7 TIPOS DE CURSOS LIVRES QUE VOCÊ PRECISA FAZER

YZG | Geral
Campanha 70 anos

05

JUL

Os cursos livres estão em alta por diversos motivos, mas, principalmente, porque oferecem bastante flexibilidade para aprender sobre determinados conteúdos.


Hoje, plataformas EAD disponibilizam cursos livres com carga horária flexível, atualizações constantes, acesso de qualquer lugar etc.


E mais: no fim, você geralmente ganha um certificado de conclusão que atesta seu conhecimento no assunto. Algo ótimo para dar um plus no seu currículo e ficar à frente no mercado de trabalho!


Ficou empolgado com essa perspectiva e quer começar a estudar já? Então, veja sete ideias de cursos livres que reunimos para você considerar.

7 ideias de cursos livres para desenvolver habilidades profissionais e pessoais


Atualmente, existem muitas opções de cursos livres disponíveis. Para escolher o seu, pense em assuntos que você gostaria de aprender ou aprimorar, como os exemplos a seguir.

1. Idiomas


Que tal se matricular em cursos livres para praticar inglês, espanhol ou quaisquer outras línguas? Neles, você pode melhorar a sua comunicação oral, mas sem esquecer de habilidades como ouvir, ler e escrever.


Outra boa pedida é ingressar em um curso com foco em um tema específico para aprofundar o seu vocabulário nesse assunto.

2. Gestão


Ter a capacidade de gerir finanças, pessoas ou qualquer outro aspecto é algo cada vez mais observado por recrutadores.


Por isso, é muito útil aprimorar tanto as habilidades interpessoais, para a gestão de recursos humanos, quanto as habilidades técnicas, para a gestão de outros recursos.

3. Ferramentas


É muito importante aprender a utilizar as ferramentas básicas exigidas por praticamente qualquer setor do mercado de trabalho.


Dentre elas, temos as do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, que são usadas para fazer textos, planilhas e apresentações, respectivamente.


Provavelmente, a sua área de atuação também emprega softwares e plataformas específicos que você precisa dominar.


É possível começar a entrar nesse mundo com o Pearson Next! Aliás, a plataforma oferece diversos cursos livres de diversas áreas e especialidades. Vale a pena dar uma olhada.

4. Evolução profissional


Você já ouviu falar de soft skills? Basicamente, são habilidades comportamentais, tais como resiliência, trabalho em equipe, comunicação, oratória, liderança etc. Mas se engana quem acredita que essas são qualidades inatas.


Todos esses atributos podem ser trabalhados em cursos livres de evolução profissional! E é muito importante fazer isso, pois as soft skills são cada vez mais exigidas por recrutadores. Você estará à frente, caso comprove ter se qualificado nelas.

5. Marketing digital


O marketing digital é uma grande tendência, sendo um mercado em expansão e ganhando a aderência de várias pessoas. E o mais legal é que esse setor oferece diversas possibilidades.


Você pode fazer cursos livres e aprender tudo sobre esse universo, estudando redes sociais, marketing de conteúdo, mídias pagas etc.


Mas tenha em mente que realmente são muitas opções. Então, é preciso conhecer um pouco sobre cada uma delas e se aprofundar nas que parecerem mais interessantes.

6. Programação


Você sabia que o mercado de TI foi o que mais buscou por novos profissionais durante a pandemia? Isso só mostra como esse setor está em alta. E mais: a tendência é de crescimento!


Não é diferente no nicho da programação, até mesmo porque diversos mercados procuram por pessoas que saibam ler e/ou desenvolver códigos.


Nesse cenário, fazer cursos livres para entender pelo menos os principais conceitos sobre programação será um grande diferencial para você.

7. Hobbies


Que tal aprender a cozinhar aquelas comidas típicas da Espanha que você sempre quis fazer? Ou, então, tirar a poeira daquele violão que está parado no seu quarto há alguns anos e começar a tocá-lo com a ajuda de um professor?


Os cursos livres também podem ajudar na prática de hobbies, pois existem muitas opções com essas temáticas na internet. Lembrando que esse tipo de atividade contribui para o seu bem-estar no dia a dia e estimula a sua criatividade.


Só listamos sete tipos de cursos livres neste artigo, mas a verdade é que existem muitos outros, pagos e gratuitos. O mais importante é buscar um tema do seu interesse e imergir cada vez mais nele.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais e conferir outras dicas bacanas como essas. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Spotify, no Twitter e no Pinterest!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning