POR QUE O SEU ALUNO PRECISA SER BILÍNGUE?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

28

MAI

Quando as aulas de inglês começaram a surgir nas escolas, o cenário era muito diferente do atual. Saber a língua era um diferencial interessante, já que os países anglófonos estavam em desenvolvimento.

Hoje em dia, no entanto, ser fluente em inglês é mandatório. Os alunos já não acham mais que ser bilíngue é um diferencial.

A verdade é que, em um mundo globalizado, conhecer mais de um idioma pode abrir muitas portas. Porém, ser bilíngue traz mais vantagens do que apenas oportunidades de trabalho.

Ser bilíngue pode, de fato, transformar a vida do seu aluno. Continue a leitura para saber como!

Entenda os benefícios de ser bilíngue para o seu aluno


Você sabia que aprender um idioma novo altera nossa química cerebral? Isso quer dizer que o conhecimento adquirido pelos alunos vai além da língua inglesa.

E muitas dessas alterações geram benefícios que fazem diferença no mercado de trabalho. Confira, nos próximos tópicos, quais são eles.

Mais oportunidades de trabalho

Não é preciso dizer que o mercado de trabalho procura profissionais que saibam falar inglês, certo?

Em alguns casos, a língua pode fazer toda a diferença na hora de conquistar uma vaga. Em outros, pode significar uma promoção.

Pesquisas apontam que quem fala inglês ganha salários até 60% maiores. Mas só se aproveita dessa vantagem quem realmente é bilíngue. Não basta ter uma ou outra aula na escola.

Estímulo da memória


A memória funciona de uma maneira interessante. Quanto mais aprendemos novas coisas e nos forçamos a lembrar de informações antigas, mais fácil esse processo se torna. Nosso cérebro se torna apto a aprender e recordar quando é estimulado.

Por isso, o processo de aprender um novo idioma melhora a memória. Quando seu aluno se torna bilíngue, ele também começa a entender melhor outras matérias. E isso o torna mais capacitado para qualquer posição profissional futura.

Maior capacidade cognitiva


Quando falamos de capacidade cognitiva, nos referimos a todos os meios que nos permitem adquirir conhecimento. Por exemplo, a atenção, o raciocínio, as associações e mesmo compreender uma linguagem.

O aprendizado de um segundo idioma estimula nossa cognição. Esse processo nos faz ficar mais atentos, perceptivos e focados. Essas pequenas melhorias em nosso cérebro aumentam a capacidade de aprender em todos os âmbitos.

Atualmente, aprender e se atualizar são aspectos essenciais para qualquer profissional. Mas uma boa cognição também ajuda os seus alunos em outras áreas, inclusive na vida pessoal.

Acesso a diferentes culturas


É impossível falar sobre se tornar bilíngue sem lembrar da riqueza que isso traz. Vivemos em mundo diversificado, com culturas e tradições muito diferentes das nossas. Aprender um novo idioma é encontrar várias delas pelo caminho.

O ensino de inglês nunca deve ser desassociado de culturas e tradições. Afinal, quando seu aluno estuda e compreende o outro, ele se torna consciente do mundo onde vive.

Apenas aprendendo sobre outras histórias, políticas e religiões podemos entender as nossas. O mesmo vale para hábitos e artes. Esse conhecimento vai tornar o aluno não apenas bilíngue, mas também compreensivo e tolerante.

Pensamento crítico afiado


Assim como o aluno se torna consciente quando aprende um novo idioma, ele também fica crítico. Afinal, ele é capaz de fazer comparações, associações e análises mais profundas.

Ainda na escola, o pensamento crítico o ajuda a questionar e entender melhor todas as matérias. Especialmente aquelas em que isso faz mais diferença, como História, Geografia e Literatura.

Em seu futuro profissional, isso se manifesta de diversas maneiras. Por exemplo, ele se torna mais analítico e pode tomar boas decisões.

Mais criatividade


A criatividade é uma das habilidades mais importantes para o mercado de trabalho atual. Profissionais criativos conseguem resolver problemas e gerar inovações.

Por isso, é essencial trabalhar a criatividade nas escolas. Nas aulas de idiomas, ela pode se tornar uma consequência do aprendizado.

Com o contato com uma nova língua e novas culturas, a mente dos alunos se expande. E essa expansão os ajuda a enxergar tudo com novos olhos. Isso faz com que eles tenham perspectivas que ninguém mais tem.

Maior competência comunicativa

Uma dificuldade comum entre crianças e adolescentes é a de se comunicar. Timidez, problemas para encontrar palavras e mesmo o medo de errar tornam muitos jovens mais calados.

No futuro, essas características podem se manifestar como problemas no ambiente profissional e na vida pessoal. Por isso, as escolas devem lidar com questões de comunicação desde cedo.

A comunicação é o aspecto mais trabalhado no ensino de idiomas. Enquanto o aluno aprende uma nova língua, também descobre como se comunicar de maneira eficiente.

Assim, ele vai perdendo a vergonha, lidando com seus medos e se tornando mais comunicativo. Isso vai eliminando mal-entendidos, ambiguidades e outros problemas de sua fala.

Possibilidades ilimitadas

Ser bilíngue permite que seus alunos conheçam pessoas de todos os lugares. Afinal, o inglês é o idioma mais falado como segunda língua no mundo inteiro.
Eles vão poder viajar para muitos países e fazer amigos em todos os continentes. Vão poder concorrer a bolsas de estudos, a vagas em empresas e em concursos internacionais.

Sem falar que, enquanto aprendem, vão poder escutar músicas, ler livros e assistir filmes produzidos em diferentes lugares. As possibilidades são infinitas.
Sua escola pode e deve fazer parte dessa história. Para isso, vá além das tradicionais duas ou três aulas de inglês por semana.

Crie oportunidades para que os alunos aprendam a cultura e as tradições de países onde se fala inglês. Estimule-os a ouvir, ler, escrever e falar no idioma. Dê espaço para que eles aprendam da forma mais ampla, dinâmica e criativa possível.

Para fazer isso, será necessário fazer alguns ajustes no modelo de ensino. Um período de adaptação pode ser essencial. Mas sua escola ajudará os alunos a irem muito mais longe. E, ao longo desse caminho, eles podem aproveitar todos os benefícios que ser bilíngue oferece.

Conte com parceiros que entendam desse assunto para implementar o programa de carga horária extendida de inglês do Yázigi na sua escola. O Yázigi Learning Experience é a solução ideal. Acesse nosso site para saber mais sobre esse programa!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning