TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DELEGAR TAREFAS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

13

JUL

Quando se tem um novo negócio, é normal que o gestor comece querendo centralizar todas as atividades. Para um franqueado o cenário também é assim: após o treinamento, está tão animado que quer colocar tudo em prática logo.  

Porém, uma das principais qualidades que um bom líder precisa ter é justamente a de delegar tarefas, ou seja, de distribuir atividades de acordo com a qualificação de cada profissional do seu time.  

Entender a hora e quais atribuições delegar deixará o time mais preparado e autônomo, e te permitirá colocar foco no que ajudará a empresa a crescer. Entenda agora por que delegar tarefas e qual a melhor forma de fazê-lo:  

Por que é importante delegar tarefas?  

Entenda a importância de distribuir atribuições entre outras pessoas do seu trabalho.  

Descentralização dos serviços  

Ao delegar tarefas, você evita que um monte de atribuições fique atrelado a apenas uma pessoa. Se você comanda uma série de serviços e não explica a outras pessoas como executá-los, elas acabam ficando presas com você sem que ninguém possa cobrir em períodos de ausência. 

Ao passar tarefas adiantes, é importante que haja um treinamento — mesmo que, num primeiro momento, essas atribuições ainda fiquem com você. Esse processo ajuda os funcionários a terem mais autonomia e preparo.  

Estresse  

Não delegar tarefas pode resultar em um acúmulo de serviços sem execução e, consequentemente, estresse.  

Trabalhar é importante e ajuda no crescimento do profissional e do indivíduo em si. No entanto, delegar tarefas também pode ser um cuidado com a própria saúde e com a empresa no longo prazo.  

Oportunidade de crescimento  

Algo muito importante dentro de um negócio é oferecer oportunidade de crescimento a um funcionário. Isso o motiva a se interessar tanto pelo próprio trabalho quanto pela empresa. Além disso, contribui com a retenção de talentos. Como o colaborador percebe que pode alcançar postos mais altos, não vê tanta necessidade de procurar por outras vagas.  

Delegar tarefas que tenham a ver com a função do colaborador torna seu trabalho mais rico. Isso não significa que você deva sobrecarregá-lo, e sim atribuir funções que contribuam com seu crescimento profissional e aumentem seu campo de atuação. Com o tempo, ele poderá crescer e galgar cargos mais altos.  

Funções estratégicas e gerenciais  

Um franqueado precisa pensar em estratégias para aquisição e retenção de clientes também. Uma boa ideia, aliás, pode ser adotada pelo franqueador e implementada em outras franquias, fazendo parte da história da marca.  

Outro fator importante é que o gestor precisa lidar com a parte gerencial do negócio, que está intrinsecamente ligada à estratégica. Quando você administra os processos da sua franquia, também pode implementar medidas que otimizam o trabalho e trazem resultados mais eficazes.  

Delegar tarefas também permite que você trabalhe com as funções estratégicas e gerenciais com mais dedicação e cuidado, pois não está atribulado com o lado operacional.  

Funções com quem entende  

O gestor não vai (e nem é obrigado a) saber todas as funções dentro de um negócio. Ele precisa contar com profissionais capacitados para ajudá-lo e entender o básico para poder liderar e orientar. 

Como delegar tarefas corretamente?  

Veja o que fazer para distribuir novas atribuições a seus colaboradores.  

Comece pelas menores  

Se você tem dificuldades em delegar tarefas, comece pelas mais fáceis. Novamente, isso vai ser importante para que os funcionários tenham mais confiança em adquirir novas funções. Além disso, evita o sentimento de despreparo por parte da equipe.  

Entenda o nível de qualificação do time  

Antes de delegar tarefas, é preciso saber qual o nível de qualificação do colaborador para dar a ele desafios condizentes com sua capacidade. Não é correto, por exemplo, passar atribuições de um profissional de nível pleno a um estagiário, assim como pode soar inconveniente ceder tarefas de nível médio a um profissional sênior.  

Delegar tarefas também não significa centralizá-las em poucos colaboradores, e sim distribuí-las conforme a capacidade de execução de cada um dos participantes do time.  

Capacite seus colaboradores  

Mesmo um profissional experiente pode ter dificuldades na execução de uma nova tarefa. Portanto, não passe a atividade sem explicar antes como ela é executada.  

A capacitação dos profissionais também funciona como uma forma de reter os profissionais. Quando você delega uma tarefa, está dando mais uma atividade ao colaborador, mas quando você o ensina a executá-la, está o ajudando a ser um profissional mais qualificado.  

É também fundamental que os funcionários tenham retorno. Portanto, aposte em revisões, checklists e feedbacks frequentes.  

Estipule objetivos e prazos  

Os colaboradores precisam entender o que se espera com a nova tarefa. É também preciso que haja um prazo de entrega para que o colaborador não a procrastine ou a priorize acima de outras atividades mais importantes.  

Crie planos de carreira  

Uma franquia pode ter planos de carreira, principalmente se tiver cargos gerenciais ou que exijam especialização técnica (para quem não deseja liderar). Isso também ajuda o gestor a lidar com a parte mais estratégica e com a administração do negócio em si.  

Criar planos de carreira permite que o funcionário entenda que as novas tarefas vão ajudá-lo a subir degraus dentro da franquia. Portanto, o ajudará a se sentir mais desafiado e motivado a executá-las.  

Viu como é importante delegar tarefas para sua franquia? E agora que você já entendeu o assunto, se deseja começar a investir em franchising, conheça as franquias Yázigi! Há 71 anos transformando a educação e formando cidadãos do mundo. 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning