QUAL SEU PERFIL DE INVESTIDOR: FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?

YZG | Franquias

22

JAN

Existem diversas razões que levaram você a querer se tornar dono do negócio próprio. Investimentos à parte, é sempre um grande desafio entender em qual nicho de empreendedor você se encaixa: no que aposta no modelo concreto de uma franquia ou que aceita os riscos e cria uma empresa do zero? Ou seja, qual o seu perfil de investidor? Deixe-nos ajudar você a encontrar a resposta!

Afinal, o que fez você ter vontade de possuir um negócio próprio? Talvez esteja cansado de trabalhar para outra pessoa e agora se sente pronto para ser seu próprio chefe. Ou, ainda, você simplesmente está procurando por uma oportunidade para que possa desfrutar de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Independente de suas motivações, o desejo é o mesmo: a busca pela independência e, claro, o sucesso profissional e financeiro. Porém, antes disso, há várias etapas a se cumprir. A primeira delas — e uma das mais decisivas — é descobrir o seu perfil de investidor.

Qual seu perfil de investidor: franquia ou negócio próprio?


Na dúvida sobre o que investir? Nesse texto, você vai ver em detalhes os benefícios sobre ingressar em uma franquia de idiomas ou iniciar seu próprio negócio.

1. Perfil de investidor: Franquia

Embora a criação de um negócio próprio do zero possa ser uma ótima opção, investir em uma franquia de idiomas costuma ser a alternativa mais segura, econômica e financeiramente positiva. Com melhores vantagens a médio e longo prazo, se comparada com um empreendimento comercial independente, o mercado de franquias é um prato cheio para quem busca retorno rápido.

Afinal, você coloca seu dinheiro em uma empresa que já apresenta rentabilidade e demanda em nível nacional. Com apoio aos negócios da matriz e uma vasta rede de parceiros para ajudar. Entenda mais!

  • Maiores chances de sucesso: Uma franquia é um sistema comprovado, uma fórmula pronta para ser utilizada por você, investidor. Todas as franquias operam sob um sistema comum e são responsáveis apenas por suas operações diárias. Além disso, os franqueados são treinados sobre: a linha de produtos, marketing, como lidar com a equipe e outros aspectos de suas atividades. Basicamente, recebe suporte contínuo para seus negócios, o que lhes traz sucesso.

  • Reconhecimento da marca: As franquias trazem a relevância e confiabilidade de sua marca. Portanto, os clientes saberão sobre seus produtos ou serviços, o que consequentemente aumentará suas vendas. Ao investir em uma franquia, você está realmente investindo em um negócio pronto, apenas esperando para que você dê início às operações em sua cidade!

  • Taxas: Existe uma taxa pela compra da franquia (investimento inicial), além de taxas contínuas a serem pagas ao franqueador. Esses valores contínuos servem para que você mantenha o uso da marca em sua escola de idiomas (e demais empreendimentos).

  • Linha de produtos ou serviço fixa: A linha de produtos ou serviços oferecidos é fixa, desenvolvida pelos especialistas por trás da franqueadora. Além disso, questões como identidade visual (decoração da local ou papelaria do negócio) costumam ser padronizados. A restrição serve para que você siga os pilares de marca da franquia e fortaleça sua presença, se aproveitando de toda relevância e apelo da marca.

2. Perfil de investidor: Negócio Próprio


Você acha que tem o perfil do empresário convencional, que cria a empresa do zero e persiste no sonho até fazê-lo dar certo? Para isso, é preciso entender muito de mercado, encontrar a necessidade de um nicho e saber explorar com produtos ou serviços de máxima excelência. Entenda mais!

  • Inovação, criatividade e persistência: Montar um negócio próprio é um misto de inovação, criatividade e persistência. Se você é uma pessoa altamente criativa, cheia de ideias diferentes, e deseja torná-las realidade, talvez seja uma boa. No entanto, desenvolver uma empresa do zero leva tempo, o que pode prejudicar seu planejamento financeiro.

  • Liberdade e crescimento profissional: Quando você tem seu próprio negócio, você pode trabalhar quando quiser. Além disso, dependendo do seu tipo de negócio e mercado, isso pode ser feito em qualquer lugar: em casa (home-office), em um escritório e etc. É um ramo com bem mais liberdade profissional, o que muitas pessoas veem com bons olhos.

  • Maiores chances de falhas: Infelizmente, ao começar um negócio do zero as chances de falhar são mais altas em comparação com as franquias. Afinal, você precisa se preocupar com o plano de negócio, marketing, vendas, investimento, equipes, produção e muitos outros pontos relacionados a uma empresa.

Afinal, qual meu perfil de investidor?

É importante entender que ambos os perfis não são antagônicos. Na verdade, não é difícil encontrar empresários com ramos de negócios próprios e também investimentos em franquias, especialmente as escolas de idiomas — que apresentam ótima rentabilidade.

Para você, interessado em entender seu perfil de investidor, a resposta provavelmente vai lhe guiar nos passos iniciais dentro deste mundo de negócios. Afinal, é melhor começar investindo como? Em uma franquia ou em um negócio próprio?

Um negócio próprio pode ser o embrião de uma ideia disruptiva e inovadora que você leva ao mercado. No entanto, o mercado de franquias apresenta um modelo pronto para que você se encaixe e prospere, em curto e médio prazo, conquistando alta rentabilidade.

Para os que preferem o caminho das franquias, o Yázigi oferece exatamente o que os novos investidores precisam: confiança e oportunidade.

Diferente dos negócios convencionais, uma franquia de idiomas tem uma proposta mais sólida em relação ao ensino do inglês ou de outro idioma.

Escolher a franquia de idiomas certa para abrir uma escola de inglês na sua região é um dos passos principais. Afinal, os valores da franquia devem estar alinhados com os seus e com o que você quer para sua própria escola .

Quer ser dono de uma franquia de idiomas Yázigi? Então clique aqui e cadastra-se para receber o contato do nosso time comercial.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning