QUER EMPREENDER? CONHEÇA OS PRINCIPAIS MODELOS DE NEGÓCIOS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

28

JAN

O número de empreendedores cresce de forma considerável no Brasil. Para você ter uma ideia, foram batidos recordes de novas empresas abertas em nosso país em 2020. Segundo uma reportagem do Uol, caminhamos para o empreendedorismo corresponder a 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Porém, para ter êxito ao começar um novo empreendimento, é necessário conhecer os diferentes modelos de negócios.

O empreendedor precisa estudar muito bem o mercado e ver se a área na qual deseja começar um negócio está em alta. Além disso, deve verificar qual modelo é o mais rentável ou cumpre o objetivo que ele deseja atingir.

Uma pessoa que empreende para sobreviver, por exemplo, precisa de um negócio que traga lucros imediatos. No entanto, alguém que deseja fazer um investimento para colher frutos no futuro pode apostar em um modelo que exige um maior tempo de maturação para começar a dar resultados.

Siga a leitura deste artigo e entenda o que são modelos de negócios e quais são os principais nos quais você pode investir!

Entenda o que é um modelo de negócio

O Sebrae define um modelo de negócio como a forma que uma empresa cria, captura e entrega valor. Ou seja, é algo que depende da proposta de valor e das características de cada organização.

Para que o entendimento de um negócio fosse facilitado, o teórico Alex Osterwalder criou uma ferramenta chamada Business Model Canvas. Trata-se de um quadro em que o empreendedor precisa descrever todos os pontos-chave do seu empreendimento.

De tal maneira, é possível ter uma visão mais ampla sobre os modelos de negócios, bem como insights para, posteriormente, realizar um planejamento estratégico.

Os campos a serem preenchidos em um Business Model Canvas são:

  • relacionamento com o cliente;
  • segmento de vendas;
  • fontes de receitas;
  • canais de vendas;
  • fontes de custos;
  • atividades-chave;
  • parceiros-chave;
  • recursos-chave; e
  • oferta de valor.

Feito o Business Model Canvas, é importante analisar qual dos modelos de negócios é mais interessante para você. 

Veja quais são os principais modelos de negócios nos quais você pode investir

A seguir, apresentaremos os principais modelos de negócios nos quais você pode investir. Leia atentamente e veja qual deles parece mais interessante!

Franquia

O modelo de franquia já é bastante conhecido e uma excelente opção para quem deseja começar um negócio.

Ele é vantajoso porque o franqueado já recebe uma metodologia de trabalho e um planejamento estratégico prontos, testados e comprovados em diversas outras unidades.

Além disso, o empreendedor poderá iniciar um negócio que já tem uma marca conhecida e tradicional no mercado. Isso permite que investimentos em marketing sejam reduzidos.

O Yázigi, por exemplo, é uma escola de idiomas reconhecida nacionalmente, com diversas unidades em todo o Brasil. A qualidade do ensino da língua inglesa já foi atestada por milhares de alunos formados durante as várias décadas de existência da franquia.

Negócios sazonais

Os negócios sazonais são aqueles que funcionam apenas em determinado período. Eles podem até ficar abertos o ano todo, mas sempre haverá uma época em que as vendas serão bem maiores.

É o caso, por exemplo, de uma sorveteria.

Nesse tipo de negócio, os lucros aumentam muito no verão, quando as pessoas consomem sorvetes para se refrescarem do calor. No entanto, o movimento diminui quando os dias mais frios começam.

Economia colaborativa

Entre os modelos de negócios que mais crescem está o da economia colaborativa. É o tipo de empreendimento que se dá por meio da conexão de interesses de pessoas distintas.

Empresas como o Uber e o Airbnb são exemplos bem-sucedidos de negócios que empregam o modelo de economia colaborativa.

Marketplace

Os marketplaces são plataformas que cobram uma porcentagem para fazer a intermediação de vendas entre empreendedores e clientes.

Exemplo disso é o Mercado Livre, um e-commerce em que lojas parceiras ou empreendedores individuais publicam os produtos na plataforma, que já é bastante conhecida do público, para fazer vendas.

Isca e anzol

O modelo de negócio isca e anzol é aquele em que a empresa comercializa dois produtos, sendo que um depende do outro. Geralmente, são itens de uso contínuo, para fidelizar os clientes.

As máquinas de café de cápsula são exemplos disso. O cliente compra a cafeteira e paga um valor fixo. No entanto, para continuar a consumir, precisa comprar unidades do refil.

Freemium

Os modelos de negócios freemium também estão em alta.

Geralmente voltado para serviços, a ideia desse tipo de empreendimento é oferecer uma versão gratuita e com poucos recursos para os usuários.  Assim, eles se sentirão tentados a migrar para uma versão paga e mais completa.

É o que acontece com a plataforma de streaming de música Spotify. Há uma versão limitada e com anúncios para os usuários que não pagam mensalidade e outra bem mais completa para os pagantes.

Assinatura

O modelo de negócio de assinatura é bem interessante por gerar uma renda recorrente para o empreendedor. 

Exemplos bastante vistos atualmente são os clubes de assinatura. Todos os meses, o cliente paga um valor e recebe em sua casa unidades de determinado item que gosta de consumir.

Existem clubes de assinatura de livros, vinhos, queijos e alimentos sem glúten, entre outros. Você pode encontrar um nicho com o qual se identifique e se dar bem nesse segmento.

Startup

Startups são empresas jovens, com modelos de negócios que fogem do tradicional. 

Apesar de serem mais comuns na internet, nada impede que um negócio físico também seja considerado uma startup.

O que é necessário para isso é que ele seja inovador e escalável, ou seja, tenha oportunidade de crescimento em médio prazo.

Entendeu os diferentes tipos de modelos de negócios? Sem dúvida, entre eles, as franquias se destacam!

Saiba mais em nosso artigo que mostra quais são os setores de franquias que mais crescem.

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning