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Conquistar a vaga dos sonhos no concorrido mercado de trabalho, exige além de especializações e habilidades: um bom e atraente currículo.
Um currículo bem-feito e com as informações certas ajuda você a se destacar entre os demais candidatos, ou seja, o coloca a um passo à frente para chegar no objetivo final.
Porém, montar um currículo bem estruturado e que seja capaz de chamar a atenção dos recrutadores, não é uma tarefa fácil e simples para muitas pessoas.
Para ter sucesso nessa missão é preciso saber quais dados são relevantes, quais são dispensáveis e como não parecer genérico e mais um entre tantos no final das contas.
Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que você possa estruturar de maneira correta seu currículo e destacá-lo nos processos seletivos. Confira!
Um bom currículo deve ser um resumo da sua trajetória profissional, ou no caso de pessoas recém-formadas, um copilado das suas especializações e atuação em estágios.
O que vai chamar atenção do recrutador não é se você tem 20 experiências anteriores ou 1, mas sim o seu perfil para o cargo pretendido.
Logo, abandone a ideia de ter um currículo genérico para toda e qualquer vaga que surgir na sua frente.
Para vagas onde o contato é feito através de e-mails, personalize o currículo conforme o cargo pretendido e, claro, use uma linguagem que se encaixe na persona da empresa solicitante.
Incorpore o perfil de profissional que o recrutador está buscando. Mas como saber qual é tal perfil? Ora, pela descrição da vaga e pelo comportamento da empresa nas redes.
Pesquise no site da empresa seu histórico, sua missão e analise com calma o perfil corporativo que ela passa. Busque informações nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) antes de enviar seu currículo.
Se a empresa tem uma postura mais formal e fechada, então, você deve montar um documento nesses moldes.
Já para empresas que fazem uso de uma linguagem mais solta e informal (bem comum entre startups, agências de marketing e comunicação), você pode ser mais criativo e até enviar uma carta de apresentação num tom um pouco mais descolado.
Já para currículos online em plataformas diversas e, principalmente, no LinkedIn, a dica é: monte um perfil focado na área que você deseja alcançar.
Qual sua especialidade profissional? Qual seu objetivo? Com o que você pretende trabalhar?
Foque nessas respostas, monte sua apresentação e currículo online bem direcionado para quem você é dentro do mercado de trabalho. Não seja genérico.
É importante que quando um recrutador olhar a sua página ele saiba exatamente o tipo de profissional que você é, quais são suas habilidades, no que você se destaca e onde você pode se encaixar dentro da empresa.
Sabendo isso, vamos agora descobrir quais informações seu currículo precisa ter!
Nome, idade, telefone (fixo, celular e WhatsApp), e-mail e endereço. Esses são os dados que deve aparecer logo nas primeiras linhas do seu currículo – nessa ordem.
Precisa de endereço completo? Não. Apenas cidade e estado. Caso a vaga seja para uma outra localidade, informe se tem disponibilidade para mudança.
O objetivo profissional deve vir em no máximo uma frase curta e sucinta. E precisa ser focada na vaga a ser conquistada.
Não use frases de efeito de personalidades, livros ou qualquer coisa que você tenha visto na internet. Seja objetivo, realista e vislumbre a posição que deseja conquistar.
Para profissionais que já são graduados e até pós-graduados ou com especializações extras, não é necessário informar, por exemplo, formação escolar, apenas cursos superiores.
A ordem deve sempre seguir a seguinte lógica: primeiro o curso mais recente, mesmo que ainda não tenha concluído.
Ou seja, se você tem uma pós finalizada em 2021 e uma graduação concluída em 2018, a primeira informação que o recrutador deve ler é sobre a pós, abaixo as mais antigas.
Descreva em destaque o nome do curso, abaixo a instituição de ensino e o ano de formação.
Atualmente falar um segundo e/ou terceiro idioma é essencial para o mercado de trabalho. E não existe mais aquela velha história de que nem todo cargo precisa falar inglês.
O inglês, hoje, é básico e precisa constar no seu currículo, porém, é importante ser honesto quando ao seu nível de conhecimento.
Invista em um bom curso de idioma ainda durante a graduação ou assim que se formar, dedique-se que conforme for passando de nível e atualize seu currículo.
Devo colocar todas as experiências profissionais que tive durante toda a vida? Será que todas as experiências anteriores são relevantes para o cargo a ser conquistado?
Informe apenas o que é de fato relevante para o objetivo. O currículo não precisa ser volumoso, precisa ser focado, direcionado e resumido.
Aqui vale a mesma regra da formação acadêmica: primeiro deve aparecer a experiência mais recente e abaixo as demais por ordem cronológica.
Informe o cargo, a empresa, as atribuições que você cumpria e o período em que trabalhou no local.
Trabalho voluntário é sempre muito bem-visto por recrutadores no cenário atual do mercado de trabalho.
Caso você tenha atuado ou atue prestando serviços à comunidade local ou de alguma região próxima, pode acrescentar.
Mas seja sucinto, diga o nome do projeto, quanto tempo você colabora, o que faz e com qual frequência ajuda. Não se vanglorie ou faça disso um marketing pessoal exagerado.
Leia também: COMO FAZER UM CURRÍCULO EM INGLÊS
É sabido que o mercado de trabalho muda constantemente, isso ocorre para atender as novas carreiras, as novas formas de consumo e, claro, as reais necessidades da sociedade em si.
Logo, a linguagem que usamos para nos comunicar também precisa mudar e passar por constantes adaptações.
O profissional do século 21 precisa entender isso e caminhar conforme aquilo que o mercado ou sua área de atuação exige.
Na prática isso significa que seu currículo tem que ser revisado e refeito constantemente, pelo menos uma ou duas vezes ao ano você precisa atualizá-lo.
Mesmo para quem já está empregado, deixar uma porta entreaberta pensando em voos mais altos ou uma apenas por garantia, é uma opção sábia.
Nunca se acomode, além de uma versão tradicional do seu currículo feito no Word e salva em PDF, mantenha seu perfil no LinkedIn constantemente ativo.
Começou um novo curso? Tirou uma nova certificação? Atualizou uma especialização? Informe, atualize e faça seu perfil profissional acompanhar toda e qualquer novidade.
Do mesmo modo, é importante seguir páginas, fóruns e perfis de profissionais e empresas na área de sua formação e atuação.
Desse modo, você estará sem por dentro das novidades e, principalmente, das demandas e necessidades da sua profissão.
E, com isso, pode atualizar tanto seus conhecimentos técnicos e teóricos, como seu currículo. Você precisa falar, através do seu resumo profissional, exatamente aquilo que o mercado de trabalho deseja e busca.
Não se acomode, nem deixe seu currículo engavetado por longos anos, pois quando e se um dia você precisar atualizá-lo, será mais difícil entender ou se adaptar às novidades reais da área.
Um currículo bem estruturado e capaz de se destacar da concorrência precisa conter dados pessoais para contato, objetivos profissionais focados na vaga a ser preenchida, formação acadêmica e, claro, experiências profissionais que demonstrem suas habilidades para o posto.
E, então, depois de aprender algumas dicas ficou mais fácil montar ou atualizar seu currículo profissional e se jogar nas oportunidades do mercado de trabalho?
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