TRABALHAR NO EXTERIOR: COMO SE PREPARAR PARA ISSO?

YZG | Geral
Campanha 70 anos

01

OUT

Para muitos brasileiros, trabalhar no exterior representa a realização de um sonho. E existem vários motivos para isso, desde os ganhos financeiros até o contato com outra cultura.

Se você também pensa nisso, saiba que é possível, mas é preciso estar preparado para aproveitar a oportunidade no momento em que ela surgir.

Confira algumas dicas para começar essa preparação para trabalhar no exterior hoje mesmo!

Conhecer melhor o país escolhido

Se você quer trabalhar no exterior, provavelmente tem um ou dois destinos em mente.

Os Estados Unidos são muito desejados, mas também há brasileiros interessados no Canadá, na Europa, na Ásia, na Oceania e até mesmo na África.

Independentemente do país de sua escolha, busque saber mais sobre ele.

É importante entender desde aspectos práticos, como a moeda e o fuso horário, até questões culturais que podem afetar a adaptação.

Procure conhecer os costumes e as tradições do país. Assim, você conseguirá se integrar melhor no local escolhido.

>> Leia também: Inglês para viagens: o que você precisa saber?

Pesquisar as possibilidades de trabalho

Em seguida, você precisa descobrir quais são as alternativas disponíveis no país para o qual deseja se mudar.

Quando falamos em trabalhar no exterior, a imagem que vem mais rapidamente à memória é o au pair — um programa para cuidar de crianças temporariamente — ou outros trabalhos simples.

No entanto, existem oportunidades em áreas e cargos complexos em qualquer parte do mundo. Você pode pesquisar vagas e participar dos processos seletivos que aceitem candidatos estrangeiros.

Uma grande vantagem é que, se aprovado, provavelmente receberá apoio da empresa em todo o processo de migração.

Traçar um planejamento

Se você já se candidata a vagas, a oportunidade para trabalhar no exterior pode surgir a qualquer momento. Então, trace um plano para a "hora H".

É preciso contar com um passaporte válido e dinheiro suficiente reservado para a viagem e a mudança. Também é importante ter ao menos ideia de onde gostaria de morar.

Além disso, pense em como vai lidar com seus vínculos com o Brasil.

Por exemplo, como você pretende encerrar compromissos como faculdade, emprego ou aluguel? E com que frequência poderá visitar sua família?

Preparar-se psicologicamente

Trabalhar no exterior pode ser a realização de um sonho, mas existem alguns aspectos dessa transição que causam grande pressão psicológica.

Estar longe de familiares e amigos em um lugar desconhecido, por exemplo, tende a gerar a sensação de isolamento.

Algumas pessoas que conseguem viajar para o exterior chegam a desistir dos planos após poucas semanas por causa da dificuldade de adaptação.

Para não enfrentar essa situação, é preciso se preparar psicologicamente.

Entenda que essa é uma grande mudança e que nem tudo será perfeito no começo, mas que você vai se acostumar à sua nova casa com o tempo.

Falar mais de uma língua

Saber outro idioma é fundamental para quem deseja construir uma carreira no exterior.

Mesmo que você escolha um país onde a língua oficial é o português, o domínio de outra língua pode ser um fator decisivo para conquistar uma vaga.

O inglês, é claro, é a primeira escolha. Afinal, é o idioma de comunicação internacional. Ainda que você vá para a China, vai conseguir se comunicar por lá com ele.

Portanto, se já estabeleceu que trabalhar no exterior é um objetivo sério na sua vida, não demore para começar a aprender a língua inglesa.

Quanto antes você der o primeiro passo, melhor será o seu domínio do idioma na hora da mudança. Isso pode fazer uma grande diferença para que sua experiência de adaptação seja rápida e positiva.

Fazer os trâmites legais para trabalhar no exterior

Esse aspecto já foi comentado brevemente no tópico sobre planejamento, mas é tão importante que merece ser abordado de maneira individual.

Para viajar, você vai precisar de um passaporte válido. A emissão desse documento, que deve ser solicitado à Polícia Federal, pode levar dias ou até mesmo semanas.

Além disso, alguns países exigem visto para a entrada. E existem várias categorias, inclusive aquelas específicas para fins de trabalho.

Portanto, você precisa entender quais são as exigências do país escolhido e os procedimentos para atender a elas.

Isso não significa que vai conseguir adiantar todos os trâmites legais. Porém, quanto melhor informado estiver, mais fácil será realizá-los quando chegar o momento certo.

Agora você já sabe como se preparar! Então, que tal dar o primeiro passo? Conheça os cursos de inglês do Yázigi e domine o idioma estrangeiro que abre as portas para trabalhar no exterior!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning