SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO COM SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

27

JUL

O planejamento estratégico é o recurso mais fundamental na caixa de ferramentas de um empreendedor no ramo de cursos de inglês. 

Saber fazer um planejamento estratégico é garantir que sua escola vai começar o ano com o pé direito. Afinal, ele ajuda a definir passo a passo o que deve ser feito no ano letivo. 

Porém, esse planejamento não é um documento imutável. Na verdade, é esperado que ele mude com o tempo. O segundo semestre é um dos momentos cruciais para fazer essa mudança. 

Não sabe como organizar o planejamento estratégico para o segundo de semestre na sua franquia? Não se preocupe que vamos te ajudar. 

Continue sua leitura para saber mais sobre ele e como revisá-lo no segundo semestre: 

Planejamento estratégico ou planejamento anual? 

Quando falamos de planejamento para franquias, muitos pensam imediatamente no planejamento anual. 

O planejamento anual é feito pensando nos objetivos para cada mês do ano. Ele descreve o que sua escola pretende fazer, incluindo eventos, programas e semanas temáticas. 

Esse planejamento funciona quase como um calendário mais aprofundado. A partir dele, você tem uma visão mais ampla do que será feito e sabe o que esperar de cada etapa. 

O que é planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico, no entanto, não é apenas um mapa a ser seguido. Ele dá conta de questões mais aprofundadas que são essenciais no funcionamento da franquia. 

Algumas questões respondidas pelo planejamento estratégico são: 

  • Quais são as mudanças ou melhorias necessárias na infraestrutura da escola? Quando elas serão feitas? Qual é a prioridade?
  • Como está o corpo docente? Haverá contratações ou demissões ao longo do ano? Os professores atuais precisam de treinamento?
  • Quais são os objetivos gerais para o ano letivo? O que seu curso de inglês espera alcançar ao longo do ano?
  • Quais são os objetivos específicos? Qual é o papel de cada membro da equipe do curso nesses objetivos?
  • Em geral, qual é a missão da sua franquia? O que está sendo feito para atingir essa missão?

O planejamento estratégico cobre esses fatores, mas pode ir ainda além deles. Você pode considerar, por exemplo, o marketing, a época de matrículas e o sistema de avaliação. 

Por que o planejamento estratégico é importante? 

Um planejamento estratégico bem definido é uma rota detalhada a se seguir para ter um bom ano letivo. 

Ele vai além de dar direções e datas para eventos especiais. É uma maneira de definir prioridades e analisar quais melhorias precisam ser feitas em todos os âmbitos da franquia. 

Mas o planejamento estratégico tem outra função fundamental. Ele será um guia para toda a equipe quando for preciso tomar decisões no curso de inglês. 

Quando você não souber qual é o próximo passo que deve dar ou qual caminho seguir, sempre pode consultá-lo. 

No entanto, um erro comum entre empreendedores é ver o planejamento estratégico como algo estático. Ele pode ser mudado de acordo com as necessidades da empresa. 

Por que é preciso revisar o planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico é feito como uma projeção para o ano inteiro. Nesse caso, por que ele precisa ser revisto? 

O principal motivo é simples: prioridades mudam. Imprevistos acontecem, dentro e fora do mercado. 

O que parecia mais importante no começo do ano pode ter mudado totalmente em julho. Por isso, as prioridades precisam ser revistas com frequência. 

Mas essa revisão também precisa ser feita para saber o que já está em andamento. Alguns projetos acabam tomando menos tempo do que prevíamos. Nesses casos, um ajuste precisa ser feito. 

Por fim, revisar o planejamento estratégico também é uma questão de se manter em dia com as metas da franquia. 

Muitas vezes, tomamos decisões para o ano inteiro de uma só vez e, aos poucos, vamos nos esquecendo delas. Essas revisões previnem os esquecimentos. 

O começo do segundo semestre é um ótimo momento para essa revisão. Muito já foi feito nos cursos de inglês, mas muitas metas ainda estão por vir. 

Então como começar o segundo semestre também com o pé direito e uma atitude positiva? 

  

10 livros sobre franquias que você precisa ler

  

Como revisar o planejamento estratégico para o segundo semestre? 

Assim como criar o planejamento estratégico, revisá-lo exige atenção. É preciso ser detalhista e analítico para garantir os melhores resultados. 

Porém, fazer essa revisão vai garantir o melhor alinhamento das expectativas e prioridades para o resto dos próximos meses. Ele é fundamental para continuar o bom andamento do ano letivo. 

Abaixo, confira algumas dicas para fazer essa revisão de forma bem-sucedida: 

Conte com a sua equipe 

Bem como a criação, a revisão do plano estratégico não deve ser feita individualmente. Uma empresa é formada por equipes, e cada profissional tem pontos válidos a levantar. 

Por isso, busque a ajuda de coordenadores, secretários e professores para criar o plano estratégico. Na hora de revisá-lo, faça o mesmo. Todos têm com o que contribuir. 

Analise o que já foi feito 

A primeira fase da revisão deve ser uma análise do planejamento estratégico anterior. O que já foi feito? O que ainda precisa ser feito? 

Nesse momento, é possível analisar também o que parecia ser uma prioridade antes, mas já não é mais agora. 

Redefina as prioridades 

É normal que as prioridades da franquia mudem de tempos em tempos. O que costumava ser essencial pode ter passado para segundo plano em alguns meses. 

Pense em quais são as prioridades do momento. O que pode influenciar mais na qualidade da educação oferecida nesse segundo semestre? 

Fale com as partes mais interessadas 

Se você tem uma franquia de curso de inglês, as pessoas mais interessadas no bom funcionamento dela são os alunos. 

Sendo assim, é preciso considerar o que eles têm a dizer sobre o planejamento estratégico. Logo, o segundo semestre é uma ótima oportunidade para pedir ideias e sugestões. 

Faça uma pesquisa de satisfação e angarie a opinião dos alunos. Debata abertamente as mudanças que serão feitas. Boas ideias surgem de onde menos imaginamos. 

Um bom planejamento estratégico é a chave para saber em que direção seu curso de inglês está andando. Não deixe de fazer a revisão para mantê-lo sempre atualizado. 

Agora que você já sabe como revisar seu planejamento, quer saber como se destacar no mercado com sua franquia? Confira nossas dicas para te ajudar! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning