13
ABR
Todo mundo, em algum momento da vida, pensa em pegar outro caminho enquanto trilha sua jornada profissional. E nessa busca muitas opções são consideradas: uma nova faculdade, uma nova profissão e, claro, incontáveis ideias de negócio próprio. No ritmo de hoje, do mundo dos negócios, se tornar um empreendedor é uma excelente opção para o seu futuro. Porém, é aí que mora o desafio: no que investir?
Existem muitas maneiras de entrar para o mundo dos negócios, abrir uma empresa e ser dono de um empreendimento. Dependendo do seu perfil de investidor, é recomendável seguir por um caminho em específico. Por exemplo, para quem busca empreender com base em um modelo de negócios já estabelecido e bem-sucedido, o franchising é uma ótima alternativa!
O mercado de franquias trouxe aos investidores um catálogo de opções variadas que abraçam todos os segmentos, tendo como vantagem a segurança de investir em uma marca já estabelecida no mercado e o prognóstico detalhado sobre lucros e a recuperação do valor aplicado.
Para ajudar você a esclarecer e conhecer um pouco mais sobre o nicho, aqui estão algumas ideias de negócio próprio que o universo do franchising proporciona. São 4 ideias de franquias que podem casar com o seu sonho empreendedor! Confira!
Investir em educação é uma das ideias de negócio próprio mais interessantes e com alta taxa de sucesso que há no mercado. Isso porque se trata de oferecer a comunidade um serviço que irá ajudar no crescimento pessoal e profissional do cidadão.
Escolas de idiomas e de cursos profissionalizantes são modelos de franquias bastante procurados, especialmente por conta do gap de aprendizado no Brasil, onde 95% da população não fala inglês.
Além disso, segundo o Portal do Franchising, só a rede de ensino de idiomas no Brasil movimenta cerca de R$ 35 bilhões de reais todos os anos.
#1 Escolas de idiomas
Apenas 1% da população brasileira tem um segundo idioma fluente, porém, na contramão, estima-se que 77% dos brasileiros buscam por um curso de idioma para que possam ter melhores oportunidades profissionais.
Por isso, investir nesse setor, além de ser interessante e estimulante para o investidor que almeja trabalhar com educação, é seguro e tem boas projeções de retorno em médio prazo.
Esses detalhes se encaixam perfeitamente nos objetivos de empreendedores, sejam novatos ou mesmo experientes. Ao escolher uma franquia de idiomas entre as várias ideias de negócio próprio, o empreendedor embarca em um mundo corporativo bastante sólido.
Afinal, se tornar um franqueado vai além de apenas utilizar o nome de uma marca, mas aproveitar de sua relevância, estrutura, suporte, marketing, sistemas e estratégias de gestão de franquias para tornar a sua unidade rentável e lucrativa. Além de tudo, se trata de um tipo de negócio que agrega valor à sociedade, possibilitando a transformação da educação e a qualificação de jovens e adultos.
#2 Cursos profissionalizantes
Os cursos profissionalizantes estão sempre em alta e são boas ideias de negócio próprio.
Atraindo jovens que buscam entrar no mercado de trabalho ou mesmo veteranos que desejam se aperfeiçoar em uma determinada área, são empresas de ensino que possuem o objetivo de reduzir o tempo de aprendizado, oferecendo um modelo mais dinâmico de ensino para os dias atuais.
O setor de alimentação é uma das áreas mais estáveis do mercado, isso porque: todo mundo precisa se alimentar, certo? Para ilustrar, só em 2018, por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um aumento de mais de 7% no faturamento de franquias deste setor.
#3 Cafeterias
O brasileiro é apaixonado por café. Fora isso, as cafeterias brasileiras, geralmente, oferecem lanches e até opções de almoço em seus cardápios. Existem inúmeras redes de franquias de cafeterias com o mais variado perfil: alimentação saudável (orgânico, sem glúten, sem lactose, vegetariano), café gourmet, sabores 100% nacionais, artesanais e até mesmo aqueles que se assemelham a uma rede de fast food.
#4 Chocolateria
As chocolaterias ganharam espaço e se tornaram quase um item essencial no comércio de alimentação no Brasil.
Se até uns 15 ou 20 anos atrás eram raras as lojas especializadas em chocolate por aqui, agora contamos com inúmeras marcas que atendem todas as classes sociais, oferecendo produtos de altíssima qualidade a preços acessíveis.
E engana-se quem pensa que esses locais só faturam na época da Páscoa: as marcas transforam a experiência de comer e comprar chocolate, que pode ser uma ótima opção de presente ao longo do ano.
E, então, gostou das ideias de negócio próprio? Para te ajudar a conhecer um pouco melhor esse universo — em específico das franquias de educação — que tal conferir outro artigo, “5 razões para investir em franquia de idiomas”? Boa leitura!