A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE DURANTE A INFÂNCIA

YZG | Geral
Campanha 70 anos

22

FEV

O desenvolvimento infantil está associado a uma série de fatores, como experiências, sentimentos e aprendizados. Em todo esse processo de evolução, uma habilidade que se destaca na infância é a criatividade.

Mas por que essa característica é tão importante para o futuro das crianças? É isso que te mostraremos no texto a seguir. Para descobrir essa resposta e como ajudar nesse processo, fique conosco e confira!

Desenvolvimento cognitivo

A criatividade se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, e a infância é um dos momentos em que ela está mais aflorada, pois está sendo formada e descoberta. Junto a isso, desenvolve-se a capacidade cognitiva, que envolve habilidades como a memória, o foco, a atenção, o raciocínio lógico, a associação de símbolos, entre outras.

Nesse sentido, a criatividade contribui com o desenvolvimento cognitivo, pois essa habilidade está associada à ideia de criar novas coisas ou dar novas formas e funções a objetos. 

Com isso, as habilidades cognitivas são estimuladas através de brincadeiras e atividades consideradas criativas. Mas você já percebeu como isso acontece? Pense, por exemplo, na criança que está brincando com carrinhos e bonecos dos mais diversos tipos. Ela se sentirá atraída pelos brinquedos e, naturalmente, vai interagir com eles, criando histórias e elaborando cenários. Tudo isso com muito foco e atenção.

Desenvolvimento social

A relação social das crianças também é fortalecida por meio das práticas criativas. Deixar os pequenos livres para brincarem e se relacionarem entre si os ensina a lidar com as diferenças e a respeitar o espaço e as individualidades de cada um. 

É nessa fase da vida que há menos julgamentos entre as pessoas, pois as crianças não têm um olhar de exclusão. De forma espontânea, elas se acolhem e tentam se entender em meio a brincadeiras criadas por elas mesmas. Por isso, é tão importante que as crianças tenham contato com outras e fortaleçam esses laços sociais, além, é claro, de que estejam livres para criar e se expressar.

Desenvolvimento emocional

A criatividade se faz presente também no desenvolvimento emocional das crianças, uma vez que ao criar e interagir com outras pessoas, elas passam a descobrir diversos sentimentos e emoções. Com o tempo elas aprendem a classificar essas sensações e a lidar com as desavenças, as frustrações, as alegrias etc. 

Mas não é apenas assim que a criatividade contribui para o crescimento emocional dos pequenos. As atividades criativas, como desenhar, pintar, cantar, atuar e brincar, podem ser utilizadas para expressar sentimentos guardados e que ainda não conseguem ser postos para fora de maneira racional. 

Dessa forma, é importante que os pais e os responsáveis prestem atenção às formas criativas como as crianças se expressam, pois elas podem dizer muitas coisas através de pinturas, desenhos e demais atividades.

Desperta o senso crítico

Essas práticas do dia a dia, principalmente as que envolvem artes, como desenho e pintura, contribuem para o despertar do senso crítico das crianças. Isso não está, necessariamente, ligado ao fato de saberem o que é belo e o que não é. O conceito vai além disso e envolve toda a capacidade de analisar as situações de maneira racional e inteligente.

Dentro da realidade das crianças, esse senso se manifesta dentro das brincadeiras e das atividades escolares, e nas relações com os colegas e os familiares. 

Conclusão

Como pudemos perceber, a criatividade não é apenas uma simples habilidade. Ela é capaz de ajudar no processo de desenvolvimento de outras características tão importantes quanto ela, além de ajudar a expressar sentimentos e emoções. 

Portanto, não limite os espaços da criança ou a recrimine por se expressar de determinada forma, pois isso pode inibi-la e prejudicar todo o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dela.

Que tal conhecer o blog do Yázigi e ler outros materiais sobre o desenvolvimento infantil? Confira!

Yoga para crianças: quais os benefícios?

Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning