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Para oferecer uma experiência de ensino eficaz e atualizada, é muito importante que a escola esteja antenada com as principais tendências educacionais.
Dessa forma, não só no quesito tecnológico, mas também pedagógico, é possível propor mudanças relevantes na forma de ensino, para que o estudo seja mais completo, facilitado e acompanhe tópicos importantes para a sociedade.
Neste post, confira as 6 principais tendências na educação em alta e que devem continuar em 2024 para colocar em prática no ensino de inglês. Boa leitura!
Quem tem um negócio na área de educação sabe que uma boa gestão passa também pela atualização de processos e adesão a novas soluções.
Em uma escola, isso se dá pelo acompanhamento das tendências educacionais e a decisão de inseri-las no aprendizado, de acordo com o cenário da escola e suas possibilidades. A seguir, veja 6 delas que você pode aplicar!
Tecnologia educacional é um conceito que envolve a aplicação de tecnologias para o ensino e envolve outro conceito: o e-learning.
Nesse caso, a tecnologia é capaz de oferecer ferramentas, como as plataformas de ensino, para que o aluno possa desenvolver o aprendizado com mais autonomia. Inclusive, nesse caminho, também se usam outras soluções, como a gamificação.
Um exemplo prático é o ensino de inglês online. Com acesso a um ambiente virtual, o aluno pode assistir a aulas gravadas, fazer atividades, usar realidade aumentada e até jogar jogos que reforcem o estudo.
Seja como complemento às aulas presenciais, seja como modalidade principal de estudo à distância, é possível sair de meios tradicionais presos apenas às salas de aula físicas e aproveitar muitos recursos audiovisuais para complementar o processo de aprendizagem, inclusive com conteúdos divertidos e que captam o interesse de alunos que apresentam diferentes faixas etárias e interesses.
O aprendizado híbrido, que combina ensino online e presencial, tornou-se uma tendência educacional significativa, especialmente no contexto de escolas de idiomas. Durante a pandemia, o ensino online era uma necessidade, mas agora continua em alta, com muitas escolas de idiomas adotando um modelo híbrido.
Nesse modelo, os alunos podem assistir a aulas teóricas online, como gramática e vocabulário, no conforto de suas casas. As aulas práticas, como conversação e pronúncia, podem ser realizadas presencialmente algumas vezes por semana.
Isso permite que os alunos tenham mais flexibilidade e tempo para se organizarem, aproveitando as vantagens do ensino digital sem perder a interação presencial necessária para a prática de um novo idioma.
O aprendizado híbrido também é benéfico para os franqueados de escolas de idiomas, pois permite uma maior flexibilidade na gestão de recursos e no agendamento de aulas. Além disso, ao adotar essa abordagem, as escolas de idiomas podem atrair um público mais amplo, incluindo alunos que podem não ter tempo ou capacidade de frequentar aulas presenciais regularmente.
A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Segundo reportagem da CNN, em 2017, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou uma pesquisa na qual o Brasil era líder em transtornos de ansiedade. Mais recentemente, o estudo Covitel 2023 revelou que 26,8% dos brasileiros já receberam diagnóstico de ansiedade, com a população entre 18 e 24 anos sendo a mais ansiosa, com índices de 31,6% para a faixa etária.
A preocupação com a saúde mental também atravessa empresas ao redor do mundo, que estão reconhecendo a importância de abordar questões de saúde mental e bem-estar emocional em seus ambientes de trabalho.
Afinal, as instituições estão buscando colaboradores que apresentem habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência e comunicação eficaz — essenciais para criar ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e colaborativos.
Nesse contexto, a educação socioemocional tornou-se uma tendência educacional importante para 2024. A aprendizagem socioemocional já integra a base curricular nacional, refletindo a crescente valorização das soft skills no mercado de trabalho. Seguindo a tendência, faculdades e centros de idiomas estão incorporando a educação socioemocional em seus currículos.
Assim, ao desenvolver habilidades socioemocionais, os alunos podem aprender a gerenciar suas emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis. Essas competências são fundamentais para o equilíbrio profissional e pessoal futuro.
A personalização do ensino é uma tendência que tem ganhado destaque, especialmente entre a geração Z, que valoriza a customização em todos os aspectos de suas vidas.
No entanto, essa abordagem também se tornou uma solução valiosa para outras gerações, pois permite que cada estudante acesse conteúdos mais relevantes para si, em diferentes formatos, tornando o aprendizado mais natural e eficiente.
No contexto do ensino de inglês como língua estrangeira, a personalização é muito útil para superar dificuldades específicas dos alunos. Por exemplo, um aluno pode ter dificuldade em compreender sotaques britânicos, enquanto outro luta com a pronúncia dos fonemas em inglês que não existem no português. Ao personalizar o ensino, os professores podem fornecer materiais e atividades que abordem essas dificuldades específicas.
Nesse sentido, as plataformas de ensino online oferecem uma ampla variedade de recursos que podem ser personalizados para atender às necessidades de cada aluno.
Por exemplo, um aluno que gosta de música pode se beneficiar de atividades que envolvam letras de músicas em inglês, enquanto outro que é apaixonado por esportes pode preferir ler artigos sobre eventos esportivos em inglês.
Aliás, por meio de análise de dados, com as informações oferecidas pela tecnologia, os professores conseguem acompanhar o ensino e saber se as ferramentas são efetivas para aquela pessoa, além de identificar os gargalos do estudo e ajudar o aluno de forma mais eficiente.
Muito se fala em desenvolver soft e hard skills, as competências mais valorizadas no século XXI. Mas, afinal, quais são elas?
Não existe uma regra ou mesmo uma lista definida. Geralmente, elas abarcam categorias como cognitiva, intrapessoal e interpessoal, sendo algumas já aplicadas nas escolas.
Outras, passaram a ser mais valorizadas e têm sido apoiadas como parte das tendências educacionais. Assim, algumas das principais são:
Vivendo em um mundo globalizado, é impossível não ter contato com pessoas de outros países. Inclusive, é por isso que o termo “cidadão do mundo” tem sido tão usado.
Afinal, as pessoas passaram a se relacionar com produtos e pessoas de todos os lugares, até trabalhando para empresas globais, sem sair de casa.
Dessa maneira, uma das tendências educacionais para 2024 é a educação global e multicultural. Nela, um dos objetivos é que o estudante aprenda a viver nesse contexto global e de trocas culturais, desenvolvendo conhecimento sobre outras culturas, bem como o respeito por sua pluralidade.
Além disso, é possível refletir sobre seu papel no mundo, como cidadão, propondo reflexões mais amplas sobre sociedade, cultura e até sustentabilidade.
No contexto do ensino de inglês como língua estrangeira, a educação global e multicultural pode incluir:
Para quem trabalha com educação, é interessante propor uma gestão antenada, que considere as tendências educacionais para melhorar o aprendizado dos estudantes. Nesse quesito, é essencial conhecê-las e saber como trazê-las para o ensino, adaptando-as para os valores e propósitos da empresa. Com isso, é possível preparar cada estudante para ser um cidadão do mundo, permitindo o desenvolvimento de várias habilidades que o ajudem na construção de sua futura carreira.
Essa é a proposta que temos no Yázigi. Quer saber como fazer parte dela com a gente? Seja um franqueado!