COMO DESTACAR SEU CURRÍCULO NO MERCADO DE TRABALHO

YZG | Geral
Campanha 70 anos

03

ABR

Conquistar a vaga dos sonhos no concorrido mercado de trabalho, exige além de especializações e habilidades: um bom e atraente currículo. 

Um currículo bem-feito e com as informações certas ajuda você a se destacar entre os demais candidatos, ou seja, o coloca a um passo à frente para chegar no objetivo final. 

Porém, montar um currículo bem estruturado e que seja capaz de chamar a atenção dos recrutadores, não é uma tarefa fácil e simples para muitas pessoas. 

Para ter sucesso nessa missão é preciso saber quais dados são relevantes, quais são dispensáveis e como não parecer genérico e mais um entre tantos no final das contas. 

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que você possa estruturar de maneira correta seu currículo e destacá-lo nos processos seletivos. Confira! 

Currículo profissional: como apresentar um perfil campeão de entrevistas? 

Um bom currículo deve ser um resumo da sua trajetória profissional, ou no caso de pessoas recém-formadas, um copilado das suas especializações e atuação em estágios. 

O que vai chamar atenção do recrutador não é se você tem 20 experiências anteriores ou 1, mas sim o seu perfil para o cargo pretendido. 

Logo, abandone a ideia de ter um currículo genérico para toda e qualquer vaga que surgir na sua frente. 

Para vagas onde o contato é feito através de e-mails, personalize o currículo conforme o cargo pretendido e, claro, use uma linguagem que se encaixe na persona da empresa solicitante. 

Incorpore o perfil de profissional que o recrutador está buscando. Mas como saber qual é tal perfil? Ora, pela descrição da vaga e pelo comportamento da empresa nas redes.  

Pesquise no site da empresa seu histórico, sua missão e analise com calma o perfil corporativo que ela passa. Busque informações nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) antes de enviar seu currículo. 

Se a empresa tem uma postura mais formal e fechada, então, você deve montar um documento nesses moldes.  

Já para empresas que fazem uso de uma linguagem mais solta e informal (bem comum entre startups, agências de marketing e comunicação), você pode ser mais criativo e até enviar uma carta de apresentação num tom um pouco mais descolado. 

Já para currículos online em plataformas diversas e, principalmente, no LinkedIn, a dica é: monte um perfil focado na área que você deseja alcançar. 

Qual sua especialidade profissional? Qual seu objetivo? Com o que você pretende trabalhar? 

Foque nessas respostas, monte sua apresentação e currículo online bem direcionado para quem você é dentro do mercado de trabalho. Não seja genérico. 

É importante que quando um recrutador olhar a sua página ele saiba exatamente o tipo de profissional que você é, quais são suas habilidades, no que você se destaca e onde você pode se encaixar dentro da empresa. 

Sabendo isso, vamos agora descobrir quais informações seu currículo precisa ter! 

#1 Dados pessoais 

Nome, idade, telefone (fixo, celular e WhatsApp), e-mail e endereço. Esses são os dados que deve aparecer logo nas primeiras linhas do seu currículo – nessa ordem. 

Precisa de endereço completo? Não. Apenas cidade e estado. Caso a vaga seja para uma outra localidade, informe se tem disponibilidade para mudança. 

#2 Objetivo profissional 

O objetivo profissional deve vir em no máximo uma frase curta e sucinta. E precisa ser focada na vaga a ser conquistada. 

Não use frases de efeito de personalidades, livros ou qualquer coisa que você tenha visto na internet. Seja objetivo, realista e vislumbre a posição que deseja conquistar. 

#3 Formação acadêmica 

Para profissionais que já são graduados e até pós-graduados ou com especializações extras, não é necessário informar, por exemplo, formação escolar, apenas cursos superiores. 

A ordem deve sempre seguir a seguinte lógica: primeiro o curso mais recente, mesmo que ainda não tenha concluído. 

Ou seja, se você tem uma pós finalizada em 2021 e uma graduação concluída em 2018, a primeira informação que o recrutador deve ler é sobre a pós, abaixo as mais antigas. 

Descreva em destaque o nome do curso, abaixo a instituição de ensino e o ano de formação. 

