TENDÊNCIAS PARA FRANQUIAS EM 2022

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

06

ABR

O mundo da franquia de curso de inglês mudou consideravelmente nos últimos dois anos. Na verdade, todo o mercado de franchising observou mudanças inesperadas nesse período. 

Com a pandemia de COVID-19, muitos negócios precisaram se adaptar. Não foi diferente com as franquias, que precisaram mudar a maneira como operavam para continuar funcionando. 

Em alguns casos, as tendências para franquias em 2022 são resultados diretos dessas mudanças. Em outros, são consequências da época em que vivemos e dos avanços das últimas décadas. 

Porém, é preciso compreender onde o mercado esteve e está no momento para entender essas tendências. Confira, a seguir, o que esperar para sua franquia de curso de inglês em 2022! 

Franquia de curso de inglês em 2020 e 2021 

A pandemia de COVID-19 teve seu grande início no final do primeiro trimestre de 2020. Ou seja, logo no começo do ano letivo para muitas escolas, universidades e escolas de idiomas. 

Sendo assim, os prejuízos que afetaram outras franquias nesse período também afetaram toda franquia de curso de inglês. 

O prejuízo, no entanto, não foi permanente. Em 2021, já se viu uma recuperação considerável no mercado de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Para 2022, a ABF projeta um crescimento de 9% no faturamento. Assim, as franquias brasileiras estão próximas do patamar pré-pandemia. 

O segredo para essa recuperação surpreendente? Adaptação. Mesmo na pandemia, as franquias conseguiram manter um bom desempenho quando foi possível alterar o funcionamento para as necessidades do momento. 

Muitos recursos foram utilizados para manter as marcas em alta. Para franquias de alimentação, o delivery foi uma ferramenta essencial. Outros setores, foram para o home office. 

Já em franquia de curso de inglês, a aposta foi o ensino remoto. Em 2021, ele se tornou um ensino híbrido, sem deixar os recursos tecnológicos de lado. 

Levando em conta essa adaptação dos últimos anos, as tendências para franquias em 2022 não são uma surpresa. 

Porém, conhecê-las é essencial para quem quer levar a franquia de curso de inglês ao sucesso. 

Tendências para franquias em 2022: saiba o que esperar para sua franquia de curso de inglês 

Entender como as franquias funcionaram nos anos anteriores é essencial para saber quais são as tendências para franquias em 2022. 

Porém, essas tendências não são apenas resultados da pandemia e do isolamento social. Muitas são previstas a anos e vêm crescendo lentamente. 

Confira, a seguir, as principais tendências para franquias em 2022: 

Segurança e estabilidade no mercado 

Como vimos acima, as franquias começaram a se recuperar de maneira sólida em 2021. Para 2022, podemos afirmar que o mercado está estável, e deve permanecer assim. 

Na verdade, investir em uma franquia de curso de inglês nesse ano é benéfico para franqueadores e franqueados. Afinal, as franqueadoras ainda buscam a estabilidade que tinham pré-pandemia. 

Por isso, quem quer começar a empreender com uma franquia pode ter mais segurança nesse momento. 

Clientes mais conscientes 

Não foram apenas os recursos tecnológicos e o uso do tempo que foram alterados durante a pandemia. Os clientes também mudaram muito. 

Durante a pandemia, tivemos uma torrente de notícias e informações que tornaram o público mais consciente. Todos têm acesso a muita informação sobre as marcas que consomem. 

Logo, sua franquia de curso de inglês precisa oferecer mais do que aulas. Ela precisa oferecer uma visão, uma missão que tenha a ver com o público. 

Ter mais consciência ambiental, prezar pela equidade e lutar contra preconceitos são bons exemplos disso. 

Cuidados sanitários 

Em muitos lugares, já não é mais obrigatório utilizar máscaras, nem mesmo em lugares fechados. A população está sendo vacinada com regularidade. Porém, os cuidados sanitários continuam. 

Muitas pessoas não pretendem se livrar do álcool gel, ou mesmo das máscaras, ainda. E os governos continuam exigindo a higienização de ambientes fechados. 

Sendo assim, o ideal é continuar prezando por essas práticas em 2022. A higienização local deve ser frequente e bem-feita. 

Do mesmo modo, continue deixando o álcool gel disponível para os clientes. Isso deixará muitos deles mais confortáveis. 

Conformidade com a LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em agosto de 2020, regulando para que as empresas zelem mais pela segurança do cliente. 

Ela busca proteger os dados pessoais de clientes em todas as etapas do processamento. Desde o momento da obtenção até o armazenamento dos dados. 

Em geral, as franquias processam muitos dados em seus sistemas. Em uma franquia de curso de inglês, os dados serão de alunos, professores, pais e funcionários. 

A coleta, uso e tratamento desses dados precisa ser consentida pelas partes. Por isso, os detalhes da LGPD precisam estar inclusos em todo tipo de contrato. 

Durante anos, muitas empresas acabaram deixando essa questão de lado. Afinal, era necessário resolver assuntos mais urgentes para manter os negócios funcionando. 

Agora que a lei entrou em vigor, no entanto, é hora de correr atrás. Se sua franquia ainda não está em conformidade com a LGPD, faça isso o mais rápido possível. 

Tecnologia em todos os âmbitos 

Não é preciso dizer que a tecnologia fez uma grande diferença em todos os ramos nas últimas duas décadas. 

Durante a pandemia, no entanto, vimos uma aceleração do uso de tecnologia. Principalmente, por necessidade. 

Em franquia de curso de inglês, a tecnologia foi essencial para manter as aulas. Mas essa tendência não deve acabar com as aulas voltando para o presencial. 

As ferramentas de ensino a distância, plataformas de aprendizagem e meios de comunicação devem continuar em 2022. 

Da mesma forma, a tecnologia deve ser mais presente em sala de aula. Seja na forma de aplicativos, sites ou jogos, ela auxilia na aprendizagem e traz mais dinamismo para a escola. 

Essas são algumas das tendências para franquias em 2022. Ao longo do ano, o quadro sempre pode mudar e novos fatores serão adicionados. 

Por isso, a principal tendência para franquia de curso de inglês é sempre se manter atento. Ficar em dia com o que há de mais recente é importante para todo empreendedor. 

O Yázigi busca sempre se atualizar a trazer o melhor para seus franqueados e alunos se tornarem verdadeiros cidadãos do mundo. Você gostaria de saber mais sobre as franquias de idiomas? Entre em contato! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning