COMO GERENCIAR UMA FRANQUIA

YZG | Geral
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18

AGO

Se você é um empreendedor que possui uma franquia, já deve ter parado para pensar qual a necessidade do seu público, não é mesmo?! Nesses momentos de observação e reflexão sobre a empresa acabamos ficando com muitas dúvidas.

Pensando nisso, preparamos um guia interativo para você, que procura dicas de empreendedorismo e de como gerenciar uma franquia.

6 pontos cruciais para gerenciar uma franquia de sucesso

Para ser um empreendedor bem sucedido não existe uma única receita simples ou passo-a-passo que devemos seguir. A linha de chegada desejada é bem possível de alcançar, mas com trabalho, dedicação e estudo.

Porém há sim dicas de empreendedorismo que você pode adotar em sua gestão para conquistar uma franquia lucrativa. E alguns pontos são essenciais para gerenciar um negócio.

Com eles, são altas as chances de você ter uma escola bem administrada e com rumo a se tornar uma grande empresa. Esses pontos são:

  • Finanças
  • Marketing
  • CRM
  • Lucratividade
  • Planejamento estratégico
  • RH

Agora é hora de trazer uma explicação mais detalhada sobre cada um destes pontos, levando em consideração o dia-a-dia de um estabelecimento comercial.

Navegue pela imagem abaixo clicando em cada ponto para saber mais sobre os pontos necessários para uma gestão do negócio:

A importância do gerenciamento de finanças nas franquias

Como falar em empreender e não levar em consideração as finanças? O setor financeiro possui um trabalho super importante em uma empresa ou comércio. A função dele é gerir o patrimônio do empreendimento, avaliando lucros, custos e muito mais.

É preciso ter controle do que entra de dinheiro em sua escola e também do quanto sai, do que é necessário e o que não é, de investimentos para o futuro. Essas e outras responsabilidades são o que garantem a sua sustentabilidade a longo prazo.

Marketing estratégico para seu negócio

O marketing tem uma participação estratégica na rotina da empresa, especialmente na captação e retenção de clientes. O setor tem a incumbência de conhecer e definir o público-alvo para acertar a linguagem e a comunicação da empresa com ele.

É dele a responsabilidade de criar estratégias eficientes de comunicação que disseminem a mensagem e cultura da franquia para conquistar e fidelizar clientes.

O CRM nas franquias

Assim como o marketing, o CRM (Customer Relationship Management, em inglês) trabalha para iniciar, aumentar, estreitar e prolongar a relação com o cliente. Seja através de um email enviado, uma mensagem de texto e diversas outras ferramentas que fazem parte do processo de venda.

O CRM fortalece os vínculos entre a marca e o consumidor, para oferecer os produtos e serviços que eles precisam, do jeito que eles querem, e na hora certa.

  

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Como alcançar a lucratividade

A lucratividade é um dos principais alvos de todo empreendimento. Logicamente, a entrada de dinheiro no caixa da empresa precisa, obrigatoriamente, ser maior que a saída. Somente quando os rendimentos são maiores que as despesas é que o empreendedor alcança a lucratividade e a sustentabilidade comercial.

E para isso é preciso ter um trabalho em conjunto de todos os pontos citados anteriormente. Como uma organização financeira, um planejamento a longo prazo e um esforço de comunicação para expandir a franquia na mente do consumidor.

Planejamento estratégico de uma franquia

O estabelecimento e a definição das metas da empresa são o ponto-chave do planejamento estratégico. Com ele, passa-se pela alocação de recursos financeiros, o estabelecimento de estratégias, a definição de profissionais e equipes responsáveis, o empreendimento de ações e a mobilização de recursos humanos, financeiros e outros ativos.

E tudo isso deve estar alinhado com os objetivos e metas da franqueadora e ser acompanhado frequentemente para que ao longo do caminho ajustes e ações possam ser feitos.

A estruturação do RH

A contratação de profissionais de excelência, que tenham fit com a empresa tem como objetivo criar um time que esteja alinhado à cultura da organização. Na rotina de uma escola de idiomas, é onde fortalecimento de vínculos ocorre entre direção e professores, coordenadores e secretárias, dos mais antigos gestores aos recém-chegados colaboradores.

Fato é que empreender e gerenciar uma franquia requer dedicação, trabalho, estudo e boa comunicação. E assim você conseguirá conquistar o sucesso no seu negócio e fazer valer a pena.

É necessário cuidar das estratégias da sua empresa, do caixa, dos clientes, das pessoas que trabalham com você e da sua relação com a franquia.

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