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Abrir uma franquia, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, é uma das atitudes mais interessantes e promissoras para quem deseja entrar e se estabelecer no universo do empreendedorismo.
Porém, ter um negócio próprio custa dinheiro. É preciso investir para que se possa, no futuro, colher os louros deste esforço. Logo, é fundamental que você esteja preparado para arcar com alguns custos que chegam junto com a compra de uma franquia.
Para te ajudar a planejar com mais clareza a abertura do seu tão sonhado empreendimento, listamos abaixo os principais gastos que você precisar levar em consideração antes de entrar neste mundo dos negócios.
Preparado? Então, vamos aos gastos com que você precisa arcar ao abrir uma franquia!
A taxa da franquia é sempre o primeiro custo que qualquer pessoa interessada em entrar para setor lembra, parte do capital inicial de todo investidor. Ela corresponde à autorização dada pelo franqueador – dono da marca – para que outras pessoas interessadas possam abrir sua “filial” que, no caso, é a unidade franqueada.
É como se você comprasse o direito de uso de imagem da marca desejada. É importante lembrar que é um valor único e não pode sofrer alteração após o acordo ser formalizado.
Lembre-se que você terá que abrir uma empresa após aceitar e assinar o termo de compromisso proposto pelo franqueador.
Isso é essencial para que você possa iniciar seu negócio, por isso, consulte o valor para a abertura de uma empresa, além de taxas estaduais e municipais que deverão entrar nas contas.
O capital de giro é um recurso que você precisará ter para manter sua franquia até que a mesma comece de fato a dar lucro. Geralmente, para que a aquisição de uma franquia seja concluída, algumas marcas solicitam ao franqueado uma garantia de capital de giro.
Esse recurso será usado para pagar contas do dia a dia como: funcionários, água, luz, telefone, internet, aluguel de espaço, etc. É importante lembrar que, em média, uma franquia começa a dar lucro em até (ou após) 2 anos.
Abrir empresa, estudar contratos, revisar impostos, inspecionar o histórico da marca no mercado. Tudo isso precisa de uma visão especializada e imparcial. Por isso, é recomendado o auxilio de um advogado e um contador (aliás, o contador é um profissional necessário para muitas demandas dentro de uma empresa).
Além desses prestadores de serviço primários, você deverá contar com bons técnicos de TI para a instalação de sistemas de internet, no caso de uma franquia de escola de idiomas. Dependendo do local, necessitará de equipe de limpeza, jardineiro, eletricista, entre outros profissionais que deverão prestar serviços de manutenção ao local.
Os Royalties são uma porcentagem dos lucros obtidos que deverão ser repassados ao franqueador. Isso pode ser de forma mensal, semestral ou anual e pode variar de contrato para contrato.
Todas as franquias são obrigadas a pagar royalties? Não! O Yázigi, por exemplo, não cobra essa taxa de seus franqueados, apenas um taxa em alguns programas específicos.
Por isso, pesquise bem antes de fechar um contrato e veja quais marcas trabalham mais alinhadas ao seu estilo e a sua capacidade financeira.
A taxa de publicidade é algo muito importante e sério dentro de um acordo de franquia. Talvez um dos menores custos que você terá, porém, é quase impossível escapar dele.
Mas por que pagar por publicidade? Simplesmente porque a marca, sua identidade visual e linguagem precisam seguir um padrão regional ou nacional, dependendo da franquia escolhida.
A taxa de publicidade é um fundo que possibilita esse investimento em todos os locais onde a marca está presente. Porém, importante lembrar, dentro de seu local de atuação, o franqueado tem total liberdade para criar suas próprias ações e promover sua unidade.
Bom, agora que você já conhece os 6 custos principais que terá ao abrir uma franquia, vamos dar mais um dica: o fundo reserva.
Por mais que você tenha um capital de giro que arque com as despesas centrais da unidade, o fundo reserva é a garantia que, no caso de uma necessidade extra, uma eventualidade ou algo fora do seu controle, você não ficará no vermelho. Ter um dinheiro guardado para custear algo que não estava nos planos é uma atitude administrativa inteligente e preventiva.
E, então, agora que você já conhece os principais custos de uma franquia, já fez as contas para começar a organizar a vida financeira do seu negócio?
Quer mais dicas como essa? Confira nosso artigo "Gestão de franquia: Como administrar uma escola de idiomas?", e aproveite todo o nosso conteúdo!