#4 Cursos de idiomas 

Atualmente falar um segundo e/ou terceiro idioma é essencial para o mercado de trabalho. E não existe mais aquela velha história de que nem todo cargo precisa falar inglês. 

O inglês, hoje, é básico e precisa constar no seu currículo, porém, é importante ser honesto quando ao seu nível de conhecimento. 

Invista em um bom curso de idioma ainda durante a graduação ou assim que se formar, dedique-se que conforme for passando de nível e atualize seu currículo. 

#5 Experiência profissional 

Devo colocar todas as experiências profissionais que tive durante toda a vida? Será que todas as experiências anteriores são relevantes para o cargo a ser conquistado? 

Informe apenas o que é de fato relevante para o objetivo. O currículo não precisa ser volumoso, precisa ser focado, direcionado e resumido. 

Aqui vale a mesma regra da formação acadêmica: primeiro deve aparecer a experiência mais recente e abaixo as demais por ordem cronológica. 

Informe o cargo, a empresa, as atribuições que você cumpria e o período em que trabalhou no local. 

#6 Voluntariado 

Trabalho voluntário é sempre muito bem-visto por recrutadores no cenário atual do mercado de trabalho. 

Caso você tenha atuado ou atue prestando serviços à comunidade local ou de alguma região próxima, pode acrescentar. 

Mas seja sucinto, diga o nome do projeto, quanto tempo você colabora, o que faz e com qual frequência ajuda. Não se vanglorie ou faça disso um marketing pessoal exagerado. 

Bônus 

  • Um bom currículo deve ter no máximo 2 páginas – o ideal é apenas uma, mas há exceções;
  • Não é necessário colocar foto em currículos comuns tradicionais (que não sejam plataformas como LinkedIn), apenas se a empresa solicitar;
  • Use sempre o seu número de telefone e e-mail principais, que sejam fáceis e rápidos para o recrutador entrar em contato;
  • Pretensão salarial deve ser informada apenas se a vaga solicitar.

Leia também: COMO FAZER UM CURRÍCULO EM INGLÊS 

Observe o mercado de trabalho e adapte seu currículo 

É sabido que o mercado de trabalho muda constantemente, isso ocorre para atender as novas carreiras, as novas formas de consumo e, claro, as reais necessidades da sociedade em si. 

Logo, a linguagem que usamos para nos comunicar também precisa mudar e passar por constantes adaptações. 

O profissional do século 21 precisa entender isso e caminhar conforme aquilo que o mercado ou sua área de atuação exige. 

Na prática isso significa que seu currículo tem que ser revisado e refeito constantemente, pelo menos uma ou duas vezes ao ano você precisa atualizá-lo. 

Mesmo para quem já está empregado, deixar uma porta entreaberta pensando em voos mais altos ou uma apenas por garantia, é uma opção sábia. 

Nunca se acomode, além de uma versão tradicional do seu currículo feito no Word e salva em PDF, mantenha seu perfil no LinkedIn constantemente ativo. 

Começou um novo curso? Tirou uma nova certificação? Atualizou uma especialização? Informe, atualize e faça seu perfil profissional acompanhar toda e qualquer novidade. 

Do mesmo modo, é importante seguir páginas, fóruns e perfis de profissionais e empresas na área de sua formação e atuação. 

Desse modo, você estará sem por dentro das novidades e, principalmente, das demandas e necessidades da sua profissão. 

E, com isso, pode atualizar tanto seus conhecimentos técnicos e teóricos, como seu currículo. Você precisa falar, através do seu resumo profissional, exatamente aquilo que o mercado de trabalho deseja e busca. 

Não se acomode, nem deixe seu currículo engavetado por longos anos, pois quando e se um dia você precisar atualizá-lo, será mais difícil entender ou se adaptar às novidades reais da área. 

Um currículo bem estruturado e capaz de se destacar da concorrência precisa conter dados pessoais para contato, objetivos profissionais focados na vaga a ser preenchida, formação acadêmica e, claro, experiências profissionais que demonstrem suas habilidades para o posto. 

E, então, depois de aprender algumas dicas ficou mais fácil montar ou atualizar seu currículo profissional e se jogar nas oportunidades do mercado de trabalho? 

Para se tornar fluente de verdade e dar aquele “up” no currículo, confira a unidade Yázigi mais próxima de você e matricule-se já! 

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