QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA PROGRAMAÇÃO?

YZG | Geral
Campanha 70 anos

17

FEV

A área de programação já não é novidade no mercado, mas não é por isso que deixou de ser uma carreira tentadora e cheia de oportunidades. A mudança, no entanto, está na relação das crianças com essa atividade. Isso mesmo! Muitas escolas e instituições de ensino aderiram ao ensino de conceitos básicos de programação para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos seus alunos. 

Para você conhecer mais sobre esse segmento de aprendizado e profissional, vamos te contar neste texto alguns dos principais conceitos que regem essa área. Fique conosco e confira!

O que é programação?

O conceito mais básico, e que deve ser pontuado para os estudantes, é o que, de fato, é a programação. Esse termo se refere a uma atividade de planejamento, elaboração, escrita e desenvolvimento de programas, seja de computadores, seja de tablets, celulares ou outros equipamentos eletrônicos.

O programador é o responsável por escrever as ações que determinado programa ou plataforma deverá realizar. Por isso, ele precisa pensar em todas as possibilidades que o usuário poderá executar. 

As linguagens de programação

Para que o programador tenha êxito na sua tarefa, ele deve escrever o passo a passo dos hardwares e softwares em uma linguagem específica. 

Essas linguagens podem ser diversas, e cada programador tem a sua preferida. Mas entre as mais comuns, estão a “C#” e a “Java”. Elas foram desenvolvidas para facilitar e padronizar os comandos. Dessa forma, é possível ganhar tempo e agilizar todo o processo de programação.

O código-fonte

Outro conceito importantíssimo para executar um serviço de qualidade é ter o conhecimento adequado sobre o código-fonte. De maneira resumida, esse termo se refere à forma como a máquina vai interpretar os comandos programados por meio das linguagens que citamos no tópico anterior.

Caso haja erros na hora da programação, o código-fonte apresentará problemas de execução das funções desejadas. Por isso, ele é importante para detectar equívocos durante todo o processo de elaboração do material.

Programação na infância

É claro que esses conceitos são mais amplos e exigem anos de estudo e prática, mas a inserção desse aprendizado no cotidiano extracurricular dos alunos gera bons resultados para o desenvolvimento deles de forma geral.

Faz parte da realidade da profissão de programador lidar com a lógica, com o planejamento e com o cálculo. Essas concepções estão fortemente atreladas ao campo da matemática, disciplina muito temida pelos estudantes. Portanto, essa abordagem diferenciada contribui para que os jovens percam esse receio e se aproximem das matérias de exatas.

Os benefícios em relação à vivência socioemocional também são destacados nas aulas de programação. Nelas, os alunos aprendem a lidar de forma mais leve com a frustração, já que nem sempre o resultado será aquele que foi planejado. 

Além disso, destacamos a experiência de realizar trabalhos em grupo e de aprender a lidar com diferentes tipos de pensamento, o que incita o respeito e a cooperação entre os colegas.

Conclusão

A área de programação está bem estabelecida no mercado, mas as constantes inovações tecnológicas exigem que os profissionais estejam sempre antenados às novidades e busquem conhecer formas mais modernas de programar e de resolver possíveis problemas na execução dos programas e nas plataformas.

Para as crianças, essa é uma forma de aprender novos conceitos desde cedo, que resultarão em bons frutos, tanto em sua vida profissional quanto na pessoal.

Que tal ler mais alguns textos do blog do Yázigi? Acesse e confira! 

O que é aprendizagem criativa?

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning