PONTO COMERCIAL: ONDE INSTALAR A SUA ESCOLA DE IDIOMAS?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

02

JUL

Abrir uma escola de idiomas exige um ótimo planejamento estratégico. Nesse sentido, um dos assuntos que merecem a sua atenção é a escolha do ponto comercial. Você sabe onde instalar o seu novo negócio?

Perguntamos isso porque existem vários aspectos que precisam ser considerados, como o perfil demográfico, a mobilidade, a concorrência e muito mais.

Quer aprender como escolher o melhor ponto comercial para instalar a sua escola de idiomas? Continue a leitura deste artigo!

Estude o perfil demográfico

Conhecer os dados demográficos — idade, gênero, estado civil, escolaridade e outras características — é importante para saber se as pessoas que circulam por determinada região têm o perfil ideal para se tornarem alunas da sua escola de idiomas.

Basicamente, os dados demográficos ajudam a entender como é a rotina das pessoas. Assim, ao compreender o dia a dia do seu público-alvo, você identifica o melhor local para converter os visitantes em estudantes para a sua escola.

Confira como é a mobilidade urbana

Imagine que você gostou de um determinado local para instalar o seu ponto comercial. No entanto, não há um bom sinal de internet e/ou telefone, por ser uma região mais afastada.

Consequentemente, os alunos terão dificuldades em chamar um Uber ou ligar para os seus pais para buscá-los. Isso também poderá comprometer a comunicação da sua franquia.

Outras situações que podem acontecer: você escolheu um local onde o trânsito é muito rápido, não há tantas opções de transporte público e o acesso a estacionamentos é ruim.

Esses são apenas alguns exemplos para mostrar que você precisa se preocupar com a mobilidade urbana. Afinal, o acesso ao seu ponto comercial deve ser fácil, rápido e seguro.

Garanta a acessibilidade do ponto comercial

Além da mobilidade, você deve ter atenção com a acessibilidade. Certamente, é preciso investir em inclusão para garantir que todas as pessoas tenham acesso fácil ao seu ponto comercial.

Portanto, confira se há estacionamentos, rampas, elevadores e banheiros adaptados para possibilitar o trânsito de pessoas com deficiências motoras.

Uma dica: para não ter erro, estude a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Veja se ele tem uma boa visibilidade

Uma boa visibilidade é importante para que quem passa na frente do seu ponto comercial — seja a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus — consiga visualizar a fachada dele.

Ambientes com muitos obstáculos podem ser prejudiciais para tornar a sua marca mais conhecida na região. Por isso, avalie se não há nada que possa comprometer a visualização do seu ponto comercial.

Analise as características do imóvel

A infraestrutura do ponto comercial para a sua escola de idiomas também merece atenção. Cheque se ele tem o número de salas que você precisa, a quantidade de banheiros necessária, pontos de água e luz etc.

Isso é essencial para você entender se será necessário investir na infraestrutura para adaptá-la conforme as suas necessidades.

Lembre-se de que esses custos devem ser considerados na hora de escolher o melhor ponto comercial.

Pesquise os valores dos aluguéis

O aluguel cabe no seu orçamento? É preciso conferir se o preço está dentro da sua capacidade de investimento. Também vale a pena estudar se o valor cobrado está dentro da média da região.

Converse com proprietários de estabelecimentos próximos. Dessa forma, você terá uma ideia mais sólida sobre o custo dos imóveis na região.

Por fim, selecione pelo menos três pontos comerciais para estudar com calma. Isso é interessante para negociar os melhores preços com os donos dos imóveis.

Avalie a proximidade da concorrência

O estudo da concorrência deve fazer parte do seu plano de negócios. É importante conhecer quais são os seus diferenciais, valores, presença digital, alunos e muito mais. Além disso, confira se há muitos concorrentes na sua região.

Isso não significa que você não possa investir em um ponto comercial próximo à concorrência — principalmente se a sua escola de idiomas for muito melhor. Entretanto, é preciso ter cautela: abrir uma franquia ao lado do concorrente pode não ser a prática mais indicada.

Acertar na escolha do ponto comercial é essencial para o bom funcionamento da sua escola de idiomas. Inclusive, essa é uma ótima alternativa, pois o mercado de franquias é muito promissor. Por isso, conte com uma franqueadora que proporcione um auxílio completo na hora de escolher o melhor local, como o Yázigi.

Quer conhecer melhor as franquias Yázigi? Tire as suas dúvidas sobre elas!
 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning