10
FEV
O ano passado foi um dos anos mais lucrativos do mercado de franquias no Brasil. No geral, o setor contribuiu com R$ 174,8 bilhões para a economia brasileira em 2019, o que representa um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior de acordo com a pesquisa da ABF.
Já na onda do crescimento, selecionamos os 5 principais setores de franquias que são verdadeiras tendências para este ano. Veja a lista completa!
Se você estiver interessado em investir em uma franquia e ser dono do seu próprio negócio, esse é o momento. Veja os segmentos que estão no topo da lista do principal mercado de franquias de 2020.
Apenas 3% da população brasileira possui fluência em uma segunda língua. Somado ao expressivo potencial do mercado de idiomas, o segmento fatura mais de R$ 35 bilhões anuais no país, representando assim, as franquias de idiomas uma grande oportunidade para investidores.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de educação registraram um aumento de 8,1% no faturamento acumulado até o terceiro trimestre do ano passado, levando em comparação o mesmo período de 2018.
Dessa forma, o crescimento do segmento de educação foi maior que o setor de Franchising (7,0%). Ainda, estima-se que o crescimento das franquias de educação no ano passado foi de 8% a 10%. Ou seja, para este ano, é uma enorme oportunidade!
O segmento de Casa e Construção está entre os que apresentaram maior variação de crescimento entre os meses de janeiro a março de 2019. No mesmo relatório da ABF, é possível identificar um crescimento de 12,9% no faturamento comparado ao trimestre de 2018.
Esse resultado reflete, além de uma taxa de expansão em unidades de 7,4%, o aquecimento de área de reparos e melhorias nos imóveis.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi um dos primeiros setores a sentir a onda positiva no mercado de franquias. Grande parte desse resultado é devido a conquista de maior poder de compra da população. Dessa forma, o consumidor passou a consumir esse tipo de produtos de forma regular, especialmente com movimentos como a skin care ganhando força no cotidiano das pessoas.
Segundo dados da ABF, é possível identificar um faturamento de R$ 7,7 bilhões no terceiro trimestre de 2018 apenas neste setor do mercado de franquias.
Negócios relacionados ao setor de serviços, seja ele focado em limpeza ou tecnologia, estão no centro das atenções da demanda dos clientes do século 21.
O consumidor procura por serviços rápidos, ágeis e simples. Quer um exemplo? A terceirização das tarefas domésticas, como lavagem de roupas, de estofados, de carros e outros.
No mercado de franquias, as empresas de serviços e outros negócios cresceram 10,3% no terceiro trimestre do ano passado, frente a igual período de 2017.
O segmento de alimentação ganhou força com o apoio de modalidades de serviço, como o delivery, e de aplicativos que facilitam o pedido e entrega de comidas. Esse segmento registrou crescimento de 6,7% no terceiro trimestre de 2018, segundo a ABF, ao faturar mais de R$ 11,6 bilhões.
Alguns dos subsegmentos da área que mais tem se destacado são: alimentação orgânica, natural, vegetarianas e veganas.
O mercado de franquias está quente e é preciso aproveitar o momento para conquistar a sua fatia do mercado. Está preparado?
São várias opções que correspondem ao gosto e expertise de muitos investidores e empreendedores. Ainda assim, é preciso escolher com sabedoria.
Muitas das alternativas exigem alto nível de conhecimento da área, como na área de Alimentação ou Casa e Construção. Por isso, uma das recomendações é começar por uma franquia de idiomas!
O momento de crescimento acelerado, a alta demanda por qualificação e a vontade de aprender uma segunda língua é o que abre o caminho para que você seja dono de uma franquia de idiomas em 2020!
Quer entender mais sobre esse nicho? Confira 5 razões para investir em franquia de idiomas e tire todas as suas dúvidas sobre o mercado de franquias de educação.