29
MAR
Os profissionais de alto desempenho geralmente medem, quantificam e acompanham seu progresso de várias maneiras. Cada pequena medição fornece informações preciosas sobre como ele pode mudar pontos indesejados ou incorporar novos elementos a sua performance. Em linhas gerais, essa ideia expressa o que está por trás do habit tracking.
Para quem nunca ouviu falar no termo, habit tracking é uma ferramenta muito utilizada para controle e registro de hábitos. Tal controle serve tanto para o desenvolvimento de novos hábitos que gostaríamos de incorporar a nossa rotina quanto para acompanharmos a nossa evolução em determinados segmentos da vida.
Para que tudo fique mais claro, suponhamos que você tenha começado a se exercitar há vários meses, mas sem ter chegado à consistência desejada nesta atividade. Para melhor compreender a dinâmica deste hábito em formação, você simplesmente passa a registrar o número de vezes em que o realizou durante determinado período de referência.
Esse registro passa a funcionar como uma espécie de feedback imediato em relação a sua execução. Tal informação pode ser utilizada como motivação para continuar progredindo ou para mudar algo que não está dando certo.
Neste artigo, nos aprofundamos na discussão sobre o habit tracking e seu funcionamento. Continue a leitura para saber mais.
Como já mencionado, o habit tracking é uma maneira simples de mensurar a incorporação de um hábito a sua rotina.
O formato mais básico é utilizar um calendário e riscar cada dia que você seguir com sua rotina. Por exemplo, se você meditar na segunda, quarta e sexta-feira, cada uma dessas datas recebe um “x”. À medida que o tempo passa, o calendário se torna um registro de sua sequência de hábitos.
Nesse sentido, várias outras abordagens podem ser utilizadas, como um checklist com os dias ou um app próprio para esse fim.
Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que o habit tracking é uma ferramenta poderosa por três razões:
?Como aprender inglês com vídeos e podcasts
Vejamos, então, como cada uma das vantagens listadas podem ser percebidas na prática.
O rastreamento de hábitos constrói naturalmente uma série de pistas visuais. Quando você olhar para o calendário e ver sua sequência, será lembrado de agir novamente.
Pesquisas realizadas na área demonstram que as pessoas que acompanham seu progresso em objetivos como perder peso, parar de fumar, aprender um novo idioma e reduzir a pressão arterial têm maior probabilidade de melhorar no que se propõem a fazer em relação àquelas que não utilizam nenhum tipo de controle. Na prática, isso significa que um simples rastreador de hábitos é uma maneira simples de despertar seu desejo de mudança.
A forma mais eficaz de motivação é o progresso. Quando recebemos um sinal de que estamos avançando, ficamos mais motivados a continuar nesse caminho. Dessa forma, o habit tracking pode ter um efeito viciante em termos de engajamento. Cada pequena vitória alimenta seu desejo.
O rastreamento de hábitos fornece uma prova visual de seu trabalho árduo - um lembrete sutil de quão longe você chegou. Ao mesmo tempo, a visualização de um quadro vazio todas as manhãs pode motivá-lo a começar.
Por fim, o habit tracking pode ser encarado como algo gratificante. Afinal, é muito satisfatório riscar um item de sua lista de tarefas, concluir uma entrada em seu registro de exercícios ou marcar um “x” no calendário responsável por demonstrar que algo está feito.
O rastreamento de hábitos também ajuda lidar com os desafios da mudança: você está focado no processo e não no resultado. Por exemplo, você não está focado em falar inglês fluente de cara, você está apenas tentando manter a sequência de estudos viva e se tornar o tipo de pessoa que entrega o que se propõe a fazer.
Conheça 11 passos para alcançar a fluência em inglês
Todos os benefícios apresentados até aqui são ótimos, mas recomendamos que você comece a rastrear seus hábitos por tarefas pequenas e que defina serem prioridades.
Tenha em vista que o habit tracking pode ser uma ferramenta capaz de rastrear hábitos que você tem dificuldades para incorporar a sua rotina. Outra possibilidade é utilizá-lo para monitorar novos hábitos considerados desafiadores ou que você tende a esquecer.
Não podemos nos esquecer que para que algo se tornar verdadeiramente habitual, você precisa repeti-lo com frequência. O resultado é incorporação da tarefa desejada a sua rotina com uma certa naturalidade.
E agora que você já sabe tudo sobre habit tracking, convidamos você a conferir mais um conteúdo publicado em nosso blog. Desta vez, falamos sobre como se expressar em situações rotineiras para você aprender algumas "common expressions" em inglês.