5 DICAS PARA CONSTRUIR UMA CARREIRA NO EXTERIOR

YZG | Geral
Campanha 70 anos

23

OUT

Construir uma carreira no exterior não é uma missão que é concluída da noite para o dia. Quem deseja pegar o avião e partir rumo a uma vida profissional em outro país precisa fazer um planejamento que pode levar algum tempo. 

No texto de hoje, você verá algumas dicas que te ajudarão a pensar na construção da sua trajetória internacional no mercado de trabalho. Acompanhe!

1 - Domine uma segunda língua

No mundo atual, se você sabe falar apenas a sua língua nativa (para nós, o português), a sua limitação de atuação no mercado de trabalho pode ser gigante. Com a globalização, ficou mais fácil aprender novos idiomas, e essa habilidade se tornou um requisito essencial para uma pessoa alcançar cargos de mais relevância dentro de empresas, sobretudo nas multinacionais.

Nesse sentido, o inglês ganhou força e já é o idioma mais usado nas tratativas profissionais há tempos; portanto, uma língua necessária de se conhecer para aqueles que desejam entrar e continuar no mercado.

Para conseguir seu objetivo de construir uma carreira no exterior, você não pode sair daqui falando só o português, por isso invista em aprender inglês, pois dessa forma você conseguirá se comunicar em grande parte dos países, independemente de a língua oficial do seu destino ser a inglesa ou não.

2 - Saiba como é o mercado nos países

Uma informação que você precisa coletar com muito cuidado e atenção é sobre como funciona o mercado de trabalho nos países para os quais tem interesse em se mudar. Leve em consideração que cada local possui uma cultura, e isso pode determinar as características dos profissionais de lá.

Avalie, por exemplo, questões como a situação financeira do país, quais são as principais particularidades dos profissionais, o tipo de formação que as empresas exigem de seus funcionários, como é a cultura de crescimento de cargos dentro das companhias, entre outras informações que serão úteis para decidir se o seu desejo é realmente trabalhar em outro país.

Não custa reforçar que é importante pesquisar também como é viver nos países em que você está cogitando trabalhar. Busque informações sobre custo de vida, qualidade da saúde pública e do serviço de transporte, alimentação e cultura.

3 - Determine um país

Feita a sua pesquisa detalhada sobre os possíveis locais de destino, é a hora de escolher para onde ir. Muitas vezes essa decisão se torna mais fácil quando já se tem uma proposta de trabalho garantida enquanto ainda está no Brasil.

Mas caso a sua realidade seja se mudar sem um emprego garantido, use o que foi dito no tópico anterior como critérios para escolher o seu destino.

4 - Faça networking

Essa expressão é muito usada no âmbito profissional e significa fazer contatos com pessoas que atuam no mesmo ramo que o seu e criar uma relação em que todos se ajudam, sejam em parcerias comerciais, sejam com indicações de trabalho etc.

Para conquistar um cargo em uma empresa no exterior, você provavelmente precisará entrar em contato com trabalhadores que já tenham feito essa mudança para que eles possam te orientar melhor sobre os caminhos que deve traçar e, claro, te recomendar a seus chefes.

5 - Tenha um currículo em inglês

Por fim, não se esqueça de montar um currículo que seja atraente para as companhias internacionais. Mas como fazer isso? A resposta é simples: tenha um currículo traduzido para o inglês, assim há mais chances de você ser visto pelas empresas.

O LinkedIn é uma ferramenta de interação social com fins profissionais, onde é possível interagir com outras pessoas que atuam na mesma área que você, além de ser um ambiente em que é possível hospedar seu currículo e procurar por vagas de emprego. Você pode, inclusive criar um perfil em inglês para ficar ainda mais preparado para um contato.

Ficou com desejo de trilhar sua carreira profissional em outro país? Então não perca tempo e corra para o Yázigi para iniciar seus estudos de inglês. Aproveite e passe por nosso blog para conferir outras dicas de inglês no ambiente profissional.

Como ter uma conversa profissional em inglês?

5 coisas que o inglês vai fazer pela sua carreira

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning