07
JUN
Antes de abrir sua própria franquia é importante considerar alguns pontos, sendo um dos mais importantes deles os custos de uma franquia.
Conhecer os custos de uma franquia é essencial para elaborar um bom planejamento de negócios para que ela seja bem sucedida. Assim, você evitará surpresas e gastos inesperados, podendo focar em atrair mais clientes e crescer ainda mais.
Para te ajudar a ter sucesso no controle dos gastos, elaboramos este infográfico com os principais custos de uma franquia. Confira!
O capital de giro nada mais é do que o valor necessário para manter o negócio funcionando. Ele precisa ser suficiente para pagar seus funcionários, fornecedores, impostos, equipamentos, insumos, entre outros.
Para abrir qualquer empresa é necessário fazer o registro dela na Junta Comercial do seu estado. Através dele seu negócio estará formalizado e será possível ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Pago o valor desse processo, sua empresa poderá comprar equipamentos e vender seus serviços com facilidade, além de deixar mais claro quais os impostos que precisam ser pagos.
Para abrir uma franquia de idiomas, como a do Yázigi, será preciso ter um espaço próprio para funcionar. Logo, haverão custos com reformas do espaço físico, compra de móveis, decoração, entre outros.
O lado bom é que, geralmente, as franqueadoras costumam te ajudar na elaboração do planejamento arquitetônico.
Os custos com insumos e ferramentas também fazem parte dos gastos de um franqueado. No caso de uma franquia de idiomas, podemos citar os equipamentos de sala de aula e os materiais educativos.
Geralmente, eles costumam ser vendidos pela própria franqueadora. Como os produtos e equipamentos são padronizados, eles acabam sendo oferecidos para todas as unidades da franquia.
Os custos de uma franquia também incluem os operacionais. São despesas como: aluguel do espaço, contas de água, luz e internet, assessoria contábil, entre outros. Ter esses gastos na ponta do lápis ajudará a manter o seu negócio operando sem problemas.
As taxas também são alguns dos principais custos de uma franquia. Uma delas é a taxa de franquia, associada a abertura dela e paga somente uma vez.
Também chamada de Taxa de Adesão ou Taxa de Licença, ela é cobrada para se ter direito de uso da marca. Em geral, nessa taxa estão inclusos os treinamentos teóricos e práticos oferecidos pela franqueadora. Logo, o empreendedor já inicia o negócio recebendo todo o know-how da marca.
Para continuar a usar a marca franqueada há uma taxa periódica para ser quitada: os royalites. O valor dele costuma ser percentual, deduzido sobre o faturamento bruto da unidade.
Os royalites são, geralmente, cobrados mensalmente, e permitem que além do uso da marca, o negócio possa ser aperfeiçoado pela franqueadora. O objetivo dessa taxa é que os valores arrecadados por ela sejam reinvestidos na empresa-matriz.
Com esse "investimento", a matriz adquire novas tecnologias e aumenta o catálogo de produtos, beneficiando assim todas as unidades da marca.
Para conquistar novos clientes é necessário investir em ações de publicidade e marketing. Para fazer essa divulgação, as franqueadoras costumam auxiliar as unidades na propaganda do negócio.
Mas para fazer isso, é preciso investimento. Por isso que há uma cobrança mensal de publicidade. Assim, a equipe da empresa-matriz promove suas unidades e coloca em prática estratégias de marketing para conquistar e fidelizar mais clientes.
O custo da taxa de publicidade costuma variar entre 2% e 5% sobre o faturamento de cada franqueado. Porém, dependendo da marca, esse pode ser um gasto fixo, independentemente do faturamento.
Para que uma franquia dê certo é preciso garantir que os serviços oferecidos sigam o padrão estabelecido pela matriz. Para garantir isso, muitas franqueadoras ficam responsáveis por fornecer os insumos para os fraqueados.
Para casos assim é cobrada a taxa de compras. Com o pagamento dela, fica a marca responsável por fornecer tudo que o franqueado precisará para atuar.
Algumas franquias podem cobrar uma taxa para que o contrato com o franqueador seja renovado quando finalizar. Por isso, atente-se a esse ponto quando for assinar o acordo.
Esses são alguns dos custos de uma franquia, entretanto como você pode ver a maioria deles existe para que o negócio possa atuar e performar bem.
Além disso, os ganhos trabalhando como franqueado são interessantes e compensam os custos. Franquias de idiomas, como a do Yázigi, oferecem margens de lucro interessantes em uma área que cresce cada vez mais.
Ser um franqueado Yázigi significa contar com um suporte completo e uma marca que há décadas é referência no ensino de idiomas. Entre em contato conosco e comece a ter um negócio de sucesso!