa no contexto de não saber a resposta para uma pergunta é "I have no idea", que equivale ao nosso "eu não tenho ideia". Por ser uma linguagem mais informal, tome cuidado com a situação em que você irá usá-la. 

3 - I don't have a clue

Essa é outra opção informal, que se assemelha ao nosso "eu não faço nem ideia". Ela pode ser aplicada quando você não tiver nenhuma pista sobre a resposta para a pergunta que lhe foi feita.

4 - Now you got me

Uma resposta que pode ter até um leve toque de humor é "now you got me", que se assemelha a "agora você me pegou", usada em português. Essa frase informal pode ser utilizada quando te fizerem uma pergunta repentina ou quando você é pego desprevenido.

5 - How should I know?

Essa é uma maneira mais ríspida e informal de dizer que não sabe como responder algum questionamento. Em português, essa frase equivale a "como eu vou saber?". Tome cuidado para não ofender alguém quando utilizar essa resposta.

6 - I don't have the slightest idea

Sabe quando caímos de paraquedas em um assunto, não sabemos nada a respeito dele e ainda assim alguém nos pergunta algo relacionado? Pois é, a frase "I don't have the slightest idea" cabe perfeitamente nessa situação. Ela é informal e se assemelha a "não tenho a mínima ideia", que falamos em português.

7 - Who knows?

Outro modo informal de se dizer que não sabe a resposta é "who knows?". Em português se assemelha a "quem sabe?" ou "quem vai saber?" e geralmente é usada quando não se tem o menor domínio para responder ao que foi perguntado.

8 - Beats me!

Para fechar a nossa lista de maneiras informais, te apresentamos "(it)beats me!". Na nossa linguagem cotidiana, associamos a "sei lá", por isso deve ser dito para pessoas com quem você tenha intimidade. Então, nada de usar em uma reunião profissional, combinado?

9 - I'm not sure

Partindo para uma linguagem mais neutra, a frase "I'm not sure" se encaixa perfeitamente em situações em que você não deseja explicitar que não possui a resposta para o que foi perguntado. Em português, essa frase corresponde a "eu não tenho certeza".

10 - I can't remember

Seguindo a mesma linha de pensamento do item anterior, "I can't remember" é o mesmo que "eu não me lembro", e pode ser a frase ideal para usar quando você não deseja dizer que não sabe algo logo de cara.

11 - Let me find out for you

"Vou descobrir para você". Essa é uma boa maneira de dizer formalmente que, no momento da fala, você não tem a resposta, mas irá buscá-la e dará um retorno.

12 - What I do know is...

E quando você sabe responder parcialmente a uma pergunta? Em inglês, você poderá usar a frase "what I do know is...", que significa "o que eu sei é que...". Dessa maneira é possível deixar claro que essa não é uma resposta completa sobre o tema questionado.

13 - I'm not the best person to answer that

Finalizando nossa lista com as maneiras mais formais de dizer que não se sabe algo, temos a frase "I'm not the best person to answer that", que se assemelha a "eu não sou a melhor pessoa para responder isso". Essa é uma forma de você afirmar que não sabe e sugerir que a pergunta seja feita a alguém mais capacitado para respondê-la.

Nossa, você já conhecia todas essas maneiras de dizer "eu não sei" em inglês? A língua inglesa é bastante versátil nesse sentido e nos possibilita expressar uma mesma ideia de formas diferentes.

Quer conhecer mais sobre o idioma? Acesse o blog do Yázigi e aprenda muito mais.

Quais as diferenças entre bathroom, restroom, toilet e washroom no inglês?

Como usar as expressões "at the beginning (of)" e "in the beginning"?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning